sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mais objetivo, Paraná vence o Sampaio

Sampaio perde na estreia da Série B / Foto: Biné Morais/O Estado
Com mais objetividade na etapa final e explorando as falhas do Sampaio, o Paraná venceu o Tricolor maranhense por 2 a 0 na estreia da Série B nesta sexta-feira. Edson Sitta e Marcelinho marcaram os gols da vitória paranaense.

O primeiro tempo do jogo, principalmentes nos primeiros 25 minutos, o Sampai controlou o jogo, chegando até a criar boas chances, com Paulo Ricardo e Willian Simões. Apesar disso, o time dependia muito das bolas cruzadas, já que o Paraná fazia uma marcação tirando os espaços com duas linhas de quatro na frente da área.

A partir dos 30 minutos, o Paraná começou a mostrar as caras, também apostando demais nos cruzamentos, e assim como o Sampaio, sem objetividade. Na primeira etapa, o time maranhense foi para o intervalo com quatro finalizações contra apenas uma dos rivais.

Na etapa final, o Sampaio voltou com a mesma proposta, tentando controlar a posse de bola no meio-campo, mas sem sucesso. O Paraná, mais objetivo, aproveitou a desatenção do time maranhense, após reclamarem de uma simulação de pênalti de Edgar, para abrir o placar. Edson Sitta recebeu entre os zagueiros Alex e Edimar, não teve combate e chutou no canto para fazer o primeiro gol do jogo.

O Sampaio acusou o golpe, voltou a controlar a bola, mas voltava a insistir nos cuzamentos, sem resultado. Dessa forma, o time passou a arriscar de fora da área, mas quando a bola não era interceptada pelo caminho, as finalizações saiam erradas. E novamente em um contra ataque, Paulinho achou Carlinhos, outra vez entre Edimar e Alex, que avançou e tocou na saída de Rodrigo Ramos para garantir a vitória dos visitantes por 2 a 0.

Números: A derrota não chega a ser um resultado surpreendente, mas o Sampaio, por várias vezes não sabia o que fazer com a bola. O Tricolor teve 62,3% de posse de bola e apenas seis finalizações em direção ao gol. O Paraná com apenas 37,7% de posse de bola, e mais objetividade, em quatro chutes na direção do gol, encontrou o caminho da vitória.

O que esperar do Sampaio na Série B?

Eloir, peça fundamental nas últimas temporadas, segue como o destaque do Tricolor maranhense
O Sampaio volta a sua saga na Série B nesta sexta-feira. Embalado pelo bom momento, com a conquista do Campeonato Maranhense e a vaga na segunda fase da Copa do Brasil, o Tricolor pode aproveitar as 10 primeiras rodadas para tentar fazer uma campanha, até certo ponto surpreendente, aproveitando principalmente a sua força em casa.

O primeiro desafio é contra o Paraná, onde as duas equipes devem ter uma proposta de jogo bem parecido, já que ambos apostam na força do ataque aéreo e contam com um centroavante de referência: Giancarlo (Paraná) e David Batista (Sampaio). Duelo equilibrado, mas com o Sampaio com leve favoritismo, por conta de sua força no Castelão, como citado anteriormente.

Em relação ao time que terminou o Campeonato Maranhense, o técnico Flávio Araújo terá quatro mudanças nesta primeira partida. O zagueiro Edimar, o lateral-esquerdo Willian Simões, o lateral-direito Paulo Ricardo e o atacante David Batista. Vale destacar que apenas Edimar fará sua estreia, já que Willian e David atuaram na partida contra o Interporto, sendo fundamentais na vitória por 3 a 1.

A Série B apenas começa hoje, mas um bom resultado na estreia é fundamental para a sequência antes da Copa do Mundo. O Tricolor se reforçou, com oito contratações, apesar de perder o meia Cascata, que optou por uma proposta da Arábia Saudita, e o zagueiro Luiz Otávio, ambos apontados como excelentes aquisições até então. Mesmo assim, os jogadores que chegaram já mostraram que podem ajudar o time a fazer uma campanha para se manter na Série B.

Com dois acessos consecutivos nas últimas temporadas é até aceitável o otimismo da torcida esperando que o time suba imediatamente para a Série A. Mas o caminho é difícil e ao longo de 38 rodadas, baseado no elenco atual e nos reforços contratados, pode-se até esperar uma surpresa, mas a tendência é uma campanha sem sustos para permanecer na Segundona.