quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Luverdense: eficiência e surpresa na Copa do Brasil

Luverdense segurou o Corinthians / Foto: Futura Press
Talvez não tenha surpreendido quem acompanha a Série C, mas grande parte do Brasil com certeza não acreditou na vitória do Luverdense por 1 a 0 diante do Corinthians. Apesar do toque de mão do Misael na bola, o que levantou a dúvida se o lance foi regular ou não, o time de Lucas do Rio Verde, município do interior mato-grossense, soube se portar diante dos atuais campeões mundiais, que tiveram uma partida horrorosa.

Apesar da atuação apática do Corinthians, que não conseguia se desvencilhar da marcação mato-grossense, o Luverdense teve calma para procurar os espaços. O 4-4-2 em linha do técnico Julio Rocha, pecava justamente na ofensividade, quando arriscava muitas ligações diretas, quando não apostava nas subidas do lateral-direito Raul Prata.

Vale destacar que dois jogadores do qual se esperava o diferencial do Corinthians, Danilo e Alexandre Pato, foram peças nulas o jogo todo. Além disso, logo aos 19 minutos do segundo tempo, Romarinho foi expulso, o que praticamente zerou as possibilidades de vitória corintiana.

O 4-4-2 armado por Júlio Rocha brecou o Corinthians e surpreendeu na Copa do Brasil
E o Luverdense seguia bem em campo. Encurtando os espaços, marcando sempre com dois ou três jogadores e arriscando as ligações diretas. Aos 33, um expulso de cada lado, após uma confusão entre Zé Roberto e Emerson. Com um a mais, o Luverdense seguia com sua calma e mantendo seu estilo de jogo, o empate parecia o suficiente para os mato-grossenses, mas a vitória também parecia palpável. E aos 45, Misael foi lançado na entrada da área, dominou a bola com o braço e mandou pro gol marcando o gol do jogo.

Gol irregular ou não, a vitória do Luverdense foi o placar mais justo pelo que a equipe se propôs a fazer e fez com perfeição. Marcar, encurtar os espaços e achar o gol. Em campo, o time de Lucas do Rio Verde mostrou a superioridade em uma noite horrível do Corinthians. Alguns números (Footstats) ainda exaltam a superioridade do Luverdense: como posse de bola (Luverdense 53% x 47% Corinthians), passes certos (Luverdense 301 x 279 Corinthians), desarmes (Luverdense 19 x 9 Corinthians) e finalizações (Luverdense 11 x 7 Corinthians). E fica a lição para os campeões mundiais. Se na ida o time de Julio Rocha se dedicou à marcação, o mesmo deve ocorrer na volta, com ainda mais intensidade.