terça-feira, 21 de outubro de 2014

As primeiras impressões de Saldanha no Sampaio, na importante vitória sobre o Bragantino

Foto: De Jesus / O Estado
Com apenas um dia de trabalho e desfalques importantes, por causa de lesões e suspensões, Vinícius Saldanha conseguiu armar o time do Sampaio no ponto ideal para vencer o Bragantino por 3 a 0 e se aproximar do G-4 na Série B. Apesar de ser quase inviável uma análise dos rumos que o Tricolor deve ter dentro de campo quando tiver todos os jogadores a disposição, Saldanha já mostrou suas primeiras marcas em sua estreia no comando do time.

No meio-campo, Dudu defendeu e apoiou na criação de jogadas, enquanto Jonas apenas defendia. O meio ainda contou com Cleitinho e Hiltinho revezando na faixa central e na esquerda, enquanto o ataque contava com Paulista, centralizado e buscando a bola na esquerda quando necessário, enquanto Pimentinha atormentava pela direita. Outro ponto a ser destacado foi o apoio simultâneo dos laterais.

Um time que pressionou durante os 10 minutos iniciais, mas perdeu fôlego durante o primeiro tempo. Ainda assim chegou ao gol com Hiltinho, em bela jogada pela esquerda. No segundo tempo, a tônica foi com Pimentinha que marcou dois belos gols, auxiliado por Jonas, em uma noite impecável na marcação.

Resultado a parte, o Sampaio abusou das bolas cruzadas, buscando William Paulista na área. Em uma noite de pouca inspiração, o atacante não conseguiu levar tanto perigo. Além disso, a jogada chave do time era bola em Pimentinha, que ele resolve.

Essa postura, contra equipes como o Bragantino e o Vila Nova, próximo adversário, tende a ser efetiva, pois são equipes tecnicamente inferiores. Entretanto, dificilmente isso deve acontecer contra adversários mais complicados, como Santa Cruz, América-MG e Joinville. A tendência é que o 4-2-3-1 seja resgatado no Sampaio, seja com os pontas atacando e marcando ou executando somente uma dessas funções.

Com o elenco completo a disposição, provavelmente Uillian executará a função de Dudu hoje e Eloir deverá ser escalado pela esquerda, com a possibilidade de trocar de posição com quem ocupar a faixa central. A questão é saber quem será escolhido por Saldanha para completar esse setor: Edgar, que pode ser o ponta, Márcio Diogo, Cascata, Hiltinho ou Cleitinho.

A vitória na estreia deixa Saldanha com a tranquilidade necessária para preparar o time para o próximo jogo. Além disso, com as derrotas do Avaí e Ceará, o Tricolor se reaproxima do G-4, diminuindo a distância, que era de oito pontos, para cinco pontos, que terão que ser tirados nas últimas sete rodadas.