terça-feira, 18 de março de 2014

Américo com apoio de todos os clubes e reeleição garantida

Antônio Américo assumiu a presidência da FMF em 2012 para cumprir os dois últimos anos do mandato de Alberto Ferreira, afastado por uma liminar judicial, e deve permanecer até 2018 no comando da entidade. Assim como o antecessor, o atual presidente, que era visto como uma esperança de mudanças no futebol local, manteve algumas das velhas práticas, como convocar as eleições com uma semana de antecedência, sem tempo hábil para que eventuais opositores possam articular uma chapa.

Além disso, Antônio Américo conta com o apoio de todos os clubes profissionais, ou seja, a reeleição está garantida. Serão quatro anos, onde os dirigentes destes mesmos clubes terão que aceitar as decisões do mandatário da FMF, uma vez, que apesar dos erros cometidos ao longo deste dois anos, segue com o apoio incontestável das equipes.

Mas, porque Américo deixaria a FMF, o que lhe garante privilégios, como chefiar a delegação da Seleção Brasileira, onde faltou levar o cachorro para o amistoso contra a África do Sul? São muitas vantagens para deixar de lado.

Mas vamos nos ater aos fatos, qual a função do presidente da FMF? É inegável que houve uma melhoria em relação a gestão anterior. O Campeonato Maranhense mudou de fórmula, uma melhor, mas ainda não é a ideal, enfim foram negociados patrocínios para as competições, mas muita coisa ainda está obscura.

No caso dos patrocínios, vale citar o caso da Chevrolet, detentora dos naming rights da competição. Um contrato em que somente a FMF ganha, os clubes entram em campo e seguem contribuindo com as despesas de arbitragem, campo e afins. Vale lembrar, que em 2012, uma das promessas é que com o patrocínio os clubes deixaram de arcar com arbitragem.

Outro caso que vale ser citado é o contrato com o Esporte Interativo para transmissão do Campeonato Maranhense. Lógico que é excelente para o Estadual ser visto nacionalmente, mas e os clubes ganharam o que com isso? Por quanto a FMF vendeu os direitos de imagem do Campeonato Maranhense? Além disso, ainda há a questão da TV Meio Norte, que provavelmente em um acordo com o Esporte Interativo, tem direito a retransmitir os jogos pelo seu canal aberto, em alguns municípios maranhenses, e através da internet.

Saindo da questão monetária, que tal falar do, ainda falido, Campeonato Maranhense? Verdade que o ano de 2014 apresentou o Moto e o Santa Quitéria como gratas surpresas, além da tradição do Sampaio, agora na Série B. Mas as demais equipes se arrastam em campo com elencos fracos, justamente por conta do pouco investimento que pode ser feito, já que o Estadual, fora das rodadas finais, costuma gerar mais prejuízos do que lucros.

As constantes alterações na tabela do Campeonato Maranhense também é um ponto a ser abordado. Houve semana em que foram divulgadas três datas e três horários para um mesmo jogo. "Mas é para atender o interesse da TV". Atende o interesse da TV e afasta o torcedor do estádio com horários como 19h de um domingo.

Américo deve ser reeleito nesta quarta-feira, sem oposição e com 100% dos votos. Com o apoio de todos os clubes confirmados, espero que não reclamem durante os próximos quatro anos. E se alguém tiver interesse em fazer oposição, comece a se articular desde já e se prepare para o edital surpresa em março de 2018 convocando as eleições para o período de 2019 a 2022.