domingo, 27 de maio de 2012

Quem são os abutres?

Quando um site, dito oficial, publica uma nota intitulando os críticos de uma instituição como meia dúzia de abutres, a dúvida paira no ar: quem são essa meia dúzia? Antes de continuar, recomendo a leitura do “artigo” publicado no site da FMF, que pode ser acessado aqui.

Pois bem, a meia dúzia de abutres segundo a nota são aqueles que criticaram uma decisão da FMF em colocar os jogos das finais do Campeonato Maranhense nos dias 31 de maio e 7 de junho. A questão maior não foram as datas, mas a situação em que alguns jogadores do Maranhão, finalista da competição, ficariam já que teriam seus contratos encerrados.

Antes desta decisão final, a própria diretoria do Maranhão havia dito que não jogaria as finais em junho por causa do contrato de 10 jogadores, que já haviam sido aditivados até o dia 1º de junho. Entretanto a FMF encontrou uma solução, que não foi bem explicada ao público.

Além de dirigentes de outros times e integrantes da imprensa esportiva, até mesmo pessoas no Maranhão queriam saber como seria feita esse processo. No final das contas, os atletas atleticanos tiveram seus contratos aditivados até o dia da final do Campeonato Maranhense, mas este não é o foco.

O foco é saber que são os abutres apontados pelo site da FMF. Um portal, que dito oficial, se utiliza de indiretas para mostrar que a entidade ou seus integrantes estão acima das críticas. Só para lembrar aos atuais dirigentes do futebol maranhense, que as ditaduras não são eternas.

Além disso, os abutres podem não ser os críticos da entidade. Seria interessante que esses abutres fossem citados nominalmente. Outro ponto é que nos leva a reflexão sobre o papel da imprensa esportiva. Se todo cronista esportivo fizesse o seu papel, que é levar a notícia e fiscalizar clubes e federações, sem se curvar a dirigentes, isso nunca aconteceria.

Enfim, fica o questionamento à FMF: quem são os abutres?