sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Maranhense faz história no Atlético-GO


O volante maranhense Pituca, de 31 anos, pode atingir uma marca histórica no clássico contra o Goiás, neste domingo. O jogador chega à marca de 150 jogos com a camisa do rubro negro goiano.

Pituca revela que espera atingir a marca e também conquistar a vitória frente ao maior rival da equipe. O atleta chegou à equipe em 2006, retornou em 2009 e agora com 149 jogos, disputados pelo Dragão, pode atingir uma marca histórica. Durante sua carreira na equipe goiana, o maranhense marcou dez gols.

O experiente volante começou sua carreira no esporte ainda crinaça. Seu primeiro clube foi o Fasca, time de futsal da cidade de São Luis. Apesar disso Pituca nunca defendeu uma equipe maranhense no futebol de campo. Além do volante, o lateral Weslley também pode atingir a marca dos 150 jogos pelo Atlético-GO.

Caso os atletas alcancem o feito, eles ocuparão a quarta posição entre os jogadores que mais vestiram a camisa do Dragão. Os três primeiro colocados fazem parte do elenco rubro-negro nesta temporada: o meia Lindomar (mais de 300), o goleiro Márcio (179) e o volante Robston (178).

Confira alguns dados sobre o maranhense Pituca:

Nome: Claussio dos Santos Dimas
Nascimento: 08/10/1978, São Luís (MA)
Idade: 31 anos
Altura: 1,86 m
Peso: 75 kg
Clubes: Dom Pedro, Ceilândia, Brasiliense, Atlético, Ponte Preta, Goiás e Paraná
Títulos: 2002 - Campeão da Série C do Campeonato Brasileiro (Brasiliense)
2003, 2004 e 2005 - Tricampeão Brasiliense (Brasiliense)
2004 - Campeão da Série B do Campeonato Brasileiro (Brasiliense)
2007 - Campeão Goiano (Atlético)

Precisa melhorar para avançar


Apesar de ter vencido o São Domingos por 2 a 1 e garantir a classificação, para segunda fase da Copa do Brasil, o Sampaio vai ter de melhorar em alguns setores caso queira seguir na competição nacional. O próximo adversário do tricolor é a boa equipe do Atlético-PR, que com certeza vai dar trabalho aos maranhenses.

No jogo da última quinta-feira, em que era esperado uma equipe ofensiva, o que todos viram foi um time que não sabia sair jogando, errando vários passes e desperdiçando as oportunidades de gol.

Veja uma breve análise do desempenho dos atletas do Sampaio na partida contra o São Domingos:

Rodrigo Ramos: Sem dúvidas um dos responsáveis pela classificação do Sampaio. Nos ataques do São Domingos, o goleiro agüentou o quanto pode e fez grandes defesas no decorrer do jogo.
Fernandinho: Não esteve bem em campo e mostrou que não pode atuar como um lateral que sobe ao ataque. Perdeu várias divididas de bola e deixou o caminho livre para o cruzamento que originaria o gol de empate do São Domingos.
Mimica: Jogou o necessário. Sempre que preciso apertava a marcação em cima dos adversários, apesar de ter dado algumas bobeadas durante a partida.
Mauro Pinto: O xerife da zaga tricolor. Fez uma boa partida anulando vários ataques e contra ataques da equipe sergipana. Um dos melhores em campo.
Eloir: Começou na lateral e depois foi deslocado para o meio campo. Fez uma boa partida, foi um dos responsáveis pelos contra ataques do Sampaio.
André Ramos: Perdeu a oportunidade de abrir o placar no início do segundo tempo e vacilou algumas vezes dentro de campo. Uma atuação razoável.
Marcelo Sá: Se duvidar a pior partida de sua vida. O volante não acertou um único passe e sempre perdia a bola quando ia sair jogando. Foi substituído ainda no primeiro tempo.
Edinho: O capitão tricolor esteve bem em campo. Passes precisos e curtos na hora de armar o ataque. Não começou bem na partida, mas melhorou no decorrer do tempo
Castor: O melhor em campo.Mesmo fora de forma o meia correu, foi ao ataque, marcou e saiu aplaudido. Ainda sofreu um pênalti não assinalado pelo árbitro piauiense.
Selmir: Lento e sem precisão. Foi este o Selmir que atuou nesta partida. Desperdiçou todas as chances de gol que teve e foi substituído ao som das vaias.
Thiago Miracema: Se embolou com a bola, foi individualista e perdeu suas poucas oportunidades de marcar. Até tentou algumas arrancadas, mas nada extraordinário.
Tica: Entrou no lugar de Marcelo Sá, e foi para a lateral. Fez uma boa partida ganhando várias divididas com os adversários.
Kleo: Substituiu Castor no segundo tempo. No primeiro toque na bola, abriu o placar. Dominou o meio campo e realizou bons passes e lançamentos para os atacantes.
Gabriel: Entrou no lugar do apagado Selmir para marcar o gol da classificação. Se não fosse isso teria passado sem notoriedade.

Parabéns à torcida tricolor


Mesmo com a equipe não jogando um bom futebol, a torcida do Sampaio praticamente lotou o estádio municipal Nhozinho Santos. Os torcedores desde os primeiros momentos formaram grandes filas para a compra dos ingressos.

Agora só falta o Sampaio melhorar seu rendimento dentro de campo. Contando com o apoio dos torcedores e um bom time dentro das quatro linhas é capaz do tricolor surpreender o Atlético-PR, na segunda fase da Copa do Brasil. O jogo que será realizado no Nhozinho Santos, ainda não tem data definida pela CBF.

Imperatriz vence e assume a vice liderança


Após o empate em 2 a 2, com o Sampaio, na estréia da Copa União, o Imperatriz venceu o Santa Quitéria por 2 a 0. Os dois gols da partida foram marcados pelo camisa 10 Juninho, agora um dos artilheiros da competição com três gols marcados.

Com a derrota o Santa Quitéria continuou na sétima colocação e o Imperatriz assumiu a vice liderança da competição. O Cavalo de Aço volta a entrar em campo no próximo domingo, às 17h, contra o Nacional. No mesmo dia, o Santa Quitéria enfrenta o JV Lideral, em casa, às 15h45.

Sampaio se classifica na Copa do Brasil


Em um jogo duro e complicado, o Sampaio venceu o São Domingos, por 2 a 1. Com a vitória o tricolor garantiu sua vaga na próxima fase da Copa do Brasil e enfrenta o Atlético-PR, no dia 17 de março.

Na primeira etapa do jogo, o Sampaio não agradou nem um pouco a sua torcida. O time que esperava a equipe do São Domingos recuada, foi surpreendida com um time pressionando e adiantando a marcação.

Selmir e Thiago Miracema perderam as poucas chances que o tricolor teve no decorrer do jogo. O time tricolor errava vários passes no meio de campo e por muitas vezes deixava o ataque da equipe sergipana pressionar no campo de ataque.

O tricolor estava tão pressionado, que em uma falta na primeira etapa,o goleiro Ivan, do São Domingos-SE, arriscou cobrar uma falta, mas sem muito perigo. Com as falhas no meio campo,
Edson Porto, sacou Marcelo Sá e pôs Tica em seu lugar, ainda no primeiro tempo.

As alterações surtiram efeito e logo o Sampaio melhorou em campo, mas não o suficiente para tirar o zero do placar. Fim do primeiro tempo e as duas equipes seguiam no empate sem gol. O resultado, apesar de garantir os maranhenses na segunda fase da competição, não agradava à torcida que lotou o Nhozinho Santos.

Na segunda etapa as duas equipes voltaram a campo sem nenhuma alteração. O Sampaio começava a segunda etapa apresentando um futebol bem diferente do primeiro tempo.

Agora era a vez da equipe tricolor pressionar os visitantes. Com Castor e Edinho comandando as armações das jogadas, o Tubarão da Ilha por vezes chegava ao ataque em velocidade e obrigando ao goleiro Ivan fazer boas defesas.

Mesmo com a relativa melhora, Selmir foi sacado da equipe e saiu, muito vaiado pela torcida, para a entrada de Gabriel. Com a entrada do garoto o time ganhou velocidade e seguiu no ataque.
Aos 22 minutos Kleo entrou no lugar de Castor e em seu primeiro toque na bola, o meia mandou pro fundo do gol, após a bolar sobrar limpa em sua frente. Com a vantagem no placar, a torcida se agitou.

O São Domingos seguia se segurando e apostava nos contra ataques. E a estratégia do Coelho do Agreste deu certo. Aos 35 minutos, Fio recebeu livre na pequena área e empatou o jogo. Com o gol o Coelho do agreste levava a decisão para os pênaltis.

A equipe maranhense sentiu o golpe e ficou acuada, enquanto os sergipanos cadenciavam a partida com varias paralisações. Já no final da partida o Sampaio voltou a subir ao ataque.
Após cobrança de escanteio, a zaga do São Domingos, meteu a mão na bola. O juiz não havia marcado pênalti, mas devido a reclamação dos atletas maranhenses e após checar com o auxiliar, o árbitro piauiense marcou a penalidade máxima.

Com a marcação do pênalti, os atletas sergipanos cercaram o árbitro e deram início a um tumulto. Chegaram a ameaçar sair de campo, pois não aceitavam a decisão da arbitragem. Cerca de 20 minutos após paralisação os jogadores do São Domingos, aceitaram a decisão da arbitragem.

Gabriel foi para cobrança e converteu o pênalti. Após o gol ainda houve mais dois minutos de acréscimo. Mas o Sampaio suportou a pressão e venceu a partida por 2 a 1. Na próxima fase o tricolor enfrenta a equipe do Atlético-PR, no dia 17 de fevereiro.

Ficha técnica
Local:
Nhozinho Santos
Horário: 21h
Arbitragem: Afonso Amorim de Sousa (PI)
Auxiliares: Francisco Machado Gaspar (PI) e Rogério de Oliveira Braga (PI)
Sampaio: Rodrigo Ramos; Fernandinho, Mímica, Mauro Pinto e Eloir; André Ramos, Marcelo Sá, Edinho e Kléo; Thiago Miracem e Selmir. Técnico: Edson Porto
São Domingos-SE: Ivan; Birô, Romão, Val e Nilson; Kemps, Marquinhos, Edinho e Curel; Jajá e Nivaldo. Técnico: Luiz Pondé