quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Em cinco jogos, São José chega ao quarto treinador

Bastaram apenas duas derrotas para o técnico Djalma Cavalcanti ser demitido do São José. Para assumir o comando do clube, a diretoria do Peixe Pedra anunciou o técnico Vinícius Saldanha, que já comandou o primeiro treino na equipe nesta quarta-feira (22).

Saldanha já comandou a equipe durante o Campeonato Maranhense de 2010 e após isso retornou ao Imperatriz, onde ficou até o final de 2011. Em 2012, iniciou a temporada no Guarani de Juazeiro, de onde foi demitido após a derrota para o Icasa e alegando problemas com a diretoria.

O treinador será o quarto do São José neste Campeonato Maranhense. Anteriormente, Bagé comandou o time nas três primeiras rodadas, Zaluar foi contratado, mas foi embora no dia seguinte e Djalma Cavalcanti não resistiu às duas derrotas no comando da equipe.

Edgar pode ter atuado irregularmente pelo Sampaio

A novela Edgar ganhou mais um capítulo e agora podendo prejudicar o Sampaio. Isso porque o atacante pode ter atuado de forma irregular contra o Cordino, devido a uma rescisão contratual publicada no dia 14 de fevereiro no BID da CBF.

A rescisão aparece quatro dias após o atacante assinar contrato com o Sampaio até o ano de 2016. Curiosamente, apesar da rescisão, não há o registro de nenhum novo contrato do atacante, com qualquer outro clube.

Vale lembrar que Edgar assinou contrato com o Sampaio baseado em uma liminar que lhe garantia o passe livre. Até o momento a diretoria do Tricolor ainda não se pronunciou e pelo lado atleticano não há o anúncio de nenhuma reviravolta no caso judicial.

Edgar acusou o clube atleticano de ter falsificado sua assinatura em um contrato que tem duração até 2016. Por enquanto, uma nova audiência está marcada para o dia 12 de março entre os dois envolvidos.

Caso seja comprovada a irregularidade do atacante, o Sampaio poderá perder até seis pontos. Atualmente, o Tricolor é o líder do Campeonato Maranhense, com 15 pontos ganhos.

Suspeito de atirar em atacante do Bacabal está foragido

O elemento suspeito de atirar no atacante Luis Henrique, de 19 anos, na madrugada desta quarta-feira (16), já foi identificado pela polícia e está foragido. De acordo com as informações, o disparo ocorreu após uma discussão banal em uma festa, que acontecia em Bacabal.

Os parentes de Luis Henrique já estão em Bacabal, acompanhando o jogador, que tem quadro estável. O atacante foi imediatamente atendido após a confusão e passou por uma cirurgia, realizada com sucesso.

O caso foi registrado no 1º DP, em Bacabal, e está sob a responsabilidade da Dra. Clenir. O nome do suspeito ainda não foi divulgado, mas já se sabe que o elemento está foragido.

Luis Henrique iniciou a carreira na base do Iape e foi um dos destaques do time na Copa São Paulo de 2011. Com a boa fase, passou o restante da temporada na base do Cruzeiro e em 2012 retornou ao futebol maranhense, para defender o Bacabal. O atacante está internado no Hospital Laura Vasconsellos, onde deverá permanecer por mais 48 horas.

Imperatriz esclarece suposta irregularidade de volante

Após a denúncia de que o volante Cristiano teria atuado irregularmente em dois jogos, a diretoria do Imperatriz se pronunciou sobre o caso. Segundo o presidente Edvaldo Cardoso, o zagueiro Oliveira, que na súmula também é registrado como Cristiano, foi quem recebeu três cartões amarelos e cumpriu a suspensão no jogo contra o Sabiá.

Já o volante Cristiano possui apenas dois cartões amarelos e não atuou de forma irregular em nenhum jogo. Com isso, o Cavalo de Aço não atuou com nenhum jogador irregular no Campeonato Maranhense.

Com cinco pontos, o Cavalo de Aço é o sexto colocado na competição. O alvirrubro volta a campo apenas no próximo domingo (26), quando recebe o Bacabal no Frei Epifânio.

Edmilson Santos assume o Bacabal e reforços devem ser contratados

Após a saída do técnico Paulo Cabrera, a diretoria do Bacabal anunciou o retorno do velho conhecido Edmilson Santos ao comando do time. O treinador comandou a equipe na campanha do único título estadual do Leão do Mearim em 1996.

Cabrera entregou o cargo após a goleada de 5 a 1 sofrida diante do Viana na última quinta-feira (16), em pleno Correão. O treinador estava no comando do Leão do Mearim desde a Copa União de 2011.

Além da chegada do técnico Edmilson Santos, alguns reforços deverão ser contratados. O primeiro à chegar poderá ser o meia Ailton, que estava atuando pelo Vila Aurora.

Volante do Imperatriz atuou suspenso em dois jogos

Após quatro equipes perderem pontos por terem escalado jogadores de forma irregular, mais um time poderá ser punido no Campeonato Maranhense. Dessa vez o Imperatriz, que escalou o volante Cristiano, após receber o terceiro cartão amarelo, em dois jogos consecutivos.

Cristiano recebeu o terceiro cartão amarelo apenas na quarta rodada, na derrota por 3 a 0 diante do Sampaio. Anteriormente o volante já havia sido punido nos jogos contra o Viana e Moto.

Entretanto, Cristiano não cumpriu a suspensão e atuou contra o Santa Quitéria e Sabiá, respectivamente. Curiosamente, contra a Raposa, o volante recebeu o quarto cartão amarelo, mas mesmo assim foi escalado na rodada seguinte, onde o Cavalo de Aço conquistou a única vitória até aqui no Campeonato Maranhense.

Com a irregularidade, o Imperatriz poderá perder até nove pontos, já que o volante atuou na derrota contra o Santa Quitéria e na vitória contra o Sabiá de forma irregular. Entretanto, para que a punição aconteça a FMF ou um dos clubes deverá efetuar a denúncia para que o TJD efetue o julgamento.

Caso ocorra a punição, segundo o artigo 214, o Imperatriz poderá ficar com até -4 pontos. Atualmente o alvirrubro é o sexto colocado com cinco pontos ganhos.

Celinho perde artilheiro para confronto contra o Sampaio

Após a goleada fora de casa, o Viana volta a jogar ao lado de sua torcida, no próximo domingo (26) quando recebe o Sampaio. Mas para este jogo, o técnico Celinho perde dois jogadores fundamentais na campanha do Leão da Baixada.

O atacante Rogério, artilheiro da equipe com três gols, e o meia Keulson, receberam o terceiro cartão amarelo e estão suspensos. Com isso, Zé Maria poderá ganhar uma vaga no ataque e no meio campo, Juninho deve ser titular.

Com nove pontos, o Leão da Baixada ocupa a terceira posição e volta a campo no próximo domingo, quando encara o Sampaio. A partida será realizada no estádio Djalma Campos, às 16h.

Santa Quitéria tem dois desfalques para encarar o Moto

Para se aproximar da classificação às semifinais do primeiro turno, o Santa Quitéria encara o Moto na quinta-feira (23). Para este jogo, o técnico Meinha terá dois desfalques, ambos por suspensão.

O zagueiro Osvaldo e o atacante Toninho receberam o terceiro cartão amarelo e com isso cumprem suspensão. Para a vaga do zagueiro, Léo poderá ganhar a primeira chance no time, enquanto que no ataque, a tendência é que Amoroso, que ficou fora do último jogo, retorne ao time.

Diante do Moto, a Raposa busca a primeira vitória fora de casa no Campeonato Maranhense nesta temporada. Nos dois jogos disputados longe do Rodrigão, o Santa Quitéria perdeu para Sampaio e Maranhão, respectivamente.

Atacante do Bacabal é baleado durante a madrugada

O atacante Luis Henrique, de 19 anos, que vinha sendo um dos destaques do Bacabal no Campeonato Maranhense, foi baleado durante uma festa na madrugada desta quarta-feira (22). O atacante havia pedido dispensa da equipe após discutir com um dos dirigentes e aguardava receber o que o clube lhe devia para retornar a São Luis.

De acordo com as informações, o atacante foi atingido com um tiro na altura do umbigo e teve que passar por uma cirurgia. O processo cirúrgico, para a retirada da bala, ocorreu sem maiores transtornos e o atacante tem quadro estável. Agora, Luis Henrique aguarda apenas a liberação de uma ambulância para transportá-lo à capital maranhense. Ainda não há informações sobre o motivo ou o autor do disparo.

Com 19 anos, Luis Henrique iniciou a carreira na base do Iape e disputou a Copa São Paulo de 2011 pelo Canário. Foi um dos destaques do time maranhense na competição, passou um ano na base do Cruzeiro e em 2012 retornou ao futebol maranhense para defender o Bacabal. No Leão do Mearim o atacante era um dos artilheiros do time, ao lado do meia Vando, com dois gols marcados.

MAC tem o melhor aproveitamento no Nordeste; Sampaio é o 3º

Após golear o Cordino, o Sampaio assegurou a vaga na semifinal do primeiro turno do Campeonato Maranhense. Quem também pode conseguir a vaga ainda na sexta rodada, é o Maranhão, que perdeu a liderança na rodada, mas ainda vai encarar o São José e chega até aqui sendo o único time invicto do Estadual.

Curiosamente, Sampaio e MAC se transformaram na “dupla de elite” do Campeonato Maranhense e as duas equipes, que estão separadas por dois pontos, possuem uma vantagem bem maior em relação aos demais times. O Tricolor tem seis pontos de diferença em relação ao terceiro colocado o Viana, enquanto que a diferença atleticana é de quatro pontos, destacando que o MAC possui um jogo a menos.

A boa fase da dupla rendeu aos times boas posições no ranking de aproveitamento dos clubes nordestinos. O blog do Elton Serra trouxe o ranking com todos os clubes nordestinos em atividade, exceto os piauienses (pois o Campeonato Piauiense ainda não começou), e a surpresa desse início de temporada é que o Maranhão, com 86,7%, tem o melhor aproveitamento na região e o Sampaio, com 83,3%, aparece na terceira posição.

A equipe que aparece entre os dois maranhenses, na segunda posição, é o Fortaleza, com 85,2% de aproveitamento. Completando os 10 times com melhor aproveitamento no Nordeste, aparecem Bahia de Feira, Bahia, Campinense, Ceará, Salgueiro, Náutico e Confiança. Curiosamente entre os cinco últimos, aparecem três maranhenses: São José (6,7%), Sabiá (6,7%) e Cordino (0%).


Confira os 10 times com os melhores aproveitamentos do Nordeste
1º Maranhão - 86,7% - 5 jogos
2º Fortaleza - 85,2% - 9 jogos
3º Sampaio-MA - 83,3% - 6 jogos
4º Bahia de Feira - 77,8% - 9 jogos
5º Bahia - 77,1% - 9 jogos
6º Campinense-PB - 75% - 4 jogos
7º Ceará - 74,1% - 9 jogos
8º Salgueiro-PE - 73,3% - 10 jogos
9º Náutico - 73,3% - 10 jogos
10º Confiança-SE - 72,2% - 6 jogos
39º Viana - 50% - 6 jogos
46º Santa Quitéria - 46,7% - 5 jogos
60º Bacabal - 33,3% - 6 jogos
69º Imperatriz - 27,8% - 6 jogos
77º Moto - 13,3% - 5 jogos
82º São José - 6,7% - 5 jogos
83º Sabiá - 6,7% - 6 jogos
84º Cordino - 0% - 6 jogos