domingo, 2 de dezembro de 2012

Uma final como deve ser

Sampaio foi campeão com gol no último minuto
Sabe aquele jogo que você espera ser uma boa partida, mas no final guarda como um jogo histórico? Pois é, esse foi o clássico Sampaio x Maranhão do dia 2 de dezembro de 2012. O torcedor que foi ao Nhozinho Santos, certamente guardará essa partida na memória, seja com boas lembranças, ou más, afinal no futebol, só um ganha. Essa é a regra do jogo.

O Maranhão não quis saber da vantagem no primeiro tempo e mesmo sem os principais jogadores, não se intimidou, foi para cima. O Sampaio tinha que vencer, logo o equilíbrio era notório no clássico. Chances lá e cá. Pimentinha ainda marcou, mas impedido, não vale. Segue o empate.

Lá vai o Maranhão tentando suas jogadas, mas sem Ideílson e Daílson, parecia que o caminho em busca do gol era maior. Rafael Luan estava inspirado. Driblava, fintava, mas o chute não saia certo. O atacante ainda foi empurrado dentro da área, mas a arbitragem ignorou o pênalti. Fim do primeiro tempo e ninguém balançou as redes para valer. Empate que dava o título ao Maranhão. Mas tinham mais 45 minutos.

Na etapa final, o time atleticano começou recuado, Rafael Luan foi substituído por Lucas, na tentativa de aumentar a consistência do setor defensivo. O time recuou e o Sampaio cresceu. Pimentinha, apagado no primeiro tempo, começava a aparecer, mas parava em Grafite, Marcelo e Flauberth.

Davi entrou no jogo e voltou a dar um pouco de ousadia para o Maranhão, mesmo assim o jogo era bom. Mas agora, o Sampaio tentava a vitória a todo custo. 38 minutos, o empate dava o título ao MAC e mais um gol poderia sacramentar a vitória. Eis que um contra ataque pela direita com Johnatan, acompanhado por mais dois atleticanos. O zagueiro-lateral chegou na frente de Rodrigo Ramos e podia passar para Tenilson, que tinha boas condições de fazer o gol. Arriscou o chute, Rodrigo defendeu.

O Sampaio voltou a pressionar. Chutes, cabeceios e a zaga atleticana funcionava, quando não; Flauberth ficava com a bola. 45 minutos, acréscimo de quatro e pressão do Sampaio. A torcida atleticana comemorava, mas... Mas. Aos 47, uma falta na direita para o Sampaio, a zaga do MAC afastou, a bola sobrou para Germano. O zagueiro arriscou o chute, a bola desviou em Denilson e morreu no fundo do gol.

O título que por 92 minutos foi do Maranhão passou para o Sampaio, que precisou de três minutos para administrar a conquista. Uma final como deve ser. A emoção do início ao fim. Um venceu, um perdeu. Assim é o futebol. Com certeza quem foi ao Nhozinho Santos guardará o jogo na memória.