terça-feira, 22 de novembro de 2011

Recuperado, Eloir está confirmado e Robson Simplício deve retornar ao time

Robson Simplício volta ao time na primeira semifinal
O time do Sampaio já está definido para o primeiro jogo da semifinal contra o São José. Para este jogo o técnico Josué Teixeira confirmou o retorno do volante Robson Simplício e a permanência do meia Eloir entre os titulares.

Eloir era dúvida, por conta de dores musculares, mas o meia treinou normalmente na tarde desta terça-feira (22) e está confirmado na equipe titular. O volante Robson Simplício retorna de suspensão, e voltará ao time ocupando a vaga que ficou com Germano no Superclássico.

Dessa forma o Sampaio deverá ir a campo com Rodrigo Ramos; Arlindo Maracanã, Mimica, Robinho e Deca; Robson Simplício, Eloir, Kleo e Cleiton; Edgar e Júnior Chicão. O Tricolor ainda deverá contar com o retorno de Luiz Maranhão, recuperado de lesão, que deve ser relacionado entre os reservas.

Campeão do primeiro turno, o Sampaio tentará o “título arrastão” da Copa União, para isso precisa conquistar o returno. Na semifinal, o Tricolor joga por dois empates contra o São José, na decisão que começará na próxima quinta-feira (24).

Com vários desfalques, Arlindo Azevedo testa time no 3-5-2 e escala Gilson entre os titulares

Arlindo Azevedo testa time com três zagueiros
O técnico Arlindo Azevedo começou a definir a equipe que vai encarar o Santa Quitéria na semifinal do returno na tarde desta terça-feira (22). Com pelo menos cinco desfalques, entre lesionados e suspensos, o treinador escalou o time no 3-5-2 e testou a dupla de ataque com Gilson e Alberto.

Para o jogo contra o Santa Quitéria, Arlindo Azevedo não poderá contar com o volante Wellington, que sofreu um estiramento na coxa, além do lateral Denílson e do zagueiro Lucas, que cumprirão segundo jogo de suspensão. Os laterais Miranda e Daílson, também no DM, deverão ser poupados por precaução para o segundo jogo.

Com isso, Marcelo ganhou chance na zaga, onde deverá atuar ao lado de Paulo Ricardo e Deco, deverá ser improvisado como terceiro zagueiro. No meio campo as novidades foram os meias Tupã e Hiltinho, enquanto no ataque, Gilson, que marcou dois gols contra o Imperatriz no último domingo (20), também foi testado na equipe titular.

Apesar de testar a nova formação, Arlindo Azevedo não confirmou a equipe e faz mistério para o jogo contra o Santa Quitéria. Entretanto, dificilmente a equipe deverá mudar para a primeira decisão contra a Raposa da Baixada.

Com isso o Maranhão deverá ir a campo com Milton; Marcelo, Paulo Ricardo e Deco; Francisco Junior, Curuca, Tupã, Hiltinho e Kleber Bambam; Alberto e Gilson. O primeiro jogo da semifinal entre MAC e Santa Quitéria será na próxima quinta-feira (22), às 20h15 no Nhozinho Santos.

Marcinho acerta com o Guarani de Juazeiro, que tem Jouberth e Ricardo na mira

Marcinho é o primeiro a deixar o Moto
Após encerrar a sua passagem pelo Moto na Copa União, o volante Marcinho acertou o retorno para o Guarani de Juazeiro. A equipe cearense ainda pode ser o destino do atacante Ricardo e do meia Jouberth.

A confirmação da contratação de Marcinho pelo GuaraJu ocorreu na manhã desta terça-feira (22), pelo meia Zé Augusto, que intermediou as negociações com os jogadores. Recentemente o meia e o diretor de futebol Kleber Lavor estiveram em São Luis observando possíveis reforços para 2012.

Além de Marcinho, o atacante Ricardo e o meia Jouberth também poderá desembarcar no GuaraJu. Entretanto, no caso de Jouberth, a negociação pode ser mais complicada já que o Santa Cruz também tem interesse no jogador.

Vale lembrar que além dos jogadores maranhenses, o técnico Vinícius Saldanha acertou com a equipe cearense. O treinador que comandou o Imperatriz nas duas últimas temporadas se apresentará ao novo clube no dia 5 de dezembro.

Kleber Pereira pode "assumir" o Moto em 2012

Kleber deve ser um dos dirigentes do Papão em 2012
A maior revelação do Moto no final dos anos 90 e de volta ao time em 2011, o atacante Kleber Pereira pode seguir na equipe rubro-negra, mas como dirigente. Entretanto, o jogador ainda não confirmou a aposentadoria, até mesmo porque ainda possui propostas no Brasil e do futebol mexicano.

Com 36 anos, Kleber Pereira foi a principal contratação do Moto para a disputa da Copa União, onde o time brigou por uma vaga na Copa do Brasil, mas sequer conseguiu passar da fase classificatória. Caso o Papão garantisse a vaga para a competição nacional em 2012, havia a possibilidade de Kleber continuar jogando, mas como a vaga não veio, a tendência é que o jogador deixe a equipe, pelo menos dentro de campo.

Isso porque, após a derrota por 3 a 0 para o Sampaio no último domingo (20), onde o Moto encerrou de forma melancólica a temporada, o atacante admitiu a possibilidade de continuar na equipe, mas como dirigente. Entretanto, Kleber deixa claro que tudo dependerá de uma conversa com a família, onde então decidirá se vai pendurar as chuteiras e ajudar o rubro-negro, ou continuará como atleta.

“Vou tentar ajudar, vou tentar ajudar de alguma maneira. Vou conversar com minha família para ver se ainda tenho um descanso, porque preciso desse descanso. Vou conversar para ver se pára; se continua jogando. Tem uma família por trás de mim, que sempre me ajudou e em sempre coloco a família em primeiro lugar”, disse Kleber Pereira.

Entre os times interessados no atacante, aparecem os mexicanos do Necaxa, Veracruz e América, enquanto que entre os brasileiros, Guarani de Juazeiro e Brusque já avisaram ter interesse no jogador. Equipes paulistas, não reveladas, também estariam tentando contratar o atacante, que agora definirá se vai encerrar a carreira ou não.

Vale lembrar que no início da temporada, Kleber já havia declarado que se aposentaria após defender o Moto. Revelado no time maranhense em 1996, Kleber virou ídolo no Atlético-PR, onde é o quarto maior artilheiro da história do clube, com 124 gols, e no Santos, onde é o terceiro maior artilheiro da era pós-Pelé, com 84 gols.

Santa Quitéria vive a expectativa de conquistar classificação inédita para a Copa do Brasil

Santa Quitéria está perto de conquistar vaga na Copa do Brasil
Fundado em 2003 e com boa campanha nos últimos anos no Campeonato Maranhense, o Santa Quitéria vive a expectativa de disputar pela primeira vez a Copa do Brasil em 2012. Caso confirme a vaga na competição, será a estréia do time do interior no certame mais democrático do país.

Para se assegurar na Copa do Brasil, o Santa Quitéria precisa apenas vencer um jogo contra o MAC, e torcer para que o Quadricolor e o São José não sejam campeões do turno. Isso porque, dessa forma a Raposa da Baixada asseguraria o título de vice-campeão por ter a segunda melhor campanha no geral. Vale lembrar que o Sampaio, campeão do primeiro turno da Copa União, já tem vaga assegurada na Copa do Brasil, pois foi campeão maranhense nesta temporada.

Entretanto, caso conquiste a vaga na Copa do Brasil, o Santa Quitéria ainda não sabe se poderá jogar ao lado de sua torcida, devido às condições do estádio Daniel Rodrigues Leal, o Rodrigão. A arena tem capacidade para 13.500 pessoas, mas precisaria passar pela vistoria do CREA, Corpo de Bombeiros e PM para receber os laudos de liberação. Caso não possa atuar ao lado da torcida, a Raposa da Baixada pode optar por mandar seus jogos no Correão (em Bacabal), no Frei Epifânio (em Imperatriz) ou no Nhozinho Santos (em São Luis).

Apesar de ser novato no futebol, o time do Santa Quitéria já registra alguns fatos históricos e curiosos. Em 2009, o presidente e patrono do time, o prefeito Manin Leal, aos 52 anos, atuou em uma partida contra o Moto, na última rodada da Segundinha Maranhense. O fato do prefeito ter jogado, revoltou os jogadores do Chapadinha, que eram contra a participação do Moto na competição (pois o Papão foi rebaixado em 2009), e que entregaram o jogo para o Viana, que construiu uma goleada histórica de 11 a 0.

Além disso, o Santa Quitéria terminou como campeão daquela edição da Segundinha, que teve de ser repetida em 2010, mas mesmo assim a Raposa da Baixada assegurou o título. Na divisão principal do futebol maranhense, a melhor campanha da equipe também ocorreu em 2010, quando o time foi vice-campeão maranhense e ainda teve o artilheiro da competição, o atacante Quirino, com 13 gols.

Mas antes de comemorar uma possível vaga na Copa do Brasil de 2012, o Santa Quitéria ainda precisa disputar a semifinal do returno da Copa União. Caso chegue à final poderá ter a vaga já assegurada na competição, mas isso somente se o Sampaio for o segundo finalista.

Declarações de técnicos apimentam semifinal entre Sampaio e São José

Declarações de Raimundinho e Josué esquentam semifinal
Mais uma vez Sampaio e São José estarão frente a frente nas semifinais da Copa União. Desta vez além do clima de decisão dentro de campo, as línguas afiadas dos treinadores já começaram à agitar este confronto decisivo.

Após garantir a classificação no último domingo (20), vencendo o Moto por 3 a 0, em um jogo apenas de tabela, o técnico do Sampaio, Josué Teixeira já avisou que a equipe agora tem um difícil jogo contra “Barcelona Maranhense”, se referindo ao time do São José. O treinador inclusive já cobrou mais atenção do Tricolor para evitar erros contra o Peixe.

“Agora é ficar preocupado com o Barcelona do Maranhão. Que o Barcelona do Maranhão está muito bem; está vencendo todo mundo, então o Sampaio tem que ficar bem atento para não tomar goleada. Não fui eu que falei, foi o treinador (Raimundinho Lopes). Então meu time tem que tomar muito cuidado, que esse jogo vai ser muito difícil”, ironizou Teixeira, em entrevista ao repórter Afonso Diniz.

A declaração do treinador Tricolor ocorreu por causa da fala de Raimundinho Lopes, na penúltima rodada, após o empate sem gols com o próprio Sampaio na última quinta-feira (17). Na ocasião o treinador do São José foi taxativo ao dizer que o futebol do seu time é apresentado por poucos times do mundo.

“O São José tem jogado um futebol de qualidade. Qualidade de poucas equipes, até mesmo a nível mundial”, disparou Raimundinho Lopes.

Vale lembrar que em quatro jogos entre as equipes na Copa União, o melhor resultado do São José contra o Sampaio foi um empate sem gols. Nos outros três jogos, vitória Tricolor, com direito à uma goleada de 6 a 0 na primeira semifinal do primeiro turno.

E dessa forma, com uma equipe tentando passar a responsabilidade para a outra, os dois times prometem uma semifinal agitada. Sampaio e São José voltam a se encarar na próxima quinta-feira (24), às 18h15, onde o Tricolor tem a vantagem de dois empates para ser finalista do returno.