quarta-feira, 13 de junho de 2012

Reunião do presidente da Federação Cearense com Ministro dos Esportes é adiada

O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, já está em Brasília para uma reunião com o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. O assunto é o início imediato das Séries C e D, suspensas desde o dia 27 de junho, por causa da guerra de liminares entre Brasil-RS, Treze, Rio Branco e Araguaína.

Carmélio se reuniria nesta quarta-feira com Aldo Rebelo para pressionar a CBF pelo início imediato das Séries C e D, entretanto a reunião foi adiada para a quinta-feira. Apesar disso a OAB-CE deve seguir com o objetivo de entrar com a ação na Vara Cível da Justiça Comum para forçar o início das Séries C e D, e caso estas não tenham início imediato ameaça entrar com uma ação para paralisar as Séries A e B.

Ainda segundo Carmélio, não há chances das Séries C e D terem um início no próximo fim de semana, especificamente nos dias 16 e 17, conforme vinha sendo noticiado. Ou seja, novos capítulos das Séries C e D somente nos próximos dias.

Dia decisivo: para as Séries C e D: reunião de clubes e a OAB-CE ameaçando ação contra as Séries A e B

13 de junho de 2012. A data pode selar um acordo entre os clubes e a CBF para o início das Séries C e D, ao menos no próximo fim de semana. Além disso, a OAB-CE ameaça entrar com uma ação na Justiça Comum pedindo a suspensão das Séries A e B, enquanto o imbróglio C/D não for resolvido.

Então vamos por parte.

Nesta quarta-feira está prevista uma reunião somente dos dirigentes de clubes da Série C, com representantes da CBF, para tentar um acordo e colocar a bola para rolar já no próximo dia 17. Dos clubes da Série C já se sabe que estes aceitam apenas os 20 clubes, podendo Rio Branco ou Santo André ser substituído.

Pelo que já se desenhou, o Treze deve mesmo ficar com a vaga do Rio Branco, já que todas as ações sobre a Série C foram decretadas de competência do TJ-PB e as liminares do Rio Branco e Araguaína foram cassadas. Dessa forma surge a dúvida sobre qual será o destino do Rio Branco, caso não dispute a Série C. Será rebaixado para a Série D ou ficará parado pelo resto da temporada?

Já a OAB-CE confirmou, através do presidente Valdetário Monteiro, que irá entrar com uma ação na Vara Cível da Justiça Comum pedindo o início imediato das Séries C e D. O documento exigindo o início das competições foi redigido pelo presidente da Comissão de Desporto da entidade, Marcello Desidério.

O argumento da OAB-CE é que o Campeonato Brasileiro é uma competição única e com isso caso as Séries C e D não comecem, será exigida a paralisação das Séries A e B. O pedido acontecerá muito mais no sentido de pressionar o início imediato das competições, do que terá um efeito conforme esperado.

As informações foram passadas por Marcelo Desidério em entrevista à Rádio O Povo/CBN, de Fortaleza. A ação deve ser protocolado somente a reunião dos clubes neta quarta-feira, quando se espera um desfecho positivo, principalmente para a Série C, mas também para a Série D.