quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Iape e Santa Quitéria duelam pela liderança

Iape e Santa Quitéria, respectivamente, líder e vice líder do campeonato vão se enfrentar nesta quinta-feira, 4. A partida será realizada no Nhozinho Santos, às 20h30. As duas equipes prometem um jogão de bola no municipal.

O Canário da Ilha pode abrir quatro pontos de vantagem se bater a Raposa da Baixada, mas pode perder a liderança sem entrar em campo. Isso porque a equipe já tem onze jogos disputados, dois a mais que o Santa Quitéria.

O Santa Quitéria por sua vez pode passar o Iape e ampliar a vantagem na liderança da competição. Isso por causa destes dois jogos a menos que o Canário. Na prática, a Raposa da Baixada, apesar de ter um ponto a menos, tem mais chances de ser campeã, do que o líder Iape.

Com matador, Sampaio encara o Bacabal

Bacabal e Sampaio vão entrar em campo nesta quinta-feira, 4, no Correão, às 20h30 para realizarem mais uma partida pelo campeonato maranhense. As duas equipes entram com objetivos bastante distintos em campo.

O Tubarão vai contar com o matador Wescley, artilheiro da equipe com cinco gols, que formará uma dupla de ataque inédita com Roni. O Sampaio entra em campo para conquistar os três pontos e evitar que os líderes da competição se distanciem e compliquem a vida da equipe boliviana.

O Bacabal por sua vez só quer diminuir a diferença para o Viana. A equipe amarga a lanterna do campeonato com quatro pontos e no caso de derrota e vitória do Viana, o Leão do Mearim fica com um pé na Série B maranhense de 2011.

Cavalo de Aço vai com tudo pra cima do Nacional

Com 15 pontos e na quinta posição do campeonato maranhense, o Imperatriz vê a cada rodada, as suas chances de título diminuírem. Apesar da vitória sobre o Mac, o Cavalo de Aço sofreu dois tropeços, ambos contra o São José, um empate e uma derrota, que complicaram a situação da equipe.

Para se aproximar dos líderes e continuar na briga pelo título o Imperatriz vai para a partida contra o Nacional, nesta quinta-feira, 4, com um esquema bastante ofensivo. O técnico Hugo Sales vai manter o esquema com três atacantes, o tradicional 4-3-3, com Raylan, Valdanes e Paulão bombardeando o gol do Naça.

O Nacional por sua vez, sem muitas pretensões na competição, já que não tem mais chances de título e não corre risco de rebaixamento, vai apenas tentar roubar alguns pontos do Imperatriz. A partida será realizada no Frei Epifânio, às 20h30.

Pra continuar na briga, São José encara o Viana

O Peixe Pedra era quase carta fora do baralho, entre as equipes que brigam pelo título maranhense deste ano. Como disse, era quase, porque com os dez pontos conquistados, nos últimos 12 disputados, empate com Imperatriz e três vitórias contra o próprio Imperatriz, o Bacabal e o Mac, a equipe mostrou que continua viva na disputa pelo título.

O próximo adversário do São José, que já é visto como a Fênix do campeonato, pelos próprios jogadores, será o Viana, que ainda luta para afastar todos os perigos de rebaixamento. A partida será nesta quinta-feira, 4, no estádio Nhozinho Santos às 18h30.

Se para o São José a vitória serve para continuar na briga pelo título, o Viana vai atrás dos três pontos para se afastar ainda mais do lanterna Bacabal, e consequentemento do risco de rebaixamento. O Leão da Baixada está com oito pontos, quatro a mais que o BEC, com apenas quatro pontos.

FMF altera tabela da Série B estadual

O diretor-técnico da FMF, José Alberto de Moraes Rego, alterou as datas dos jogos da Série B maranhense. Somente a primeira rodada do returno está mantida para o próximo domingo, 7, quando o Cordino recebe o Moto e o Sabiá encara o Americano. As duas partidas serão às 17h.

Os demais jogos foram antecipados para os sábados. No caso de necessidade de final para decidir o campeão da competição as partidas serão realizadas nos dias 24 2 27 de novembro
Confira a nova tabela da Série B maranhense

Domingo – 07/11
Leandrão – Cordino x Moto
Duque de Caxias – Sabiá x Americano
Sábado – 13/11
Nhozinho Santos – Moto x Americano
Duque de Caxias – Sabiá x Cordino
Sábado – 20/11
Leandrão – Cordino x Americano
Nhozinho Santos – Moto x Sabiá

Siga o Blog no Twitter

Olheiro do Santa Cruz-PE acompanha a Copa Cefama Sub-17

Mauro Júnio,olheiro do Santa Cruz-PE / Foto: Site Sampaio
A última rodada da Copa Cefama Sub-17, realizada no último sábado, 30, foi marcada pela presença do olheiro do Santa Cruz-PE, Mauro Júnior. Interessados em talentos maranhenses, o clube pernambucano cogita uma parceria com o Cefama para as suas categorias de base.

Conta com a presença do olheiro da equipe pernambucana as equipes entraram em campo mais motivadas e os garotos querendo mostra futebol. E logo na primeira partida do dia os meninos do Moto golearam o Agap-Belira por 5 a 1, com destaque para Vinícius, que balançou as redes três vezes.

No segundo duelo, uma partida equilibrada entre Vale do Mearim e Fabril. No final vitória magra da garotada do Vale do Mearim por 1 a 0. Com os resultados, Moto e Vale do Mearim lideram o grupo B, com três pontos ganhos.

Por causa do Enem não haverá jogos na competição neste final de semana. A bola volta a rolar no campo do Cefama somente no outro sábado, 13.

Bacabal segue com passos firmes para o rebaixamento

Com apenas quatro pontos ganhos e na lanterna estadual, o Bacabal parece que está fazendo um belo projeto para a disputa da Série B maranhense de 2011. Todos os pontos da equipe foram conquistados ainda no primeiro turno, quando o Leão do Mearim venceu o Viana por 5 a 3, e empatou com o Mac em 1 a 1.

Para complicar a situação do BEC a equipe ainda corre o risco de perder três pontos, pois não compareceu ao jogo contra o Nacional, no dia 7 de outubro. Na ocasião o Nacional teve a vitória aplicada por W.O. e garantiu os três pontos do jogo.

E as esperanças do Bacabal são reduzidas a cada rodada, ainda mais depois que o Viana abriu quatro pontos de vantagem em relação ao Leão do Mearim. A equipe não se encontra em campo e a cada jogo, parece estar mais perdida.

O Bacabal tem agora cinco jogos para decidir seu futuro e tentar uma arrancada miraculosa para não ser rebaixado para a Série B maranhense. Por causa desse risco a diretoria do BEC já estaria fazendo contato com alguns técnicos para 2011.

E se depender dos últimos cinco jogos é melhor o Bacabal já se preparar para encarar a segundona do ano que vem. A partida teoricamente mais fácil, é contra o Nacional, na próxima segunda-feira, 8. Nos demais jogos, o Leão enfrentará Sampaio, Santa Quitéria, Mac e Imperatriz, todos concorrentes ao título. Destes apenas o Mac não venceu o Bacabal no primeiro turno.

Confira a tabela dos próximos jogos do Bacabal

04/11 – Quinta-feira
20h30 – Correão - Bacabal x Sampaio
08/11 – Segunda-feira
20h30 – Correão - Bacabal x Nacional
11/11 – Quinta-feira
16h – Rodrigão - Santa Quitéria x Bacabal
14/11 – Domingo
16h – Nhozinho Santos - Maranhão x Bacabal
18/11 – Quinta-feira
20h30 – Correão -Bacabal x Imperatriz

Siga o Blog no Twitter

O que houve com o Mac?

Antes de voltar aos gramados pelo segundo turno do campeonato maranhense, o Mac brigava rodada após rodada com o Santa Quitéria pela liderança do estadual. A equipe atleticana chegou a passar duas rodadas na ponta, mas a Raposa da Baixada desbancou a equipe, ainda no primeiro turno.

Mas após o início do segundo turno, o Bode Gregório parece que empacou. Em dois jogos disputados, foram duas derrotas, para o Imperatriz e São José, respectivamente. Mas a responsabilidade não pode cair sobre a qualidade do elenco, que teoricamente melhorou com as contratações do atacante Tico Mineiro e do volante Bilica. A comissão técnica, também não pode ser responsabilizada, já que não ocorreram mudanças mirabolantes no sistema de jogo atleticano.

Um fator que pode ter acarretado essa queda de desempenho do Mac foi a parada, obrigatória, de quase um mês da equipe. A equipe encerrou o primeiro turno no dia 30 de setembro, quando empatou em 1 a 1 com o Bacabal, mas voltou aos gramados somente no dia 27 de outubro, quando perdeu por 4 a 3 para o Imperatriz.

Esse período de quase 30 dias fora de atividade, apenas realizando treinos físicos e amistosos com equipes amadoras, pode ter prejudicado a equipe. Ao meu ver é o seguinte, o time estava em plena atividade, jogando aos domingos e quintas, mas de repente ganhou um período de férias e agora precisa de um tempo para se readaptar a rotina.

O que está acontecendo com o Mac é bem parecido com o que ocorre com todos nós, acostumados a trabalhar diariamente. Mas depois de dois de folga, levamos um tempo para voltar ao ritmo.

O problema que o Mac não pode levar esse tempo para recuperar o ritmo, mesmo que não tenha tido responsabilidade sobre isso. Especialmente agora nesta etapa final da competição, onde todo mundo resolveu mostrar futebol e deixou a competição equilibrada.

Atacante pode voltar ao Iape

Parado por quase dois meses, o atacante Vanvan deve retornar aos gramados na próxima quinta-feira, 4, quando o Iape encara o Santa Quitéria no Nhozinho Santos. Recuperado de uma lesão na panturrilha, Vanvan deve ficar como opção no banco de reservas.


Para o próximo jogo o técnico Cabrera não poderá contar somente com o volante Pires, que recebeu o terceiro amarelo no jogo contra o Viana e cumprirá suspensão automática. O Iape lidera o estadual com 20 pontos.


Siga o Blog no Twitter

Atacante piauiense fará sua estreia no Sampaio

O atacante Roni, ex-Flamengo-PI, fará sua estreia com a camisa tricolor no campeonato maranhense na partida contra o Bacabal na próxima quinta-feira, 4. Roni substituirá Thiago Miracema, que cumpre suspensão e formará uma dupla de ataque inédita com o artilheiro da equipe, Wescley.

Roni disputou a Série D pelo Flamengo-PI e encarou o Sampaio em Teresina e Codó. Logo depois da eliminação do rubro negro piauiense o atacante foi contratado, mas até então não havia tido nenhuma oportunidade no tricolor.

Com a entrada de Roni, Célio Codó perde ainda mais espaço na equipe. O atacante que era tratado como xodó pela torcida, não passa por uma boa fase. Codó e Miracema formavam o ataque do Sampaio, mas que foi alterado pelo técnico Sandow Fecques por causa do baixo desempenho.