domingo, 26 de janeiro de 2014

Favoritos, zebras e os destaques do Campeonato Maranhense 2014

MAC levou o título em 2013 / Foto: Paulo de Tarso Jr.
Neste domingo começa o Campeonato Maranhense, apontado por muitos como o mais disputados dos últimos anos. Não poderia ser por menos, serão quatro técnicos campeões na beira do gramado, equipes que investiram bem na montagem do elenco, e duas preciosas vaga na Copa do Nordeste de 2015, além de uma vaga na Série D em jogo.

Todos esses elementos deixaram o Estadual mais atrativo e, a competição que deve ser o único torneio local em 2014, virou a prioridade de nove clubes que não tem calendario no segundo semestre, o Sampaio, na Série B, é a exceção. Com isso, confira quem é quem na disputa pelo caneco e quem deve ser observado em cada uma das 10 equipes do Estadual.

Araioses
Técnico: Leandro Lago
Destaque: O volante Rafael Potiguar, de 26 anos, é o responsável por conter os ataques adversários. Além disso, costuma se arriscar em algumas bolas paradas e também sobe para apoiar o ataque, quando a equipe não é pressionada.
Campanha em 2013: vice-campeão da Série B
Expectativa: Briga contra o rebaixamento

Bacabal
Técnico: Coca
Destaque: O meia Erlon, de 21 anos, está de volta ao Leão, emprestado até o fim do Campeonato Maranhense. Fundamental em 2013, passa pelos pés do jovem jogador a esperança da equipe bacabalense surpreender no Campeonato Maranhense.
Campanha em 2013: 4º lugar
Expectativa: Briga contra o rebaixamento

Balsas
Técnico: Wemeson Carvalho
Destaque: O atacante Sócrates, de 21 anos, chega após ser artilheiro da Quarta Divisão Paulista, com 17 gols marcados. Típico centroavante, passa pelos pés e cabeça do jovem jogador a esperança do Balsas completar sua segunda temporada na elite do Campeonato Maranhense.
Campanha em 2013: 6º lugar
Expectativa: Briga contra o rebaixamento

Cordino
Técnico: Marlon Cutrim
Destaque: O meia Ulisses, de 30 anos, está de volta ao Cordino, após uma temporada em que defendeu o Ypiranga-RS, Grêmio Osasco e o Passo Fundo. Maior artilheiro da história da equipe de Barra do Corda, com 41 gols em três anos, Ulisses é a esperança para o Cordino surpreender.
Campanha em 2013: 5º colocado
Expectativa: Figurante

Imperatriz
Técnico: Sandow Feques
Destaque: O experiente Lindoval, de 35 anos, artilheiro da equipe em 2013 com 15 gols marcados, começa a temporada com a responsabilidade de repetir o rendimento da temporada anterior para tentar levar o Imperatriz ao segundo título estadual de sua história.
Campanha em 2013: vice-campeão
Expectativa: Favorito ao título

Maranhão
Técnico: Gilberto Gaúcho
Destaque: O zagueiro Leomar, de 22 anos, comanda a defesa atleticana com seu estilo zagueiro-zagueiro. Com o jogador em campo, dificilmente os adversários conseguem invadir a área atleticana.
Campanha em 2013: campeão
Expectativa: Favorito ao título

Moto
Técnico: Edson Porto
Destaque: O meia Felipe, de 21 anos, é um dos poucos remanescentes da temporada de 2013. Apesar da pouca idade, o jogador é a referência do rubro-negro maranhense, principalmente após terminar o ano de 2013 como um dos artilheiros do time, com seis gols marcados.
Campanha em 2013: campeão da Série B do Campeonato Maranhense.
Expectativa: Pode surpreender

Sampaio
Técnico: Flávio Araújo
Destaque: Em sua sexta temporada no Sampaio, o meia Eloir, de 26 anos, é o responsável pela articulação do time, desde a saída da bola da defesa até chegar ao ataque. Além das assistências, o gaúcho também se destaca pelos chutes de longa distância, que costumam virar gols importantes para o Tricolor.
Campanha em 2013: 3º lugar
Expectativa: Favorito ao título

Santa Quitéria
Técnico: Meinha
Destaque: O atacante Augusto, de 22 anos, é a aposta do Santa Quitéria para levar problemas aos adversários, tanto em bolas baixas, quanto em jogadas aéreas.
Campanha em 2013: 7º lugar
Expectativa: Pode surpreender

São José
Técnico: Josué Teixeira
Destaque: O meia Pedro Junior, de 24 anos, será o articulador da equipe ribamarense. Além de atuar como um jogador de criação, também pode jogar na lateral-esquerda, aproveitando seus avanços para cruzar bolas na área.
Campanha em 2013: 8º lugar
Expectativa: Pode surpreender