quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Eloir: o motor do Sampaio na Série C

A grande campanha do Sampaio na Série C tem vários responsáveis, começando pelo técnico Flávio Araújo, que voltou a praticar o 4-2-3-1 no Tricolor, onde Eloir vira o motor do time. Automaticamente, o volante, hoje muito mais meia-armador, vira o termômetro de como a equipe está jogo a jogo.

Com Everton Goiano, Eloir jogava mais recuado, aparecendo menos no jogo
No time de Flávio Araújo, Eloir ocupa mais a zona central do meio campo, além da faixa esquerda, por onde costuma compensa a falta de ofensivadade de Deca, para tabelar com Cleitinho, ou ainda executar passes para gols. Vale lembrar que com Everton Goiano, Eloir, apesar de apoiar o ataque, era muito mais útil defensivamente, já que o Sampaio era armado no 4-3-1-2, com Eloir e Arlindo como volantes pelos lados, enquanto que Cleitinho jogava centralizado, municiando Célio Codó e Pimentinha.

Jogando centralizado, entre Cleitinho e Pimentinha, Eloir já marcou três gols na Série C, número relativamente alto para o padrão do jogador. Coincidentemente, os três gols surgiram com Eloir aproveitando o fato de atuar centralizado, já que os três foram construídos com cruzamentos, sempre a partir da direita, evidenciando ainda mais a falta de apoio ofensivo de Deca, o que não compromete o ataque Tricolor.

Com Flávio Araújo, praticamente toda jogada tem que passar por Eloir, que também joga na esquerda
Com as boas atuações de Eloir no time, fica notória a queda de rendimento da equipe, quando meia desfalca o time ou tem que ser substituído. Com menos velocidade e sem apoiar defensivamente, André Beleza, força o time a jogar como era com Everton Goiano, apesar de Flávio Araújo arriscar mantendo o jogador centralizado. Prova da queda de rendimento, foi a atuação do Sampaio no jogo contra o Luverdense, que com duas linhas de quatro, anularam o ataque maranhense, além disso, nos minutos finais contra o Fortaleza, após a saída de Eloir, novamente queda na produção do time, o que quase resultou em empate cearense, que antes do gol no minuto final, Jackson Caucaia acertou a bola na trave.

Com André Beleza, Flávio geralmente recorre à dois atacantes velocistas e time cai na marcação
Para evitar a perda de ritmo do Sampaio com a saída de Eloir durante os jogos, ou até mesmo quando desfalcar o time, a saída pode ser um esquema mais fechado com dois volantes defensivos e apostando em Arlindo Maracanã como o motor do time, caso o volante esteja bem fisicamente, levando em o fato de já ser um veterano tendo que apoiar o ataque e voltar para ajudar a defesa. Outra saída seria arriscar a entrada de Rayllan quando necessário, entretanto, apesar de manter a qualidade ofensiva, o time teria uma queda no apoio defensivo.

Tirar Arlindo Maracanã da função prioritária de volante, para armar as jogadas, pode ser uma solução