quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O preocupante início do Maranhão em 2014

MAC sofre com a baixa qualidade dos laterais
Uma vitória e uma derrota, três pontos e a vice-liderança do grupo B do Campeonato Maranhense. Aparentemente um time que tropeçou na estreia e inicia uma recuperação, mas longe disso. Apesar das 11 contratações para o Estadual, um time limitado dentro de campo, que não conta com o apoio de seus laterais e o técnico Gilberto Gaúcho quebrando a cabeça para fazer o atual elenco atleticano conquistar pontos.

Escalado em um 4-4-2, mas que varia para um 3-5-2, com um dos volantes encostando na zaga, liberando os laterais para apoiar o ataque, o time atleticano esbarra no baixo nível técnico dos reforços contratados para realizar bons jogos. A derrota por 3 a 2 na estreia só não deixou um prejuízo maior, por causa da diferença curta no placar.

O lateral-direito Eli, no primeiro jogo demonstrou deficiência no apoio, enquanto que, diante do Bacabal, o volante Pio, que já jogou como lateral, foi escalado na posição e não resolveu muito. O mesmo pelo lado esquerdo, com George perdendo corridas e errando cruzamentos.

O volante Emerson até ajuda na marcação, mas com um potencial abaixo de nomes remanescentes como Francisco Junior e Tica, que devem formar a dupla no setor de meio-campo. No ataque, Neto Alagoano, com três gols no Campeonato Maranhense, até aqui é o único que justificou sua contratação.

O time ainda terá muito o que melhorar para sonhar com a conquista do bicampeonato maranhense. Diante do Bacabal, a vitória atleticana aconteceu graças ao oportunismo do zagueiro Osmar, que substituiu bem Leomar, que saiu lesionado, e ao talento de Neto Alagoano na frente.

Tanto defensivamente, quanto ofensivamente, o MAC perdeu o apoio que tinha nas laterais em 2013. E justamente pelas laterais que o Sampaio, próximo adversário atleticano, costuma explorar para criar as melhores chances de gol, desde que é comadado por Flávio Araújo.

Além dos problemas nas laterais, o time fica exposto em caso de contra ataques, com ligações diretas. Outro problema no início de temporada atleticano é o excesso de erros em passes curtos, principalmente no setor de meio-campo, o que impede que o time crie mais chances de gols.

Se no Campeonato Maranhense, a situação é preocupante, o alento é que há tempo para arrumar a casa para a disputa da Copa do Brasil. Até o esperado confronto contra o Paysandu, marcado para o dia 2 de abril, Gilberto Gaúcho terá dois meses para ajustar o time.