quinta-feira, 2 de junho de 2011

Priorizando a Série D, o Sampaio está no caminho certo

Em entrevista ao Blog do Zeca Soares, o presidente do Sampaio, Sérgio Frota, admitiu que o time poderá disputar a Copa União com um time B ou até ficar de fora da competição. Isso por causa das condições financeiras da equipe e também porque o Tricolor tem como principal objetivo o retorno à Série C.

Verdade seja dita, se não houver recursos o ideal é o Sampaio ficar de fora da Copa União e se concentrar somente na Sèrie D. Mas se puder disputar o certame com um time B não vejo problemas nisso, até porque os jogadores principais devem ser poupados de riscos desnecessários.

Agora vale destacar que isso só ocorrerá se o Sampaio garantir o título do Campeonato Maranhense. Voltando ao ponto de utilizar o time B, isso é um caso bastante comum em equipes que disputam a Série A e participam de um segundo torneio estadual.

Par finalizar, um ponto importantes sobre este assunto. Se o Sampaio abrir mão da Copa União, terá obrigação de conquistar o acesso para a Série C, afinal os jogadores estarão focados somente nisso.

Um exemplo para embasar esta decisão da diretoria é o exemplo do Ceará. A equipe disputará o Nordestão, o Brasileirão, a Copa Fares Lopes e a Sul Americana. Os principais jogadores devem atuar apenas no Brasileirão e na Sul Americana, enquanto que o time B, formado por reservas e jogadores da base deve disputar o Nordestão e a Copa Fares Lopes, que é o equivalente a Copa União.

Siga o Blog no Twitter

Somente o Viva Nota garante o Moto na Copa União

Enfrentando uma grave crise financeira o Moto ainda não sabe se poderá participar da Copa União. O clube enfrenta dificuldades para manter o atual elenco do Campeonato Maranhense e ainda não sabe de onde poderão surgir estes recursos.

Um dos colaboradores do Moto, Ithamar Ferreira já solicitou que a AMA Clubes convoque uma reunião para viabilizar recursos aos times que disputarão a Copa União. Caso isso não ocorra e o Viva Nota não saia do papel, o Papão deve entrar em férias forçadas e voltará somente em 2012.

Entretanto, o secretário da Fazenda, Cláudio Trinchão, já garantiu que o Viva Nota será implantado a partir de agosto. Mas vale lembrar que a Copa União está programa para começar no dia 24 de julho.

Outro problema que pode começar a preocupar os dirigentes do Moto, é que o diretor de futebol, Waldemir Rosa, volta a afirmar que pode deixar o clube caso as coisas não mudem. Vale lembrar que o time enfrentou problemas para regularizar jogadores, por falta de dinheiro e a presidência do clube, tanto o presidente Gildo Morais, quanto o vice Rocha Neto, ocupam o cargo somente nominalmente.

Siga o Blog no Twitter

Vanvan pode reforçar o São José no Campeonato Maranhense

O atacante Vanvan pode ser o próximo reforço do São José na disputa do Campeonato Maranhense. O jogador defendeu o Iape no início da temporada e estava emprestado ao Nacional de Nova Serrana, para a disputa da Série B Mineira.

Vanvan retornaria ao futebol maranhense através do Iape, mas como a equipe desistiu do Campeonato Maranhense, o atacante pode acertar com o São José. O jogador já está treinando com o restante do elenco do Peixe Pedra, mas ainda não foi registrado.

De acordo a diretoria do clube, o atacante ainda não tem data certa para estrear. Segundo as informações, Vanvan ainda depende do término de seu contrato com o Nacional de Nova Serrana para poder ser regularizado pelo Peixe Pedra. A diretoria ainda espera que o atacante possa atuar contra o Sampaio.

Com 11 pontos, o São José é o sétimo colocado no Campeonato Maranhense. Sem chances do título e com remotas chances de brigar por uma possível vaga na Série D de 2012, a equipe volta a campo no próximo domingo, 5, para encarar o Sampaio.

Siga o Blog no Twitter

Gilson pode trocar o Moto pelo Joinvile

Gilson pode ir para o Joinvile / Foto: Bruno Alves
O atacante Gilson, um dos artilheiros do Campeonato Maranhense, com seis gols, pode deixar o Moto após o final do Estadual. De acordo com as informações o jogador negocia a sua ida para o Joinvile.

Gilson já defendeu o Joinvile em temporadas passadas e agora interessa ao clube, que disputará a Série C. Apesar disso, o atacante deve seguir no Moto até o final do Campeonato Maranhense, mas sua presença para a disputa da Copa União é incerta.

Vale lembrar que no final de 2010, Gilson acertou sua transferência para o Comercial, onde atuou em alguns jogos da Série A2 do Campeonato Paulista. Mas antes do início do Campeonato Maranhense deste ano, o Papão repatriou o jogador

Gilson estava lesionado e por isso não vinha atuando pelo Moto. Entretanto, o jogador deve voltar ao time para o jogo do próximo domingo, 5, o clássico contra o Maranhão. Com 15 pontos, o Papão é o quarto colocado e com as chances de título quase nulas, ainda sonha com uma possível vaga na Série D de 2012.

Siga o Blog no Twitter

Chileno pode deixar o Cordino sem jogar

Bahiron não jogou e pode estar de saída / Foto: Ivan Silva
O meia Roberto Bahiron, contratado como o maior reforço do Cordino para a disputa do Campeonato Maranhense, pode deixar o clube sem participar de nenhum jogo. De acordo com as informações o jogador faz parte de uma lista de dispensa, que planeja uma nova reformulação no time de Barra do Corda para a Copa União.

Contratado no final de março, o chileno Bahiron ainda não foi regularizado, e de acordo com informações isso acontece porque alguns dirigentes não aprovam a permanência do jogador no time. Além disso, o jogador já estaria entristecido pela sua situação, tendo chorado em alguns treinos do time.

Vale destacar, que o meia atuou em alguns amistosos do time e o técnico Paulo Sérgio aprovou a atuação do atleta. Mas justamente por esta indefinição com a documentação do jogador ele ainda não estreou.

Apesar dos rumores de que a diretoria está vetando a estreia do atleta, outras informações dão conta de que o jogador não foi regularizado por causa da janela internacional. Como o atleta estava atuando no Trasandino de Los Andes, do Chile, a transferência do jogador só poderá ocorrer com a abertura da janela internacional.

Mas ao que tudo indica Roberto Bahiron deve deixar o time nos próximos dias junto com outros jogadores. Com salário de R$ 20mil, Bahiron possui o maior ganho do futebol maranhense, mas a diretoria do Cordino paga somente a hospedagem e concede uma ajuda de custo de R$1,5mil.

Antes de chegar ao Cordino, Bahiron viveu uma situação parecida no futebol baiano. O meia foi contratado pelo Colo Colo-BA, onde participou de toda a pré-temporada, mas acabou dispensado de forma misteriosa.

Siga o Blog no Twitter

Com desfalques, Mac começa a ser definido nesta quinta-feira

Com dois titulares suspensos, o Mac começa a ser definido nesta quinta-feira, 2, para o clássico Maremoto no próximo domingo, 5. O lateral Denílson, o volante Gegê e o atacante Rone receberam o terceiro cartão amarelo, além disso, Tupã segue lesionado.

Com isso, Hugo deve substituir Denílson, enquanto que Robson entraria na vaga de Gegê e Mazinho retorna ao meio campo. Vale destacar que Hugo e Mazinho estrearam no duelo contra o Sampaio, mas foram sacados do time no jogo contra o Imperatriz, pois o técnico Arlindo Azevedo considerou que os dois ainda não estavam com o preparo físico ideal.

No ataque, apesar da expectativa de uma possível mudança com a entrada de Lucas Pando no time titular, Arlindo Azevedo já garantiu que a titularidade segue com Naoh e Edgar. O treinador lembrou que apesar da má fase, Naoh é o artilheiro do time e já provou que deve ser titular.

“Eu não costumo muito de ficar nessa coisa de o jogador não fazer um bom jogo e você ficar trocando. Eu acho que o Naoh conseguiu esse espaço por merecimento, é um jogador que ajuda muito, tem seis gols e eu não vejo motivo agora para tirá-lo do time”, disse Arlindo Azevedo.

Com 18 pontos, o Mac é o vice-líder do Campeonato Maranhense e volta a campo no próximo domingo, 5. Na ocasião o time realiza o clássico Maremoto no estádio Nhozinho Santos, às 18h.

Siga o Blog no Twitter