terça-feira, 27 de maio de 2014

Portuguesa 1x4 Sampaio: na noite de Márcio Diogo, Tricolor goleia

Uillian marcou o primeiro gol do jogo / Foto: Dorival Rosa/Gazeta Press
Jogando fora de casa e com uma noite perfeita de Márcio Diogo, o Sampaio venceu a Portuguesa por 4 a 1 no Canindé. Uillian abriu o placar, enquanto Márcio Diogo fez toda a jogada do segundo gol, marcado por Pimentinha, e marcou o teceiro logo no primeiro minuto do segundo tempo. A Lusa ainda descontou com Serginho cobrando pênalti, mas Edgar garantiu o quarto gol do Sampaio no jogo.

A vitória é a segunda consecutiva do Sampaio, que inicia uma reação na Série B, completa três jogos de invencibilidade e chega aos 11 pontos. Agora o Tricolor volta a campo no próximo sábado, quando recebe o Ceará no Castelão.

O jogo começou e aparentemente a Portuguesa teria um domínio na partida. Com três minutos, a Lusa pressionava, principalmente com seus pontas avançando e arriscando cruzamentos. Mas o chute da intermediária de Uillian foi um balde de água fria e o Sampaio abriu o placar aos cinco minutos.

O Tricolor era melhor em campo até a o time do técnico Marcelo Veiga voltar a equilibrar as ações. Novamente o Sampaio se dedicou ao contra-ataque, enquanto na Portuguesa, Allan Dias, Gabriel Xavier e Serginho invertiam posições no meio, tentando achar espaços para as jogadas.

Márcio Diogo sai da zona central para a direita e comanda a goleada do Sampaio
O Sampaio, quando a Lusa tinha a bola no campo defensivo, pressionava os zagueiros rivais. Quando arriscava um contra ataque, avançava até com seus quatro jogadores de frente. Até que Márcio Diogo avançou pela esquerda, fez boa jogada e a bola sobrou para Pimentinha marcar o segundo do Sampaio.

Logo para o segundo tempo, o técnico Marcelo Veiga tentou mudar a postura da Lusa com a entrada do atacante Eduardo e do volante Renan, enquanto no Sampaio Waldir entrou no lugar de Válber. Apesar disso, logo no primeiro minuto, Márcio Diogo encobriu o goleiro Tom e fez o terceiro do Tricolor.

Apesar da vitória tranquila, aos 35 minutos, Hiltinho cometeu pênalti e foi expulso. Na cobrança da penalidade, Serginho marcou o gol de honra dos donos da casa. Logo no minuto seguinte, Edgar fez o quarto dos visitantes e garantiu a vitória tricolor.

Movimentação de Márcio Diogo contra a Portuguesa
Números do jogo: em uma noite perfeita, Márcio Diogo precisou finalizar apenas três vezes para marcar um gol e foi o fator decisivo para o Tricolor assegurar a vitória fora de casa. Entre os demais jogadores, destaque para Hiltinho, apesar da expulsão e do pênalti cometido, e Eloir. A dupla foi a que mais acertou passes pelo Tricolor, respectivamente, 45 e 36 passes certos.

Maranhense ganha destaque com acesso na Segunda Divisão da Espanha

Gilvan marcou três gols na segunda divisão espanhola
O Eibar virou sensação na Espanha no fim desta temporada, ao conquistar o acesso inédito para La Liga 2014-15. A equipe deixou a terceira divisão somente na temporada passada e foi a grande surpresa na Segunda División, onde confirmou a vaga na elite espanhola após vencer o Alavés por 1 a 0 no último domingo. Um dos destaques nesta conquista é o maranhense Gilvan Gomes, de 30 anos, que joga como meia.

Nascido em Pinheiro e revelado pelo Atlético-MG, onde fez toda sua base, antes de ir para o URT em 2005, Gilvan é pouco conhecido no Brasil. Aliás, em sua terra natal, o meia era conhecido como Esquerdinha.

Gilvan Gomes
No futebol brasileiro, Gilvan teve pequeno destaque somente quando atuou pelo time profissional do Galo, realizando apenas cinco jogos. Ainda em 2005, o jogador foi para a Geórgia, defender o Dínamo Tibilisi. Após uma temporada na equipe, o meia foi para o Zestafoni, onde ficaria até 2009.

No zestafoni, Gilvan conquistou dois títulos: a Copa David Kipiani em 2007-08 e a Super Copa da Geórgia em 2008-09. Ainda pelo clube georgiano, o maranhense realizou dois jogos na Liga Europa 2008-09, a principal competição de sua carreira.

Após três temporadas no Zestafoni, Gilvan foi para o futebol coreano defender o Jeju United. O maranhense ficou pouco tempo em terras asiáticas e foi para Huesca, sua porta de entrada no futebol espanhol na temporada 2009-10. Foram três temporadas no Huesca, como um dos titulares da equipe, com 74 jogos disputados e 12 gols marcados.

Na janela de inverno de 2012, o meia foi para o Hércules, clube pelo qual disputou 36 jogos e marcou cinco gols. Antes do início da temporada 2013-14, Gilvan foi emprestado ao Eibar, recém-promovido para a segunda divisão espanhola. No novo clube, o maranhense realizou 24 jogos e marcou três gols, que ajudaram a equipe a conquistar o inédito acesso para La Liga.

Destaque para um dos gols marcados por Gilvan Gomes, contra o Real Madrid Castilla, onde Willian José joga atualmente. O meia balançou as redes uma vez na vitória por 3 a 0 contra a filial dos Merengues.

Post sugerido por Augusto Kantão