quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Sampaio 3 x 2 Sport: uma mudança para virar o jogo

A vitória do Sampaio por 3 a 2 diante do Sport passa principalmente pelo técnico Oliveira Canindé. Após ver o time completamente dominado pelo Rubro-Negro pernambucano no primeiro tempo, o treinador realizou uma mudança no intervalo do jogo, que deu uma nova postura ao time Tricolor na etapa final.

A entrada de Cleitinho no lugar de Belfort, não foi apenas uma troca de jogadores. Com Belfort, o time foi totalmente dominado no meio-campo na primeira etapa. O 4-1-4-1 do Sport, com Diego Souza caindo mais pela esquerda e em alguns momentos buscando a faixa central do jogo, praticamente anulou todo o meio-campo do Sampaio.

Gil Mineiro foi bem marcado, enquanto Simplício e Curuca sempre eram pressionados quando tinham a bola. Sem conseguir trocar passes, a solução era a ligação direta, sempre mal sucessedida. Com o Sampaio inofensivo, em uma bola parada, o Sport saiu na frente com Rithely. Sem fazer esforço, o Sport controlava o jogo, explorava alguns lances individuais de Diego Souza e vencia a partida com facilidade no primeiro tempo.

Como dito na abertura do texto, o intervalo foi crucial para a virada do Tricolor. Com a entrada de Cleitinho, o 4-2-3-1 do Sampaio passou a ser um 4-3-2-1. Gil Mineiro, antes jogando como um ponta na direita, passou a atuar como um volante. A trinca de volantes contava com Simplício na esquerda, que centralizava quando Curuca saía para o jogo e era completa com Gil, que tinha mais liberdade para apoiar o ataque.
Meio-campo foi dominado pelo Sport no primeiro tempo


Cleitinho e Válber passaram a ser centralizados, enquanto Robert ficava na frente, como um centroavante móvel. Aliás, essa mobilidade de Robert foi fundamental para a virada do Sampaio. O primeiro jogo vem na mesma moeda do Sport: bola parada, cruzamento na área e Edivânio empata a partida.

Já o segundo gol, ocorre por causa das mudanças no intervalo. Neste momento, Gil Mineiro passa a jogar na faixa central, enquanto Curuca se desloca para a direita e avança com a bola e passar para Daniel Damião. Após o cruzamento de Damião, Robert sai da área e Válber entra livre para empurrar a bola para o gol e virar o jogo. Em dois minutos, o Sampaio vence por 2 a 1.

Sport mudou para o 4-2-3-1 na tentativa de virar o jogo
Mas além dos gols, as mudanças também foram fundamentais para devolver ao Tricolor maranhense a velocidade e o contra ataque mortal, características fundamentais do time nos quatro últimos anos. Da mesma forma o Tricolor chegou ao terceiro gol. O Sport ainda teve tempo para diminuir com Régis, no último lance do jogo.