quarta-feira, 10 de abril de 2013

Com possibilidade de feito inédito, Sampaio estreia na Copa do Brasil

Nesta quarta-feira, o Sampaio fará sua estreia na Copa do Brasil diante do Campinense, no estádio Amigão. Esta será a terceira vez em que o Tricolor jogará com a possibilidade de garantir a classificação logo no primeiro jogo, entretanto, caso confirme a vaga na segunda fase, será um feito inédito.

A equipe maranhense, com 18 participações na Copa do Brasil, contou a com a oportunidade de estrear fora de casa somente em 2004 e 2010, respectivamente contra Ypiranga-AP e São Domingos. Nas duas ocasiões, o time maranhense ficou no empate no primeiro jogo, mas garantiu a classificação para a segunda fase, após o jogo realizado em casa.

Apesar da vasta experiência na Copa do Brasil, além da classificação em 2004 e 2010, o Sampaio conseguiu avançar para a segunda fase somente em 2000 e 2011, eliminando, respectivamente, Ceará e Sport na primeira fase.

Diante do Campinense, o Tricolor também contará com o histórico do clube paraibano nunca ter avançado para a segunda fase da Copa do Brasil. Em cinco participações, a Raposa foi eliminada por Bahia (1992), Ceará (1994), Fluminense (2005), Sport (2007) e Misto-MS (2009). Apesar das eliminações, vale lembrar que no torneio, o Campinense nunca perdeu em casa, com direito a vitórias diante do Fluminense (1-0) e um empate com o Sport (1-1).

Históricos a parte, tanto Sampaio, quanto Campinense, chegam embalados por conquistas recentes, com os maranhenses como atuais campeões da Série D e os paraibanos como campeões do Nordeste. A principal esperança maranhense para superar o time de Campina Grande atende pelo nome de Pimentinha. Artilheiro do time na temporada com seis gols, o atacante de 25 anos poderá fazer a diferença.

Mas para evitar surpresas, o Campinense conta com velhos conhecidos do Sampaio para aprontar no Amigão. Zé Paulo já jogou no Sampaio, enquanto que Wellington e Ricardo conhecem o Tricolor das rivalidades maranhenses, com Maranhão e Moto.