quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Max Barros acredita que Castelão poderá ser entregue no dia 31 de maio

Castelão deverá ser reaberto em 2012
Fechado desde 2005, o maior estádio do Maranhão, o Castelão, se encontra inacabado, após uma primeira reforça, orçada em R$ 50 milhões. Entretanto, na manhã desta quarta-feira (8), o secretário de infra-estrutura, Max Barros, assinou a ordem de serviço para a conclusão dos trabalhos na arena, que poderá voltar à funcionar em 2012.

O estádio estará nos padrões FIFA e do Estatuto do Torcedor, com isso a capacidade será reduzida para de 73 mil para 40 mil torcedores, a média dos principais estádios do Brasil. Além disso, a reforma prevê a recuperação de vias de acesso, instalação de catracas eletrônicas, 22 câmeras para CFTV, adaptação total aos portadores de necessidades especiais (inclusive nos banheiros), instalação de 12 cabines de rádio e quatro cabines de TV, todas climatizados; dois centros de imprensa, uma sala de entrevista coletiva e moderno sistema de iluminação – com instalação de 75 novos holofotes na marquise e 70 nas duas torres.

O governo promete entregar o Castelão completamente concluído no dia 8 de agosto, mas Max Barros acredita que o estádio já estará liberado no dia 31 de maio. Dessa forma, o local poderá ser utilizado pelo Sampaio ainda na primeira fase da Série D, que começará na segunda quinzena de maio.

“O Castelão será reaberto com tudo que existe de mais moderno. Nós acreditamos que a reabertura do Castelão dará um grande incentivo ao futebol maranhense e tudo isso é fruto do emprenho dos secretários Max Barros e Joaquim Haickel, mas principalmente do compromisso da governadora Roseana Sarney com o esporte“, disse Max Barros.

Outra meta do secretário é colocar o local à disposição das seleções que forem jogar no Nordeste durante a Copa de 2014. Em entrevista à Mirante AM, Max Barros lamentou que São Luis não tenha concorrido para ser uma das sedes da Copa do Mundo, mas ainda conta com a possibilidade da cidade ser uma das sub-sedes.

“Infelizmente não conseguimos concluir o Castelão à tempo para inscrever São Luis como uma das sedes da Copa do Mundo. Mas vamos deixar o estádio e a cidade à disposição de uma das seleções que participarem da Copa do Mundo em 2014 pelo Nordeste. Ainda poderemos ser um dos CT’s da Copa”, disse o secretário.

Para a inauguração oficial do Castelão, o governo espera anunciar um amistoso internacional, entre Brasil e França no dia 8 de setembro. Na data, a cidade de São Luis completará seus 400 anos e a partida faz parte das festas de comemoração pelo aniversário do município.

Célio Codó acerta seu retorno ao Sampaio e Luiz Maranhão renova

Codó comemora um dos quatro gols pelo Litex
Após seis meses no Litex Lovech, o atacante Célio Codó está de volta ao Sampaio para a temporada de 2012. O jogador não se adaptou ao futebol búlgaro, onde marcou apenas quatro gols, pediu dispensa da equipe e retorna para o Tricolor maranhense.

Com 24 anos, Codó começou no próprio Sampaio, em 2011 defendeu o Santo André e o Litex Lovech. Entretanto, para 2012, o atacante deverá permanecer no Sampaio, onde deverá brigar por uma vaga no ataque.

Enquanto Célio Codó retorna, o volante Luiz Maranhão, acertou a renovação com o Tricolor, assim como o goleiro Rodrigo Ramos. Além destes, o lateral Deca, o zagueiro Germano e o atacante Junior Chicão, já estão com a permanência assegurada para 2012.