sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Sampaio é campeão do turno da bagunçada Copa Cidade

O Sampaio foi campeão do primeiro turno da Copa Cidade. Mas não irei analisar o jogo, dizer a "importância" da conquista para o Tricolor. Irei criticar, mais um, de tantos erros da FMF. A inoperância que insiste em residir na sede da entidade, que deveria organizar o futebol maranhense. O Sampaio foi campeão nesta sexta-feira, mas no sábado já começa o segundo turno, com jogo ainda no domingo e na segunda-feira, todos no Nhozinho Santos.

Considerando a final do turno serão quatro jogos consecutivos no Nhozinho Santos. Porque disso? O porque vem desde que a FMF adiou o jogo da semifinal com Sampaio x Balsas, enquanto Moto x Cordino jogaram no dia marcado, desde a divulgação da tabela da Copa Cidade. Mas porque a FMF adiou? Porque o Sampaio pediu, em virtude de disputar a Série C e estava envolvido pela briga para o acesso para a Série B.

Como o Sampaio jogaria no dia 19 de outubro contra o Macaé, com o jogo de volta no dia 26, não poderia entrar em campo no dia 20 para encarar o Balsas. O adiamento coeso a ser feito, seria mandar o primeiro jogo da semifinal da Copa Cidade para o dia 24, depois o Sampaio encarava o Macaé, e no dia 30, quando o Sampaio fez o primeiro jogo da semifinal, entraria em campo para a partida de volta.

Como as finais da Copa Cidade estavam marcadas para o dia 26 de outubro, um dia antes do jogo de volta das quartas de final da Série C, o primeiro jogo da decisão deveria apenas ser levado para o dia 31 de outubro. Com isso, o jogo de volta seria realizado no dia 7 de outubro. Uma semana antes do que está terminando. O mais importante, a tabela do segundo turno poderia ser mantida conforme foi confeccionada, apenas alterando as datas dos jogos, não os locais.

O erro começou quando a FMF entendeu que deveria deixar o Sampaio fora da Copa Cidade, dando 10 dias de folga no torneio local, para o Tricolor priorizar a briga pelo acesso à Série B. Convenhamos, se o Sampaio aceitou participar da Copa Cidade, que arcasse com a logística de folga para os jogadores, quando tivesse que jogar domingo e quarta-feira. Isso não é obrigação da FMF e nem os demais clubes envolvidos no torneio deveriam ser prejudicados com a paralisação.

Agora para recuperar o tempo perdido de torneio parado, serão duas rodadas em três dias, com o Cordino jogando dois jogos em 48 horas, além de quatro jogos seguidos no Nhozinho Santos, em quatro dias diferentes. Outro erro da FMF foi ter alterado o mando do jogo Araioses x Moto para o rubro-negro, o que passou o jogo, que inicialmente seria no interior, para São Luís.

Antônio Américo tem muitos acertos em sua gestão na FMF, mas continua errando em princípios básicos. O Sampaio quando pede adiamento de seus jogos vê o seu lado, mas cabe à FMF evitar a farra de folgas ao Tricolor quando verifica que as datas das competições nacionais não coincidem com os torneios locais. A bagunça apenas começa aí. Entra ano e sai ano e a promessa de que isso não será repetido. Tolo é aquele que acredita nisso.

Para finalizar, o Sampaio venceu o Cordino por 3 a 0 e garantiu o título do primeiro turno da Copa Cidade. Os gols foram marcados por Edgar, Dudu e Robinho. Com a conquista, se for campeão do returno, além de faturar o título da Copa Cidade, a equipe garante a vaga na Copa do Brasil de 2014.