domingo, 26 de dezembro de 2010

Rossini jogará no futebol paulista em 2011

O meia Rossini, um dos principais jogadores do Moto no fracasso do primeiro turno da Série B maranhense, disputará Série A2 do campeonato paulista. O meia de 24 anos já teria acertado com o São José-SP e apresentado oficialmente no seu novo clube.

Fontes ligadas ao Imperatriz, clube onde o meia conquistou o título maranhense de 2005, confirmaram que o jogador acertou com um clube do interior paulista. Além disso, informaram que o jogador chegou a ser oferecido para o técnico Sandow Fecques, para defender o Sampaio em 2011, mas o técnico não deu nenhuma resposta.

O São José-SP disputa o acesso para a Série A1 do futebol paulista e em 2010 terminou em oitavo na Série A2.

Siga o Blog no Twitter

Desvalorizando a prata da casa

De acordo com o jornal O Estado do Maranhão, os três principais clubes da capital, Mac, Moto, Sampaio, contaram com 64 jogadores oriundos de outros estados. O próprio impresso faz a ressalta de que o Maranhão é considerado um celeiro de jogadores e que este número é deveras exagerado.

Reforçando esta tese, que já foi comprovada, a cada dia vemos maranhenses saindo do nosso futebol basicamente de graça, ou então surgem em grandes clubes sem nem terem passado por alguma equipe da terra, caso como o do atacante Guilherme. O atacante foi revelado pelo Cruzeiro-MG e foi negociado com o Dinamo de Kiev, da Ucrânia. Conhecido mundialmente, o atacante nunca atuou em um clube maranhense.

A desvalorização da prata da casa pelos dirigentes tem um alto custo, que gera consequências futuras. Hoje o atacante Misael, que fechou com o Vasco-RJ, tem 50% de seus direitos federativos com o valor fixado em R$ 2 milhões. Sampaio ou Moto poderiam ficar com grande parte desta quantia, caso soubessem aproveitar o talento do garoto na época.

Enquanto os bons jogadores vão rumando para outros lugares o futebol maranhense deposita sua esperança em atacantes como Selmir, que chegou cheio de badalação ao Sampaio no início de 2010. Com um vasto currículo todos apostavam que ele seria o homem gol, mas tudo o que foi testemunhado era um jogador lento, pesado e com dificuldades de finalização.

Entretanto este cenário parece estar sofrendo uma mudança. Com o trabalho dos novatos JV Lideral e Iape, ambos surgiram no futebol profissional em 2008, com a valorização de atletas maranhenses como um de seus objetivos. O JV Lideral foi campeão maranhense em 2009, o Iape conquistou a Copa União em 2010 e ficou com o terceiro lugar do estadual, em ambos os casos as equipes praticamente não contavam com jogadores de outros estados.

No final deste ano, o Sampaio parece que aderiu a campanha de valorizar o que tem em casa. Com a contratação do técnico Sandow Fecques, que levou o JV Lideral ao título estadual em 2009, tudo indica que os jogadores das categorias de base do clube, que são integralmente maranhenses, devem passar a ter oportunidades no time principal. Além disso, pelo rumo das contratações, jogadores maranhenses devem ter prioridade para compor o elenco tricolor em 2011.

Siga o Blog no Twitter