terça-feira, 9 de setembro de 2014

Com Eloir na lateral e gol no minuto final, Sampaio volta a vencer no Castelão

Um jogo de cinco gols, de falha de marcação, improvisações e enfim a vitória do Sampaio em casa após 45 dias. Assim foi o triunfo por 3 a 2 diante do Icasa na noite desta terça-feira, onde o Tricolor dominou praticamente todo o jogo, mas somente aos 50 minutos do segundo tempo conseguiu garantir os três pontos no Castelão, que fez o Tricolor chegar à sétima colocação com 32 pontos e o Verdão do Cariri seguir na 18ª colocação com 19 pontos.

Desde os minutos iniciais o Sampaio mostrava que dominaria o jogo, escalado em um 4-4-2/4-2-3-1. Com Edgar pela esquerda, Valber e Hiltinho revezavam na função de winger pela direita, enquanto Eloir centralizava, para aparecer na sobra e até mesmo auxiliar na armação.

O 4-4-2/4-2-3-1 do Sampaio deixava espaços para o Icasa explorar pela direita
Além disso, Uillian se movimentava bastante e também aparecia como opção no meio. Foi assim que o volante caiu pela direita e em uma tentativa de cruzamento achou o primeiro gol do jogo. Se pela direita o Sampaio pressionava, pela esquerda o time maranhense era pressionado. Com Ítalo mal em campo, logo a movimentação do trio Dodó, Danilo e Lucas começou a dominar o meio-campo. Pela esquerda, Lucas fez boa jogada e achou Danilo, dentro da área, para empatar o jogo. Lucas e Danilo voltaram a aparecer, dessa vez na faixa central, tabelando com facilidade para Lucas sofrer pênalti e Bismark virar o jogo ainda no primeiro tempo.

Para corrigir as falhas da etapa inicial, Lisca decidiu adotar o 4-2-1-3, tirando Ítalo e colocando Pimentinha em campo, deslocando Eloir para a lateral-esquerda. Além disso, Válber, que revezava na ponta com Hiltinho, agora se consolidou como o meia central. Logo aos dois minutos a alteração surtiu efeito, com Eloir lançando para William Paulista levar a melhor diante da zaga do Icasa e marcar o gol do empate.

Eloir na esquerda foi a solução de Lisca para fechar o buraco no setor e achar o empate no início do segundo tempo
Com o 2 a 2 no placar, o Sampaio seguia pressionando e o Icasa mantinha o esquema da primeira etapa. Até que aos 20 minutos, Vladimir de Jesus resolveu montar um ferrolho na frente da área icasiana com a entrada de Pedro Lucas, que formou o quinteto defensivo com Dodô, Albano, Gilberto e Fábio Lima, que entrou no lugar de Ivonaldo.

O 4-2-3-1 do Verdão virou um 5-4-1, com Danilo voltando para ajudar na marcação, assim como o atacante Marciel. Bismark era quem tinha menos obrigação defensiva e ficava avançado pela esquerda, para tentar achar um contra ataque. Foi assim que o time segurou a pressão até aos 50 minutos, quando Edgar tocou para Cascata, que arriscou o chute e na sobra, Pimentinha fechando na diagonal, empurrou para o fundo do gol garantindo a vitória do Sampaio no Castelão.
Icasa se fechou no 5-4-1, mas não evitou a virada do Sampaio no minuto final do jogo