terça-feira, 20 de agosto de 2013

Mais duas vitórias

Kleber é o destaque do Moto para conquistar o acesso
Após estrear com derrota, o Moto engrenou na Série B Maranhense e como esperado abriu diferença sobre os rivais. Com nove pontos e liderando a divisão de acesso, se o rubro-negro vencer os dois próximos jogos garante o seu retorno ao Campeonato Maranhense de 2014, além da vaga na Copa Cidade de São Luís, ainda este ano, que definirá o segundo representante maranhense para a Copa do Brasil do próximo ano.

E para garantir o retorno antecipado o Moto precisa de apenas mais duas vitórias nas próximas rodadas, independentemente dos demais resultados. Essa matemática rubro-negra se deve especialmente a tabela, que conta com o confronto entre Sabiá e JV Lideral na rodada que pode definir o acesso motense.

O primeiro desafio do Moto no segundo turno é contra o Sabiá, atualmente com sete pontos e na vice-liderança. Caso vença o time caxiense, o Papão chega aos 12 pontos e na mesma rodada, o JV Lideral deve vencer o Itapecuruense, chegando aos oito pontos.

Na sétima rodada, em São Luís, o Moto terá pela frente o Araioses, enquanto em Imperatriz o JV Lideral enfrenta o Sabiá. Considerando as vitórias (hipotéticas) do Trator do Camaçari e do rubro-negro na sexta rodada, o time motense chega com 12 pontos e se vencer o Araioses, com seis pontos, vai aos 15 pontos. Como o JV Lideral teria oito pontos e o Sabiá com sete, caso o time de Imperatriz vença, o Sabiá poderia chegar somente aos 14 pontos.

Em caso de vitória do Sabiá, o JV Lideral permaneceria com oito pontos, enquanto que o time caxiense chegaria aos 10 pontos. Neste cenário, a classificação após as duas próximas rodadas terminaria como Moto liderando com 15 pontos, Sabiá com 10, JV Lideral com oito, Araioses seguindo com seis pontos e Itapecuruense com apenas um ponto.

Desta forma o JV Lideral já não teria como ultrapassar o Moto, pois chegaria no máximo a 15 pontos. Restaria, Sabiá, podendo chegar aos 16 pontos e o Araioses podendo igualar os 15 pontos. Neste caso, vale a observação, que Sabiá e Araioses se enfrentam na última rodada, o que impedirá uma das equipes de alcançar esta pontuação.

Resumindo: basta o Moto vencer os dois últimos jogos, que o rubro-negro assegura o retorno ao Campeonato Maranhense de 2014.