quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Alberto Ferreira tirou o JV Lideral da Copa São Paulo de 2012

JV Lideral foi "cortado" por Alberto Ferreira
A notícia de que o JV Lideral, campeão da Copa Maranhão Sub-18 estava fora da Copa São Paulo de 2012 atingiu a todos de surpresa. Mas o que não foi tão surpreendente foi o motivo do “corte” da equipe de Imperatriz da competição.

Eurico Pacífico, coordenador da Copa Maranhão, organizada pelo Sistema Mirante, explicou que indicava o campeão para a Federação Maranhense de Futebol (FMF). Somente depois é que a entidade, no caso a FMF, enviaria a documentação da equipe campeã para a Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora da Copa São Paulo.

“Nós realizamos o torneio e indicamos o campeão para a FMF. Nós não podemos indicar direto, ou seja, a FMF depois passaria toda a documentação para a FPF, de acordo com os trâmites”, explicou Eurico Pacífico.

Com isso, a obrigação da indicação dos representantes do Estado passou para a FMF. Os representantes, no caso Americano e JV Lideral deveriam ter a documentação dos atletas enviadas para a FPF até o dia 16 de setembro, prazo em que se encerraram as inscrições para a Copa São Paulo de 2012.

Neste período a FMF já estava sendo investigada pelo Ministério Público e o presidente do JV Lideral, Walter Lira, prestou um depoimento revelando uma série de irregularidades na gestão de Alberto Ferreira. Com isso, quando houve a indicação dos representantes do Estado, Alberto Ferreira, que ainda comandava a FMF, enviou apenas a documentação do Americano e os dados do JV Lideral ficaram retidos na Federação, conforme revelou o atual presidente, Antônio Américo.

“Recentemente achamos a documentação do JV Lideral na FMF sobre a Copa São Paulo. O Alberto Ferreira enviou apenas a documentação do Americano. Quando descobri isso, ainda viajei para São Paulo, onde me reuni com a diretoria da FPF, mas como o prazo de inscrições já havia sido encerrado, não tinha mais como reverter a situação, uma vez que ficou subentendido que o Maranhão tinha desistido de uma das vagas”, revelou Antônio Américo.

Outro ponto a ser destacado é que Antônio Américo assumiu a presidência da FMF apenas no dia 26 de setembro, 10 dias depois do encerramento do prazo de inscrições das equipes para a Copa São Paulo. Entretanto, o atual gestor da FMF, disse que irá tentar achar uma forma de contornar os danos sofridos pelo JV Lideral, podendo tentar assegurar uma vaga para a equipe na Copa São Paulo de 2013.

Vale destacar que o Maranhão tem direito a apenas uma vaga para a Copa São Paulo. A segunda vaga ocorre de um convite, que é feito anualmente, o qual o representante que ganha este convite é o campeão da Copa Maranhão Sub-18. Em alguns casos, a FPF convida uma equipe diretamente, como foi o caso do Iape em 2011.

Maranhão terá apenas um representante na Copa São Paulo de 2012

Nesta quinta-feira (20) a Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou os grupos da Copa São Paulo de 2012. A grande novidade para o futebol maranhense foi a perca de uma das vagas e com isso apenas o Americano representará o Estado na competição.

O Americano assegurou a vaga na competição ao conquistar o Campeonato Maranhense Sub-18. A equipe caiu no grupo W, que ainda conta com São José-SP, Botafogo e Vila Nova-GO. A cidade sede do grupo será São José dos Campos.

Caso o Maranhão tivesse direito a uma segunda vaga esta seria do JV Lideral, que foi campeão da Copa Maranhão Sub-18, competição que não é organizada pela Federação Maranhense de Futebol, mas sim pelo Sistema Mirante.

Nos anos anteriores, o Maranhão teve sempre dois representantes na competição, com destaque para os times que disputaram a competição em 2011. O Juventude foi por ter sido campeão maranhense da categoria, mas o Iape, foi convidado pela FPF.

Confira os grupos da Copa São Paulo de 2012

Grupo A - São José do Rio Preto
América-SP, Cruzeiro, ABC-RN e Mirassol

Grupo B- Lins
Linense, Atlético-PR, Sinop-MT e Marília

Grupo C - Ribeirão Preto
Olé Brasil, Fluminense, JI-Paraná-RO e Mogi Mirim

Grupo D - Batatais
Batatais, Sport, Uberlândia-MG e Rio Preto

Grupo E - Araraquara
Ferroviária, Palmeiras, Linhares-ES e Rondonópolis-MT

Grupo F - Monte Azul Paulista
Monte Azul, Porto-PE, Gama-DF e Botafogo-SP

Grupo G - Leme
Lemense, Internacional, Confiança-SE e Santo André

Grupo H - Sumaré
Sumaré, Fortaleza, Goiânia-GO e Paulista

Grupo I - São Carlos
São Carlos, Flamengo, Aquidauanense-MS e União São João

Grupo J - Campo Limpo Paulista
Red Bull, Vitória, Atlético Roraima-RR e Portuguesa

Grupo K - Louveira
Audax-SP, América-MG, Avaí e Sete de Setembro-MS

Grupo L - São Bernardo do Campo
São Bernardo, Paraná, Atlético Acreano-AC e Noroeste

Grupo M - Jaguariúna
Corinthians, Juventus, Desportiva-ES e Santos-PB

Grupo N - Águas de Lindóia
Brasilis, Goiás, Representante do Piauí e Guarani

Grupo O - Taubaté
Taubaté, Vasco da Gama, Colo Colo-BA e Remo-PA

Grupo P - São José dos Campos
PC São José, Ceará, Cruzeiro-DF e XV de Piracicaba

Grupo Q - Limeira
Inter de Limeira, Santos, Vitória-PE e Assu-RN

Grupo R - Porto Feliz
Porto Feliz, Atlético-MG, CRB-AL e Criciúma

Grupo S - Osasco
Grêmio Osasco, Grêmio, Oratório-AP e Bragantino

Grupo T - São Paulo
Nacional, Bahia, Caxias-RS e Americana

Grupo U - Barueri
Grêmio Barueri, São Paulo, Palmas-TO e Sergipe-SE

Grupo V - Taboão da Serra
Taboão da Serra, Coritiba, CSA-AL e São Caetano

Grupo W - São José dos Campos
São José, Botafogo-RJ, Americano-MA, Vila Nova-GO

Grupo X - Guarulhos
Flamengo-SP, Figueirense, Nacional-AM e Ponte Preta

Após recontagem de cartões, Cleiton está liberado para o segundo jogo da final

Cleiton está confirmado no jogo decisivo
O meia Cleiton, que estaria suspenso por causa de três cartões amarelos, poderá atuar no segundo jogo da final do primeiro turno da Copa União. Isso porque após uma recontagem de cartões, foi constatado que o jogador levou apenas dois cartões na competição e com isso o meia está liberado para atuar na decisão.

Com Cleiton de volta ao time, o meia Lenílson poderia perder a sua vaga. Entretanto, o técnico Josué Teixeira confirmou os dois jogadores na equipe, além da presença do volante Luiz Maranhão. Com isso Robson Simplício ou Marcus Vinícius brigam pela última posição no meio campo.

No primeiro jogo da final, Sampaio e Imperatriz empataram em 2 a 2. O Tricolor por ter melhor campanha joga por mais um empate no próximo domingo (23), às 17h no Nhozinho Santos.