domingo, 18 de agosto de 2013

Brasiliense 2x1 Sampaio - castigo no minuto final

Moisés comemora o gol que encerrou o jogo
O castigo no minuto final. Sina do Sampaio nessa Série C. Já foram quatro jogos com o Tricolor sofrendo gols nos últimos minutos. Em ordem cronológica, Treze, CRB, Fortaleza e Brasiliense. O que causa preocupação é apenas a frequência com que isso aconteceu nas três últimas rodadas e foi decisivo contra o CRB. Faltou atenção.

Atenção esta que resume bem o que foi o jogo contra o Brasiliense. As duas equipes armadas no 4-4-2 em losango, onde Eloir municiava o ataque maranhense e Valber municiava o ataque candango. Entretanto, a zaga do Sampaio começou o jogo muito abaixo do que o normal e assim Luquinhas, pela direita, tabelou dentro da área e chutou cruzado para marcar logo aos 10 minutos. O gol foi o que bastou para o Sampaio acordar e equilibrar o jogo com os donos da casa.

Sampaio e Brasiliense equiparados no 4-4-2 em losango
Na primeira etapa, com Pimentinha bem marcado, assim como Eloir, o jogo maranhense não fluía. Até que aos poucos os espaços foram surgindo, Pimentinha driblando, mas parando no goleiro Welder. Pelo lado do Brasiliense, Everton ainda teve uma boa chance nos minutos finais, mas tropeçou sozinho dentro da área e perdeu a chance de ampliar o placar.

Veio o segundo tempo e Pimentinha teve mais liberdade. Logo aos seis minutos driblou quatro marcadores e chutou. Julio Bastos botou a mão na bola, pênalti marcado e convertido por Tiago Cavalcanti. Agora eram poucas chances, muita marcação e muitas faltas. Sampaio dependia do individualismo de Pimentinha, que até conseguia boas jogadas, mas sem perigo de gol.

O jogo mudou quando Arlindo Maracanã teve que ser substituído para a entrada de Danilo Cruz, que passou a ser o criador do Sampaio, enquanto Eloir assumia o vértice do losango. No Brasiliense a mudança veio com a saída de Baiano para a entrada de Moisés, e o time passou para o 4-2-1-3, com Moisés e Luquinhas, depois Romarinho, nas pontas. Mas nem assim os times conseguiam boas chances.

Brasiliense postado no 4-2-1-2 após a entrada de Moisés
Vieram os acréscimos e partida caminhava para a confirmação do empate. Até que Luan foi expulso após pisar em Pimentinha. Poderia ser uma boa para o Sampaio. Poderia. Novamente, como dito no início do post, no minuto final, uma bola alçada na área, Moisés empurrou pro fundo do gol e deu a vitória ao Brasiliense.

Vitória que veio justamente por falhas da zaga, tanto no primeiro, quanto no segundo gol. E com um fato que começa a preocupar: o gol no minuto final, em três jogos consecutivos.