sábado, 11 de junho de 2011

Não dá pra pedir casa cheia no Campeonato Maranhense

Estou ciente de que a imprensa deve incentivar os torcedores a comparecerem aos estádios para acompanharem seus times, mas verdade seja dita, o Campeonato Maranhense, assim como os demais estaduais, já estão defasados a tempos. Não adianta boa campanha das equipes, contratações de craques, que mesmo assim, os estádios seguem vazios.

Muitos vão criticar a “concorrência” com os jogos televisionados, mas adianto que isso não influencia. Pois se tivéssemos uma competição verdadeiramente atraente, garanto que teríamos sempre casa cheia. Assim foi na Copa do Brasil e assim deve ser na Série D, quando o Sampaio vai chegando como um favorito ao acesso.

O Campeonato Maranhense é apenas mais um dos Estaduais deste Brasil, que há muito tempo deixaram de valer alguma coisa. Alguns torcedores criticam a parcela que não vai ao estádio para ver o Estadual, mas vão durante a Copa do Brasil e na Série D. Críticas as quais eu não concordo e até creio que os que ficam em casa mostram a realidade dos Estaduais.

Para ser direto, todos os Estaduais são exemplos de prejuízos para os clubes. Com exceção das finais e dos clássicos, os demais jogos dificilmente atraem um grande público. Isso se aplica aos Estaduais no Norte-Nordeste e do Sul-Sudeste. Mas alguns acham que isso é mito ou balela, e querem que o estádio sempre lotado mesmo com um jogo apenas de tabela.

É verdade que os times precisam da motivação das arquibancadas, como o Mac, que apesar da bela campanha, não conta com o apoio de sua torcida. Mas não dá para pedir casa cheia em Campeonato Maranhense ou Copa União. Verdadeiramente precisamos da reformulação urgente dos Estaduais e do retorno das competições regionais, ou a inclusão dos maranhenses na Liga Nordeste, que terá sua segunda edição realizada neste ano.

Estádio vazio em estadual é apenas um reflexo da importância da competição.

Acompanhe o Blog também pelo celular. Acesse a versão mobile em http://brunoalvesblog.blogspot.com/?m=1
Siga o Blog no Twitter