quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Maranhão goleia; Sampaio e Imperatriz empatam

As semifinais da Copa União começaram e o que não faltou foram gols. Nos dois jogos, nove vezes a bola foi na rede, somente em São Luís, foram sete, com a goleada do Maranhão sobre o Cordino, por 5 a 2, enquanto que Imperatriz e Sampaio empataram em 1 a 1, no Frei Epifânio.

O Maranhão entrou em campo precisando inverter a vantagem, que pertencia ao Cordino. A equipe atleticana tratou de encaminhar essa inversão logo no primeiro tempo, com Otávio acertando um belo chute da intermediária e Ideílson, aproveitando sobra de bola, para ampliar. Primeiro tempo: Maranhão 2x0 Cordino.

Chegou o segundo tempo e o MAC seguiu pressionando. Ideilson cobrou falta e Casagrande fez contra, mas a arbitragem considerou o gol para o meia atleticano. Hilderlando ainda acertou um bola no ângulo, para fazer o quarto. A vitória atleticana parecia tranquila, mas Ulisses, de pênalti, e Alex recolocaram o Cordino no jogo. Mas Jadinho, cobrando falta no minuto final, fez o quinto e garantiu a goleada por 5 a 2.

O Sampaio por sua vez começou jogando com a vantagem, e no primeiro tempo, Thiago Miracema tentou ampliar a distância do Tricolor para o Imperatriz. Mas na etapa final, Leozinho garantiu o empate para o Cavalo de Aço.

Os dois jogos de volta serão realizados no domingo e agora o Maranhão pode perder por até dois gols de diferença para o Cordino, que garante a vaga na final da Copa União. Já o Sampaio precisa somente de um novo empate para ser finalista da competição.

Marcinho Guerreiro no Crato

Volante atuou em apenas três jogos
O experiente volante Marcinho Guerreiro, que defendeu o Moto no início da Copa União e, em inúmeras, ocasiões anteriores, reforçará o Crato em 2013. O jogador de 34 anos atuou no Icasa no início da temporada e disputou apenas três jogos pelo Moto no ano, antes do desentendimento com a diretoria do clube.

Ceará confirma jogo com o Moto; Imperatriz foi sondado

O amistoso entre Ceará e Moto está confirmado para ser realizado na capital maranhense, no próximo dia 28 de novembro. O alvinegro assinou o contrato para o jogo, que será realizado na capital maranhense, no estádio Castelão.

O Ceará ainda esteve perto de um segundo amistoso contra o Imperatriz. Entretanto, as negociações não avançaram e o jogo não será realizado. Este jogo, caso fosse realizado, aconteceria no dia 1º de dezembro.

Gabriel acerta com o Tiradentes-CE

Gabriel defendeu o Santa Quitéria em 2012
O atacante Gabriel, que defendeu o Sampaio nos três últimos anos, vai reforçar o Tiradentes-CE em 2013. O jogador já se apresentou ao novo clube e está se preparando para a disputa do Campeonato Cearense, onde o Tigre irá brigar pela vaga na Série D.

Revelado pelo Moto, Gabriel defendeu o Sampaio e foi emprestado ao Santa Quitéria, para o Campeonato Maranhense e para a Copa do Brasil de 2012. Depois da passagem pela Raposa, o atacante ainda tentou um acerto com o Moto para a Copa União, mas não entrou em campo pela equipe.

Sampaio mantém a base para 2013

A preocupação de um desmanche após o título da Série D, aos poucos vai sendo desfeita. O clube até queria negociar alguns dos seus destaques, mas mudou o rumo, para o caminho certo, renovando e garantindo a permanência dos principais jogadores para a temporada de 2013.

O goleiro Rodrigo Ramos foi o primeiro a renovar o contrato com o time maranhense, garantindo a permanência por dois anos. A dupla de zaga, Robinho e Mimica, que poderia ser emprestada para outros clubes, também continuará no Sampaio desde o início do ano.

Os dois últimos garantidos foram o meia Eloir e o capitão Arlindo Maracanã. Eloir tem contrato até julho de 2013, mas poderia ser emprestado, enquanto que o contrato de Maracanã com o Sampaio termina no fim de 2012. Apesar disso, os dois jogadores estão garantidos no time para a próxima temporada.

Do atual elenco, o zagueiro Carlinhos Rech, o lateral-direito Roniery e o atacante Célio Codó foram os únicos que já deixaram o time. O meia Zé Paulo, com contrato de empréstimo, também deve deixar a equipe após o fim do ano, além de outros jogadores.

Garantindo a manutenção da base campeã é possível que o Sampaio sonhe com o acesso para a Série B em 2013. Mas antes disso, terá o Campeonato Maranhense e a Copa do Brasil, que serão cruciais na etapa de preparação para o principal objetivo da equipe na temporada.

Semifinais da Copa União

Nesta quinta-feira, Cordino, Sampaio, Imperatriz e Maranhão inciarão a briga por duas vagas na final da Copa União. Em São Luís, o MAC vai receber o Cordino, enquanto que o Sampaio encara o Imperatriz, no Frei Epifânio. As duas partidas serão realizadas às 20h15.

Maranhão e Cordino empataram nos dois jogos da primeira fase. Destaque para o jogo do primeiro turno, quando a Onça chegou a vencer por 4 a 0, em 20 minutos, mas o MAC reagiu e garantiu o empate em 4 a 4.

Já o Sampaio empatou com o Imperatriz no primeiro turno e no returno venceu o Cavalo de Aço, por 2 a 1. A vitória no interior, quebrou o tabu de cinco anos do Tricolor sem vencer o alvirrubro fora de casa.

Classificados em primeiro e segundo lugar, respectivamente, Cordino e Sampaio jogam com a vantagem de atuar pelo empate para se classificarem. O time de Barra do Corda e o Maranhão ainda reforçam a torcida para o Sampaio ser finalista, pois neste caso, o classificado do confronto entre a Onça e o Bode chegaria à final com a vaga na Copa do Brasil já garantida.