sexta-feira, 29 de junho de 2012

Treze na Série C: mais uma virada de mesa no futebol brasileiro

Muitos já falaram que acabou a “era das viradas de mesa” no futebol brasileiro. Esqueçam isso. Sempre haverá virada de mesa, pró ou contra os interesses da entidade, neste caso a CBF.

O Treze na Série C é uma virada de mesa contra, que serve para desmoralizar o início do mandato de José Maria Marín, que até incentivou a Série D, custeando passagens, hospedagens e alimentação.

A verdade que o Treze entrou na briga por um “direito” que nunca teve. Primeiro porque na teoria, o clube não foi o quinto colocado na Série D e 2011. O quinto lugar ficaria com o Mirassol, caso considerados apenas os pontos das quartas de final. Mas se considerar a campanha geral até as quartas, como a CBF fez, o quinto lugar é o Treze.

Mas, independentemente de quem quer que seja o quinto colocado, este não tem direito ao acesso. Sobre o argumento trezeano, que o Rio Branco foi rebaixado, abrindo uma quinta vaga, não existe. O Rio Branco foi eliminado da segunda fase, mas permaneceu na Série C. Poderia (e deveria) ser rebaixado por ter recorrido a Justiça Comum, mas não aconteceu isso.

Se o Rio Branco fosse rebaixado, o Araguaína não caía e ponto final. Dessa forma, o Treze não teria (e continua não tendo) direito a tal vaga na Série C. Agora é a vez dos clubes que disputam a Série C se articularem. Já se fala em boicote ao time paraibano, o que na minha opinião, não é difícil de acontecer. E para finalizar, o Treze deveria ser punido por toda a palhaçada protagonizada.

JV Lideral e Imperatriz empatam nas semifinais da etapa Sul do Maranhense Sub-18

No primeiro jogo da semifinal da etapa Sul do Campeonato Maranhense Sub-18, JV Lideral e Imperatriz empataram em 1 a 1. Com o resultado, quem vencer o jogo de volta, no próximo domingo, garante a vaga na decisão regional e na etapa final do Estadual Sub-18.

O jogo de volta será disputado no próximo sábado. Na outra semifinal, Marília e Grajaú também empataram em 2 a 2 na última quarta-feira. Os finalistas da etapa Sul garantem vaga na fase final do Campeonato Maranhense Sub-18.