domingo, 12 de abril de 2015

Sampaio 0x0 Moto: bom jogo, mas carente de gols

Foto: Flora Dolores/O Estado
Um Superclássico sem gols, mas muito bem jogado. Assim pode ser resumido o empate zerado entre Sampaio e Moto na tarde deste domingo. Os dois times garantiram a classificação para as semifinais, mas aguardam a definição dos confrontos da próxima fase, por causa do adiamento do jogo São José x Santa Quitéria.

O Sampaio foi para o jogo com Pimentinha entre os titulares, enquanto o Moto trouxe o zagueiro Luís Fernando e volante Davyd, respectivamente, na lateral-direita e esquerda. O Rubro-Negro iria se dedicar a fechar os espaços e apostar nos contra-ataques e bolas paradas no primeiro tempo. O Tricolor tentaria furar o bloqueio.

Assim foi todo o primeiro tempo. O Sampaio tentava chegar pela direita, principalmente com Pimentinha e Curuca. Entretanto, Davyd e Ícaro anulavam as jogadas do Tricolor, que ainda assim conseguiram encontrar espaços, mas Robert não estava com a pontaria afiada e perdeu duas boas chances na primeira etapa.

Outra alternativa do Sampaio era na esquerda, com os avanços de Raí em cima de Luís Fernando. Pareciam promissores, mas o lateral Tricolor errava no passe final. O avanço de Raí, em alguns momentos era mantido pelo time de Oliveira Canindé até na fase defensiva, fazendo com que o time variasse do 4-3-1-2 para o 3-4-1-2, com Dudu e Diones revezando para compor o setor defensivo ou fechar o lado esquerdo do campo.


O Moto quando atacava chegava com Wanderley ou Naoh pela esquerda, enquanto Henrique centralizava para tentar aproveitar, o que não resultou em muito perigo para Milton Rafael. Nas faltas, o Rubro-Negro também não chegava, já que o Tricolor evitava penalidades próximas da área. Os avanços de Henrique pela direita também não tiveram a efetividade de outros tempos.

Na volta para o segundo tempo, Canindé trouxe Simões no lugar de Curuca. A O lateral-esquerdo entrou em sua função original e Raí foi avançado para o meio-campo, com maior liberdade para explorar as costas de Luís Fernando. Novamente a iniciativa não deu certo, por causa dos erros nos cruzamentos.


O Sampaio ainda teve boa chance, quando Pimentinha se livrou de dois marcadores, mas na tentativa de cruzamento botou a bola na mão de Raniere. O Moto se dedicava a fechar os espaços e tentava encaixar um contra ataque pelos lados, com Henrique ou Wanderley.

Wanderley ainda deixou o meio para compor a lateral, quando David teve que ser substituído. Neste momento, o Sampaio já apostava em Cletinho pela direita, enquanto Fernandinho tentava atacar pela esquerda. O Moto buscava uma bola para explorar a velocidade de Rayllan. Ninguém conseguiu e o jogo terminou zerado.


Uma partida bem jogada pelas duas equipes. O Moto com sua proposta de fechar os espaços, levou a melhor e fica na frente do rival. O Sampaio, apesar do boa postura em campo, chega ao quarto empate no Campeonato Maranhense e terminará em terceiro ou quarto lugar, pois o Imperatriz venceu, chegou aos 14 pontos e supera o Tricolor no número de vitórias.

Agora é esperar a definição das semifinais. Ainda há chances do Superclássico voltar a acontecer, caso o São José vença o Santa Quitéria. Neste cenário os jogos decisivos seriam São José x Imperatriz e Moto x Sampaio, com o Peixe Pedra e o Rubro-Negro jogando por dois empates para serem finalistas do Estadual.