sexta-feira, 1 de junho de 2012

CBF redistribui vagas para a Copa do Brasil, mas Maranhão segue com apenas dois times

Com a Copa do Brasil contando com 96 clubes a partir de 2013, a CBF anunciou na última quinta-feira a nova distribuição das vagas para a competição nacional. Do ranking nacional os 10 melhores, que não tiverem se classificado por competições estaduais, terão suas presenças confirmadas na competição.

Já as vagas distribuídas através de campeonatos estaduais passaram de 54 para 70. Dessa forma as 16 novas vagas foram distribuídas através do Ranking Nacional de Federações. O Maranhão, na 17ª colocação no RNF não foi contemplado com mais uma vaga e seguirá indicando apenas dois representantes para a Copa do Brasil de 2013.

As 16 novas vagas contemplaram as 14 Federações melhor rankeadas no RNF. Para São Paulo e Rio de Janeiro, que lideram o ranking, foram concedidas duas novas vagas. As demais 14 vagas foram distribuídas, uma para cada Federação do 3º ao 14º lugar.

Confira como ficou a nova distribuição de vagas para a Copa do Brasil.
Rio de Janeiro e São Paulo- 5 vagas (ganhou mais duas)
Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul - 4 vagas (ganhou mais uma)
Pernambuco, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Distrito Federal - 3 vagas (ganhou mais uma)

Hora de valorizar o futebol maranhense

Castelão tem que ser reinaugurado com os maranhenses
Reinauguração do Castelão com Flamengo ou Santos? Mas e os times maranhenses, Sampaio, Moto e Maranhão vão ficar de fora da festa de reabertura do maior palco esportivo do Maranhão?

A ideia é essa. Colocar Flamengo ou Santos para jogar na abertura do Castelão, mas ao invés disso, não seria melhor colocar um possível jogo do Sampaio nas oitavas de final da Série D? A verba, que seria repassada aos clubes visitantes, não poderia ser aplicada para os times locais?

Neste caso, no Sampaio. Que sejam alguns trocados, mas ajudaria o Tricolor a fazer um elenco para a segunda fase da Série D. Flamengo e Santos possuem apelo, mas qual a ligação dessas equipes com o Maranhão? Pode até ser que venha como um jogo festivo, mas o Castelão tem que ser reaberto com o que é do Maranhão.

Já diz a torcida do Sampaio: ‘aqui no Maranhão quem manda é o Tubarão!’. Então pronto, para que teimar e trazer clubes de fora? Não é um pachequismo barato, mas é apostar no que é da casa. E digo mais, Sampaio já mostrou que tem capacidade para lotar um Castelão. Já penso se o Sampaio consegue o tão sonhado acesso logo nos primeiros meses do novo Castelão?

Então, vamos investir no que é nosso.

CBF perde mais uma batalha nas Séries C e D e clubes começam a se revoltar

A bagunça das Séries C e D continua e a CBF não conseguiu cassar a liminar que dá ao Treze o “direito” de disputar a Série C. Dessa forma o clube paraibano, junto com os gaúchos do Brasil de Pelotas, além do Rio Branco e Araguaína seguem emperrando o início das últimas divisões nacionais.

Interesse mesmo, a CBF já demonstrou que não tem com as duas divisões. Tanto que os dirigentes já estariam trabalhando com a possibilidade de não haver as competições, poupando R$ 30 milhões.

Quanto aos clubes, que já eram para estar jogando desde o último sábado, alguns já desenham ações judiciais. O Fortaleza é um destes. Além disso, o Paysandu já estuda propor uma nova competição, o que pode ocorrer caso a competição não seja realizada nesta temporada.

Falando nesta possibilidade, já se debate as possíveis ideias da CBF. O que acontecerá mesmo, somente a CBF sabe. Enquanto isso, os clubes seguem sem saber se disputarão alguma coisa nesta temporada, especialmente os da Série D, enquanto que o prejuízo na Série C é maior ainda para quem investiu no acesso.

O Sampaio tricampeão maranhense, agora só falta engrenar fora do Maranhão

O Sampaio até encontrou um certo grau de dificuldade diante do Maranhão no início do primeiro jogo da final do Campeonato Maranhense. Mas as adversidades logo foram superadas e mesmo com um homem a menos nos 20 minutos finais, o Tricolor venceu o jogo por 3 a 0 com facilidade e encaminhou o título de tricampeão maranhense, que será apenas o segundo da sua história.

Um elenco que conta com a base campeã de 2010, mas que fora do Estado não tem conseguido grandes conquistas. A principal delas, o acesso para a Série C, que é almejado desde 2010 e nunca saiu dos sonhos. Com a hegemonia estadual garantida, é hora do Tricolor passar a pensar em conseguir voos mais altos, com a principal meta sendo o retorno à Série C.

Ao Maranhão ficam os parabéns pela campanha feita durante todo o Campeonato Maranhense, onde surpreendeu no primeiro turno e foi campeão. Mas o time atleticano ainda precisa de um pouco mais de experiência, já que a base da equipe nos últimos anos tem sido a prata da casa.

Além disso, o Quadricolor mostra que ressurgiu no Estado e desde 2011 tem chegado às decisões. Com o vice-campeonato de 2012, a equipe maqueana terá seu segundo vice estadual na década, já que foi vice em 2011. Além disso, em 2011, com uma equipe mais forte do que a atual, chegou até as finais do segundo turno da Copa União, onde também diante do Sampaio, ficou no quase e foi vice-campeã do turno.

Sobre o sonho do acesso do Sampaio, talvez nem aconteça esse ano. Com tantas pendências judiciais entre clubes e outros times prometendo acionar a CBF judicialmente caso não tenha início as Séries C e D, a entidade máxima do futebol brasileiro já trabalha com a possibilidade de não haver as competições nesta temporada. Vamos aguardar.

***Rapidinhas***

Rodrigo Ramos sensacional
O Sampaio tinha acabado de marcar o segundo gol e o Maranhão conseguiu um pênalti, que se convertido recolocaria a equipe no jogo. Na cobrança Toniel, mas embaixo das traves tricolores, Rodrigo Ramos, que defendeu a cobrança e o rebote aproveitado por Tenílson. Sensacional!

Má fase de Toniel?
O atacante Toniel não foi tão bem, como vinha sendo no time atleticano. Diante do Sampaio, o atacante desperdiçou o segundo pênalti seguido. O primeiro foi contra o Viana, quando o Maranhão foi eliminado do segundo turno do Campeonato Maranhense.