terça-feira, 1 de junho de 2010

Dirigentes são contra estadual com 12 equipes

Na primeira reunião para definir as bases do estadual de 2010 praticamente nada foi definido por dirigentes de clube e da federação. As duas principais questões colocadas em pauta foram o número de participantes e o retorno financeiro para os clubes, mas somente a primeira foi discutida.

Quanto ao número de times participantes, apenas oito equipes, Sampaio, Iape, Mac, JV Lideral, Imperatriz, Nacional, Bacabal e São José, estão garantidas na primeira divisão. Ainda restam duas vagas a serem preenchidas pelo campeão e vice da segundona, e aí que está o problema.

Por causa da confusão na segundona de 2009, quando o Moto participou e não conseguiu seu acesso por causa da goleada de 11 a 0 do Viana sobre o Chapadinha, ainda não foram definidos quais clubes têm direito ao acesso para a primeira divisão deste ano.

O diretor técnico da FMF, José Alberto, propôs que Moto, Santa Quitéria, Viana e Chapadinha participassem da primeira divisão. Sugestão que não foi aceita pelos clubes já garantidos na competição deste ano.

O principal argumento utilizado pelos dirigentes, foi de que eles não podem voltar a cometer o mesmo erro como em 2009, quando concordaram em que o Moto, rebaixado no mesmo ano, disputasse a segunda divisão.

“Cometemos o erro uma vez e não podemos voltar a cometê-lo. Se o Moto não subiu para a primeira divisão no campo não podemos fazer isso fora dele.” Declarou o presidente do Sampaio, Sérgio Frota.

“Erramos ao permitir que o Moto disputasse a segundona no mesmo ano do rebaixamento e deu no que deu. Agora temos de tentar moralizar o futebol maranhense” Conclui João Vicente, presidente do Mac.

Como os dirigentes não aceitaram a proposta dos doze times, agora cabe a FMF esperar a decisão do TJD no caso da Segundona de 2009, para saber quais as equipes entrarão na primeira divisão.