sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Novo técnico do Maranhão teve aproveitamento de apenas 40,9% em 2013

O técnico Gilberto Gaúcho deverá ser confirmado como novo treinador do Maranhão após o término da Copa Cidade. O técnico, que de gaúcho, carrega apenas o sobrenome e as passagens no Passo Fundo, tanto como jogador, como treinador, tem uma vasta carreira no futebol nordestino, com destaque para a sua última passagem no Rio Grande do Norte, onde comandou três clubes.

Aos 42 anos, Gilberto Gaúcho acumula no currículo, como jogador, uma carreira com passagens pelo Sport, de 1990 a 1995, depois pelo Comercial-SP, Ceará, no futebol português, onde defendeu Acadêmica e Estrela Amadora, voltando ao Brasil para jogar no CRB, União São João e encerrar a carreira no Passo Fundo. No próprio Passo Fundo, Gilberto Gaúcho iniciou a carreira como treinador em 2006, passando pelo Ferroviário-PE, Corintians-RN e Carpina, em 2012.

Entretanto, a escolha por Gilberto Gaúcho acontece pelo seu rendimento na temporada de 2013, no futebol potiguar. O treinador esteve no comando do Potiguar, onde ficou apenas quatro jogos, conquistando uma vitória e perdendo três partidas consecutivas. Após o péssimo início na temporada, Gilberto foi para o Coritians-RN, ajudando o time a se garantir na fase principal do Campeonato Potiguar.

Além da classificação para a segunda fase, Gilberto deixou o time de Caicó na liderança do primeiro turno do Campeonato Potiguar, com apenas duas derrotas em 11 jogos. A campanha no Corintians, com um aproveitamento de 51,5% e 17 pontos conquistados, com quatro vitórias e cinco empates.

Apesar da boa fase no Corintians-RN, onde teria a chance de brigar por uma vaga na Copa do Brasil de 2014, Gilberto trocou o time de Caicó pelo Santa Cruz-RN, que era apenas o quarto colocado, com seis pontos a menos. O motivo da troca foi meramente financeira, já que segundo o diretor de futebol corintiano, Jackson Jaedyson, a proposta apresentada para Gaúcho foi o dobro do que a atual equipe poderia pagar.

Entretanto, no Santa Cruz-RN, Gilberto não viveu a boa fase, conquistando apenas duas vitórias, um empate e sofrendo quatro derrotas. Com um aproveitamento de apenas 33,3% o treinador acabou sendo demitido e passou o restante da temporada parado, antes do acerto com o Maranhão.