segunda-feira, 7 de abril de 2014

Ataque: problema crucial para o Sampaio resolver antes da Série B

Casagrande esteve longe de ser o goleador do Sampaio
Faltando pouco menos de 20 dias para o início da Série B, o Sampaio corre contra o tempo para resolver um problema crucial deste início de temporada, que o persegue a alguns anos: o ataque. São 32 gols marcados até aqui na temporada, mas apenas 12 por atacantes e Eloir, com apenas oito jogos no ano, é o artilheiro do time com cinco gols marcados.

Casagrande, Edgar, Junior Chicão, Bruno Chocolate e as demais opções disponíveis para o técnico Flávio Araújo mostraram no Estadual que não vão dar conta do recado na Série B. Mas o problema vai além de não marcar gols, o time não tem arriscado. Prova disso foi o jogo do título contra o Moto, em que, somente após a entrada de Eloir o time passou a ter mais volume de jogo ofensivamente. Eloir e Casagrande, que atuaram apenas 45 minutos, tiveram três finalizações, mesmo número de Edgar, que ficou em campo durante todo o jogo.

Foi um clássico, onde tradicionalmente as chances são escassas, mas é um jogo que mais se aproxima da realidade que o Sampaio terá pela frente na Série B. Para solucionar essa deficiência, a aposta passa por Waldir, William, David Batista e provavelmente Pimentinha. Um quarteto que deve solucionar os problemas do Tricolor no setor ofensivo.

William fez apenas quatro jogos na temporada, marcou um gol e deu uma assistência. Waldir chega com o bom rendimento no Campeonato Carioca, onde marcou cinco gols e chegou a ser alvo do Botafogo. David Batista balançou as redes sete vezes pelo Paulista, sendo três gols de pênalti, três de cabeça e um com bola rolando. Pimentinha está sem atuar desde janeiro e fez apenas um jogo na temporada, o que pode representar um problema no início da Série B.

Além da questão do ataque, outro ponto que tem preocupado nesta temporada é a situação de Cleitinho. O meia tem alternado entre boas e más atuações com a camisa do Sampaio. Cascata chega para ser a sombra do jogador, que já começa a perder espaço para Uillian, um jogador mais marcador do que apoiador. Até a Série B começar será um bom tempo de preparação e, quem sabe, até lá, o Tricolor recupere parte de seu futebol ofensivo.