quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A evolução do Sampaio em 2013: das eliminações no primeiro semestre à briga pelo acesso para a Série B

Lucas é o novo destaque do Sampaio / Paulo de Tarso Jr.
Everton Goiano e Flávio Araújo. Dois treinadores que simbolizam bem os momentos pelos quais o Sampaio passou em 2013. Everton comandou a equipe no início da temporada e sofreu com a eliminação do time do Campeonato Maranhense e da Copa do Brasil. Flávio chegou depois, pôs ordem na casa e levou a equipe para a briga pelo acesso para a Série B.

Muitos são os fatores que explicam a mudança no Sampaio: desde reforços à relação com o treinador, mas vamos nos limitar a parte tática. Com a chegada de Everton Goiano, o Sampaio também perdeu uma de suas peças decisivas em 2012, o lateral-direito Ronery, que foi para o Mogi Mirim e posteriormente para o Paraná. O treinador teve seu primeiro desafio em achar um substituto a altura: uma missão nada fácil.

Chegou Ley, que formaria a base da equipe titular, junto com Célio Codó, Deca, Robinho, Simplício, Pimentinha e Cleitinho. Destes citados, nenhum é titular no atual momento. Apesar de Pimentinha ter um papel fundamental no Tricolor, no Campeonato Maranhense o atacante foi bastante prejudicado pelas lesões, o que obrigou Everton à montar a equipe base com Edgar.

O time basicamente atuava no 4-3-1-2, com Cleitinho como a ponta do losango no meio, municiando o ataque, que contava com Codó e Edgar, ou Pimentinha. Além disso, Arlindo jogava como um volante pela direita, dando suporte nas jogada de linha de fundo, enquanto Eloir atuava na faixa esquerda.

Com o 4-3-1-2 de Everton Goiano o Sampaio fracassou no primeiro semestre
Foi com este desenho que o Sampaio acabou sendo eliminado nas semifinais do primeiro turno do Campeonato Maranhense e na primeira fase da Copa do Brasil. Eliminação que custou a saída de Ley para Denílson ganhar a titularidade no time. Mudança apenas de nomes. Posteriormente a equipe, que contava com a base formada por Rodrigo Ramos; Denílson, Mimica, Robinho e Deca; Robson Simplício, Arlindo Maracanã, Eloir e Cleitinho; Pimentinha e Célio Codó ainda chegaria as finais do returno do Estadual, mas seria superada pelo MAC.

Resultados que culminaram na demissão de Everton Goiano e no retorno de Flávio Araújo. Junto com o treinador, o resgate do 4-2-3-1, inicialmente com Codó, depois com Tiago Cavalcanti e Kível. Além disso, Paulo Sérgio se firmou na zaga, devido à má fase de Robinho, Toti foi promovido na direita, após alguns jogos revezando com Denílson e Cleitinho, que começou a Série C entre os titulares, perdeu espaço, devido à sua lesão.

Com a velocidade de Pimentinha e Cleitinho pelos lados, o Sampaio atropelou os rivais no início da Série C
Outra novidade foi a efetivação de Jonas como titular, o que acontecia em alguns jogos da era Éverton Goiano. Mas a mudança mais sentida, logo no início da Série C. Com Rodrigo Ramos; Toti, Mimica, Paulo Sérgio e Deca; Jonas, Arlindo Maracanã; Pimentinha, Eloir e Cleitinho; Tiago Cavalcanti; o Sampaio atropelou seus adversários no primeiro turno da Série C.

A intensa movimentação pela direita, e os arranques de Cleitinho e Pimentinha pelos lados, além de Eloir chegar como elemento surpresa na faixa central, facilitavam o jogo ofensivo do Sampaio.

Entretanto, veio o segundo turno e muitas modificações. A dupla Cavalcanti e Pimentinha deixou o time. Cleitinho se lesionou, Eloir caiu de produção e a equipe passou por um jejum de cinco jogos sem vencer. Para suprir as baixas, chegaram Lucas, Ribinha e Kível, além do lateral-esquerdo Airton, que logo assumiu a vaga de Deca.

Em jogos complicados, três volantes na frente da defesa para conter os ataques adversários
Neste mesmo período, Flávio também adotou um estilo de jogo mais cauteloso. Diante de jogos complicados, ao invés de atuar apenas com dois volantes, a equipe migrava para o 4-3-2-1, diminuindo os espaços defensivos, mas perdendo um pouco de sua ofensividade.

Apesar disso, o Sampaio conseguiu a reação com o encaixe fundamental de um reforço no time: Lucas. Contratado para fazer a função de Pimentinha, o desafio do meia não foi fácil. Estreia regular diante do Santa Cruz, mas posteriormente, diante do CRB, Rio Branco-AC e Fortaleza, decisivo em três destes jogos.

Antes pela direita, agora fatal pela esquerda: Lucas é o principal jogador do time na fase decisiva da Série C
Atuando pela esquerda e centralizando quando necessário, Lucas é a nova arma do Sampaio. Além disso, Arlindo Maracanã passou a atuar como volante pela faixa esquerda. Mudanças que fizeram o Sampaio apagar a sequência de cinco jogos sem vencer, para seis jogos de invencibilidade e agora a um jogo da Série B em 2014.