domingo, 22 de janeiro de 2012

Sampaio 1x0 Santa Quitéria: o artilheiro decidiu

Início de temporada é sempre complicado analisar os times. O mesmo vale para Sampaio e Santa Quitéria, que representarão o Maranhão na Copa do Brasil. As duas equipes ainda sem as formações ideais, seja por regularização de jogadores, ou condicionamento físico.

O Santa Quitéria, não contou com sete atletas que seriam titulares. Já o Sampaio ainda depende de regularizações, alguns acertos e da recuperação de alguns jogadores.

Como esperado, a partida não foi de encher os olhos. O primeiro tempo foi equilibrado, mas no segundo tempo o Sampaio dominou o jogo.

Destaque também no segundo tempo para o atacante Romário do Santa Quitéria, que deu trabalho para Rodrigo Ramos em duas ocasiões. Por sinal, um dos zagueiros contratados, Augusto Luiz, não se mostrou tão eficiente. Foi o primeiro jogo da temporada, então ainda é (muito) cedo para fazer qualquer análise mais profunda.

Quando o empate ainda persistia no placar, o Santa Quitéria mostrou uma de suas características marcantes: o contra ataque. Em determinados momentos, até cinco jogadores avançavam em linha, do campo defensivo para o ofensivo, nessa situação, se houvesse um jogador de  velocidade com a bola, poderia se desenhar uma jogada fatal.

Já o Sampaio, acredita nas jogadas laterais, principalmente com Arlindo Maracanã, que gosta de sair para o jogo e fazer cruzamentos. Deca também mostrou um ganho na velocidade, para deixar os marcadores para trás, e auxiliar nas jogadas ofensivas.

No geral, um jogo equilibrado, decidido no detalhe. No último minuto, Júnior Chicão, que foi escalado de última hora por causa da ausência de Orlando no treino da véspera, fez um golaço para dar a vitória ao Sampaio. O faro de artilheiro decidiu.

Fique de olho: o jovem atacante Romário, de apenas 21 anos. Vindo do futebol cearense, entrou no segundo tempo e deu trabalho para a defesa adversária e por pouco não fez o gol da Raposa.

Com gol no minuto final, Sampaio vence o Santa Quitéria

No confronto entre os dois representantes do Maranhão na Copa do Brasil, o Sampaio levou a melhor. Com um gol no último minuto, o Tricolor venceu o Santa Quitéria na estreia do Campeonato Maranhense e garantiu os três primeiros pontos na competição.

No primeiro tempo, a partida foi equilibrada, com Sampaio e Santa Quitéria revezando nas chances perdidas. Na etapa final, o Tricolor era melhor e a Raposa apostava nos contra ataques.

Com a entrada do jovem Romário, o Santinha quase saiu na frente. Mas quando o empate estava se confirmando no placar, aos 45 do segundo tempo, Junior Chicão recebeu na entrada da grande área e encheu o pé para fazer o único gol do jogo e garantir a vitória Tricolor.

O Sampaio volta a campo somente no próximo domingo (29), quando encara o Sabiá no Duque de Caxias. Já o Santa Quitéria, encara o Viana, também no domingo, no Rodrigão.

Ficha técnica

Sampaio: Rodrigo Ramos, Arlindo Maracanã (Denílson), Augusto Luiz, Germano e Deca; Neto, Eloir, Kléo (Samir) e Cleiton; Junior Chicão e Ricardinho (Orlando)
Técnico: Josué Teixeira

Santa Quitéria: Pablo, Leandro, Osvaldo e Raimundinho; Fagundes, Amoroso, Wender (Davi) e Binha e Raimundinho; Toninho (Romário) e Ricardinho (Tião)
Técnico: Edmilson Gomes

Local: Nhozinho Santos, em São Luis
Data: 21/01/2012
Horário: 17h
Arbitragem: Mayron Frederico dos Reis Novais
Auxiliares: Aelson Mariano Campelo Gomes e João Fonseca de Sousa

Maranhão vence o Sabiá

Estreando fora de casa, o Maranhão venceu o Sabiá no estádio Duque de Caxias, na tarde deste domingo (22). O único gol do jogo foi marcado por Hiltinho, aos 38 minutos do primeiro tempo.

O Maranhão volta a campo na quinta-feira (26), quando joga no Nhozinho Santos contra o Cordino. O Sabiá, que subiu para a divisão principal em 2011, tenta a reabilitação no próximo domingo (29), quando recebe o Sampaio no Duque de Caxias.

De virada, Cordino vence o São José

Com uma virada sensacional, o Cordino estreou com vitória no Campeonato Maranhense, sobre o São José. O atacante Ulisses, que chegou à ser dúvida, marcou três vezes garantindo o triunfo da Onça de Barra do Corda.


Apesar da vitória, o São José saiu na frente com dois gols de Adriano Pimentinha. Mas, o time de Leandro Lago reagiu, e com três de Ulisses virou. No minuto final, Roberto Santos ainda marcou o quarto da Onça.


Com a vitória, o Cordino larga na liderança do Estadual e volta a campo na próxima quinta-feira (26), quando encara o Maranhão, no Nhozinho Santos. Já o São José tentará a reabilitação diante do Bacabal no próximo domingo (29).

Eleições na FMF em risco e uma nova chapa para a presidência da entidade

As esperanças de mudança no futebol maranhense vêm gerando discussões nos últimos dias, devido à aprovação do novo estatuto da entidade. Maranhão e Moto já deram entrada em um pedido para a anulação da Assembléia Geral, que aprovou o estatuto, realizada no dia 13 de janeiro. Com isso as eleições da entidade, agendadas para o dia 24 estão ameaçada, mas apesar disso, uma nova chapa apareceu para fazer oposição à Antônio Américo.

Maranhão e Moto deram entrada com o pedido de anulação da aprovação do novo estatuto na última sexta-feira (20), nas últimas horas da noite, na 5ª Vara Cível de São Luis. O mérito do pedido ainda será julgado, mas as diretorias dos clubes esperam conseguirem uma liminar cancelando as eleições agendadas, até que o pedido seja julgado.

Outra reivindicação dos clubes, é que o interventor Antônio Américo não possa concorrer à presidência da entidade. No entendimento dos dirigentes motenses e atleticanos, o interventor concorrendo à presidência da entidade, tem uma vantagem, partindo do pressuposto que as eleições foram marcadas apenas uma semana depois da aprovação do novo estatuto e que Américo, após várias viagens ao interior do Estado, já estava em campanha, bem antes de prováveis adversários nas eleições.

Apesar do pleito estar com a realização ameaçada, uma nova chapa surgiu na última sexta-feira. Os ex-presidentes do Sampaio e Moto, respectivamente, Pedro Vasconcelos e Ibrahim Assub Neto, anunciaram a candidatura para concorrerem com Antônio Américo e Walter Lira, até o momento a única chapa registrada, nas eleições da FMF. Na votação, 16 clubes e 51 ligas votarão para elegerem o presidente da FMF nos próximos quatro anos. As reeleições continuam ínfimas.

Sampaio e Santa Quitéria se encaram no Nhozinho Santos

Os dois representantes maranhenses na Copa do Brasil se encaram logo na primeira rodada do Campeonato Maranhense. Sampaio e Santa Quitéria, reforçados, entram em campo ás 17h no Nhozinho Santos.

No Sampaio, o time não contará com Junior Chicão e Célio Codó, ambos lesionados. Além disso, o atacante Tiago Amaral, não foi regularizado e com isso, Orlando formará a dupla de ataque com Ricardinho.

O time do Santa Quitéria mostrará a nova formação para o Campeonato Maranhense e a Copa do Brasil. O goleiro Pablo e o lateral Junior Tatu serão os únicos remanescentes de 2011 entre os titulares.

Ficha técnica

Sampaio: Rodrigo Ramos, Arlindo Maracanã, Augusto Luiz, Germano e Deca; Neto, Eloir, Kléo e Cleitinho; Orlando e Ricardinho
Técnico: Josué Teixeira

Santa Quitéria: Pablo, Leandro, Osvaldo e Fagundes; Júnior Tatu, Jackson, Ismael, Mazinho e Raimundinho; Toninho e Tião (Binha)
Técnico: Edmilson Gomes

Local: Nhozinho Santos, em São Luis
Data: 21/01/2012
Horário: 17h
Arbitragem: Mayron Frederico dos Reis Novais
Auxiliares: Aelson Mariano Campelo Gomes e João Fonseca de Sousa

Maranhão visita o novato Sabiá

Além da estreia das equipes no Estadual, a partida marca o primeiro jogo da história entre Sabiá e Maranhão. Os dois times se encaram neste domingo (22) no estádio Duque de Caxias, ás 16h.

O Sabiá, com Daniel Frasson no comando, foi um dos times que ascendeu em 2011. Para o primeiro jogo no Campeonato Maranhense, o treinador poderá aproveitar o fator casa e lançar em campo um time ofensivo com três atacantes.

No adversário Quadricolor, sob nova direção com André Baratz, a expectativa é pelo rendimento do novo time de 2011. Após perder toda a base de 2012, apenas o goleiro Milton, o zagueiro Lucas, o volante Deco e o meia Hiltinho, são os titulares que seguem no time inicial de 2012.

Com novos treinadores, Cordino e São José estréiam no Estadual

Com times renovados e com novos treinadores, Cordino e São José iniciam neste domingo (22) a caminha no Campeonato Maranhense. Os dois times entram em campo, às 16h no Leandrão.

No Cordino, o técnico Leandro Lago, após passagens como treinador da base do Americano, fará seu primeiro trabalho como profissional. O volante Gigi e o meia Ulisses, destaques da equipe em 2011, continuam no time e estão confirmados para o primeiro jogo do time.

Com várias novidades, como o lateral Dailson e os atacantes Bruno Chocolate e Serginho, o São José quer brigar pelo título inédito em 2012. Mas a principal novidade no time é o técnico Ronaldo Bagé, que já comandou o Moto, retornando ao futebol maranhense para comandar o Peixe Pedra.