sábado, 24 de março de 2012

Maranhão e Viana mostram o valor da prata da casa

Uma final, teoricamente, surpreendente: Maranhão x Viana. Assim será decidido o primeiro turno, com duas equipes que iniciaram o Campeonato Maranhense, sob olhares de desconfiança. Este que vos escreve não acreditava no início que os dois times fossem decidir o turno, ainda mais com o Sampaio entrando como franco favorito e rodada após rodada mostrando que talvez fosse campeão com certa tranquilidade. Enfim, não deu o óbvio e quem ganha é o futebol e o torcedor.

O Maranhão chega a esta final com um elenco mesclando experiência e juventude. Dentre os jogadores do Quadricolor, dois titulares da final são formados no Parque Valério Monteiro (Otávio e Rafael Santos), além de jogadores maranhenses, que não tiveram chances em outros clubes, como Deco, Toniel e Tenílson.

No banco de reservas, o que impressiona e a baixa média de idade dos sete relacionados. Com 27 anos, o volante Wilian é o mais experiente do banco, que conta com o garoto Rafael, como segundo goleiro, aos 19 anos. Ou seja, o trabalho feito no MAC começa a dar resultados, ainda mais com o bom trabalho do técnico André Baratz, que assumiu uma equipe “desfigurada” no início do ano, por causa da saída de vários jogadores e conseguiu levar o time à final do turno.

O Viana chega como o time que desbancou o Sampaio, mas a equipe do interior é muito mais do que isso. Comandado por Celinho, que incentivou a contratação de alguns velhos conhecidos dos maranhenses, como o goleiro Baby, o zagueiro Grafite, o lateral Edson Mendes, que outrora poderiam ser vistos como refugos, montou um time competitivo e não a toa tem apenas uma derrota em 11 jogos.

O meia Rogério, o atacante Claudio André e o lateral Luis Jorge aparecem neste momento como os principais destaques do time. E de quebra, a vantagem fica com o time do interior, que tem a chance de repetir o feito do JV Lideral em 2009, última vez em que um time do interior foi campeão Estadual.

E o que Maranhão e Viana têm em comum? Simples, mostraram que não é preciso ir longe para achar bons jogadores. Os dois times prometem um bom jogo, agora é esperar a bola rolar e os 180 minutos para saber quem ficará com o título do turno e a vaga na final do Maranhense.