segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bacabal goleia o Nacional e ganha sobrevida

No duelo dos desesperados, o Bacabal goleou o Nacional, por 4 a 1, na noite desta terça-feira, 11. A partida estava prevista para ter início às 20h, mas houve um atraso de 30 minutos, pois ambulância não chegou a tempo.

Com a bola rolando, o Bacabal passeou em campo e com dois gols de Juninho, um de Marcelinho e Victor, construiu a goleada. Vaguinho marcou o gol de honra do Nacional.

Com o resultado o Leão do Mearim chegou aos quatro pontos, mas segue na zona de rebaixamento, ocupando a nona posição. O Naça, que foi eliminado pelo TJD ainda vai recorrer e enquanto isso ocupa é o lanterna da competição, com apenas um ponto.

O Bacabal volta a campo no dia 21, quando encara o Santa Quitéria, no Correão. O próximo jogo do Nacional, caso não seja homologada a eliminação da equipe, será no dia 24 contra o Cordino.

Siga o Blog no Twitter

Caso Dailson não se apresente, Moto tem "plano B"

Anunciado como novo reforço do Moto, pelo vice-presidente Rocha Neto, o lateral Dailson ainda não se apresentou ao Papão. Os dirigentes vão esperar até a próxima terça-feira, 12, para que o jogador se apresente, caso contrário já possuem alguns nomes em pauta.

Dailson estava disputando a Série A2, do Campeonato Paulista, pelo Pão de Açúcar, quando foi anunciado como reforço do Papão. Entretanto, alguns dias após o anúncio feito por Rocha Neto, surgiram informações de que o jogador teria um pré-contrato com o Mirassol.

Veja também

Além disso, segundo informações apuradas, Daílson estaria próximo de um acerto com o Sampaio, para reforçar o time, que disputará a Série D. Com base nestas informações e na demora do lateral para se apresentar ao Moto, o diretor de futebol, Waldemir Rosa, já iniciou contatos com um novo jogador.

“Caso o Dailson não se apresente, já estamos conversando com outro jogador. Agora só vou revelar quem é o atleta quando ele chegar em São Luis e assinar o contrato”, disse Waldemir Rosa.

Siga o Blog no Twitter

Dispensas devem começar pelo ataque

Para reduzir o elenco Tricolor, que agora disputa somente o Campeonato Maranhense, a diretoria deve divulgar nas próximas horas uma lista de jogadores que serão dispensados. De acordo com as informações apuradas, a lista deve conter cinco nomes.

O atacante Jack Jone, contratado no início do ano, é o primeiro da lista e como não rendeu o esperado deve deixar a equipe. Além dele, Carlos Renato, também atacante deve deixar o time, após ter atuado poucas vezes no Tricolor.

Veja também

Outro nome que deve deixar o time é o jovem zagueiro Wallax, que deve ser emprestado. Os outros dois nomes que fazem parte da provável lista de dispensas não foram revelados.

Os jogadores dispensados pela diretoria devem ser divulgados até o final desta segunda-feira, 11. Além das dispensas, o clube já trabalha para contratar novos jogadores, visando a montagem da base do elenco que disputará a Série D.

Siga o Blog no Twitter

Ataques eficientes e zagas vacilantes, este é o Campeonato Maranhense

Pouco mais de um mês com a bola rolando pelo Campeonato Maranhense, já é possível acreditar que o certame desta temporada deverá ter uma das melhores médias de gols dos últimos anos. Apesar dos méritos dos atacantes, este feito tem uma maior responsabilidade das frágeis zagas do campeonato.

Em 28 jogos foram 109 gols marcados, uma média de 3,9 gols por jogo. Sem nenhuma dúvida esta é uma excelente marca para qualquer competição, entretanto este úmero reflete um problema crônico das equipes maranhenses: as zagas.

Nenhum time tem uma defesa que pode ser considerada uma muralha. Todos os participantes do Campeonato Maranhense já sofreram gols e as melhores defesas, de Iape e Mac, tem média de um gol sofrido por jogo, com cinco gols sofridos em cinco jogos. Além de apresentarem os melhores desempenhos defensivos da competição, esta dupla também possui os melhores ataques da competição, ambos com 19 gols marcados.

Mas um reflexo do desequilíbrio das equipes maranhenses é o Cordino. O time poderia estar ocupando a liderança, ou brigando para estar na ponta de cima da tabela, mas está ameaçado pelo rebaixamento. Isso porque, em sete jogos foram 21 gols sofridos, uma média de três por partida.

Ironicamente, a Onça de Barra do Corda tem o segundo melhor ataque da competição, com 16 gols marcados. Na maioria de seus jogos, o Cordino sai na frente e chega a abrir vantagens de dois ou três gols. Mas a defesa não consegue suportar a pressão adversária e acaba dando espaço para viradas épicas.

Outro exemplo de como as defesas maranhenses comprometem um jogo, é o Sampaio na Copa do Brasil. No jogo de ida, contra o Santo André, a equipe chegou a vencer por 3 a 0, resultado que praticamente colocava o Tricolor nas oitavas de final da competição. Mas a equipe sofreu dois gols, o que comprometeu a briga pela vaga.

Estes dois gols sofridos fizeram a diferença no jogo de volta. O Santo André marcou um gol em casa, se fechou e o Sampaio, que não conseguiu marcar acabou eliminado. Se não fossem os dois gols em São Luis, o Tricolor estaria nas oitavas de final da competição, onde enfrentaria o Palmeiras.

Ainda sobre as zagas deficientes um último olhar para o Nacional. A equipe de Santa Inês sofreu 31 gols em seis jogos. Trocando em miúdos, O Naça, que é lanterna do Campeonato Maranhense, sofreu aproximadamente 1/3 dos gols do certame. Além disso, levou as duas maiores goleadas no Estado, ao perder por 11 a 1 para o Iape, e por 8 a 0, para o Mac.

Mediante este cenário fica visível que os times maranhenses precisam reforçar suas linhas defensivas. Além de comprometer uma possível conquista estadual, isso pode prejudicar a equipe em competições como a Copa do Brasil e uma Série D ou C, como vem ocorrendo nos últimos anos.

Siga o Blog no Twitter

Bacabal recebe o eliminado Nacional

Na noite desta segunda-feira, às 20h, o Bacabal encarar o Nacional no estádio Correão. As duas equipes ocupam as últimas posições do Campeonato Maranhense e são sérios candidatos ao rebaixamento.

No Bacabal a expectativa é de mudanças, ainda mais depois da chegada do treinador Oliveira Sobrinho, que substitui Paulo Frazão. Com apenas um ponto ganho em cinco jogos, o Leão do Mearim revive o drama de 2010, quando conseguiu se salvar do rebaixamento, mas sem expectativa de conseguir evitar a queda.

No Nacional por sal vez, a situação é pior ainda. A equipe tem apenas um ponto em seis jogos, a pior defesa da competição, com 31 gols sofridos e foi eliminada pelo TJD, por causa de débitos com a FMF.

Apesar disso, o presidente e técnico do clube, Caetano Alves, vai manter a equipe na competição. Entretanto, a decisão não foi do dirigente, que considera melhor o time sair da competição, mas sim do prefeito de Santa Inês, Robert Bringel, que garantiu que lutará para que a equipe continue na competição.

Siga o Blog no Twitter