segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Moto acerta com três zagueiros, aguarda liberação de atacante e negocia com mais três reforços

Após o anúncio do técnico Bira Lopes, o Moto já acertou com quatro reforços, que devem se apresentar nos próximos dias. Os reforços já acertados com o rubro-negro são os zagueiros Marcão, Frank e Miguel Bazan, além do atacante Zé Maria.

O zagueiro Marcão, de 28 anos, estava disputando o Campeonato Baiano pelo Juazeirense, enquanto que Frank, de 30 anos, estava no futebol mineiro. O argentino Miguel Bazan, de 25 anos, está no Fortaleza desde o início de fevereiro, mas o técnico Nedo Xavier já não conta com o beque, que apesar de ainda integrar o elenco, deve ser liberado nos próximos dias.

Segundo o diretor de futebol Artur Carvalho, Bazan será emprestado pelo Fortaleza, que irá bancar 80% do seus salários, e ficará no Moto até o final do Campeonato Maranhense. Antes de chegar ao Leão do Pici, Bazan atuou na terceira divisão espanhola, pelo Llosetense, onde foi visto pelo técnico Bira Lopes.

Fechando o primeiro pacote de reforços, está o atacante Zé Maria, atualmente no Corintíans-RN e um dos artilheiros do Campeonato Potiguar, com cinco gols. O atacante já chegou à um acerto com a diretoria rubro-negra, mas aguarda a liberação por parte do clube potiguar que está dificultando sua saída.

A diretoria rubro-negra ainda poderá acertar com mais três reforços. Um deles é o goleiro Alex, do Democrata, além do zagueiro Ceará e do meia Rafinha, que também atuam no futebol mineiro.

Bira Lopes é o novo treinador do Moto

Apesar da diretoria anunciar, que o novo treinador seria revelado apenas na próxima quarta-feira (29), o Moto já conhece o seu novo técnico para a disputa do Campeonato Maranhense. Trata-se de Bira Lopes, que antes mesmo da saída de Sandow Feques já vinha negociando a equipe rubro-negra.

Atualmente, Bira Lopes estava parado e o último clube que comandou foi o Corinthians-RN. Além disso, o treinador já passou por vários clubes cearenses, como Guarany de Sobral e Limoeiro, tendo feito também um estágio no Barcelona, onde trabalhou com o atual técnico da equipe catalã, Pep Guardiola.

Bira Lopes já deverá ser apresentado ao elenco rubro-negro até a próxima quarta-feira (2) e, se chegar antes do último treino, deverá comandar o time na partida contra o Viana. Além disso, o treinador comandará as possíveis mudanças no time para o segundo turno, onde a diretoria espera ver a equipe brigando pelo título do turno, para assegurar a vaga na final do Campeonato Maranhense, título que a equipe não conquista desde 2008.

Codó sofre estiramento e está fora do primeiro jogo da Copa do Brasil

O Sampaio não poderá contar com o atacante Célio Codó na primeira partida da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR. O atacante, que ficou fora do jogo contra o Viana, estava com a suspeita de um estiramento, que foi confirmado na manhã desta segunda-feira (27).

Codó deixou o treino da última sexta-feira (23) com dores no músculo adutor da coxa e após os exames desta segunda-feira foi detectado o estiramento de 4cm na coxa. Com isso, o atacante ficará de duas a três semanas longe dos campos.

Com Codó fora do time, Edgar deverá ser mantido entre os titulares para a partida contra o MAC no próximo domingo (4) e também ser efetivado ao time que irá encarar o Atlético-PR no dia 7. O atacante Junior Chicão ainda é dúvida para o clássico Samará.

Cordino deve dispensar jogadores e dirigente nega troca de treinador

A péssima campanha do Cordino no primeiro turno do Campeonato Maranhense, onde o time ocupa a lanterna, com apenas um ponto, pode culminar com a saída do técnico Leandro Lago. Apesar disso, a diretoria confirma que o treinador segue no cargo, mas anuncia que haverá mudanças no elenco do time de Barra do Corda.

Segundo o diretor de futebol Cirley, apesar da situação do time, o técnico Leandro Lago seguirá como técnico do time para o segundo turno do Campeonato Maranhense. Entretanto, o elenco deverá sofrer mudanças, com a saída de alguns jogadores e a contratação de reforços.

Nesta segunda-feira (27), surgiu a informações de que o técnico Paulo Cabrera já foi procurado pela diretoria do Cordino. Entretanto, Cirley negou a possibilidade da troca de treinadores.

“Isso não existe. O Leandro Lago será mantido no time, mas teremos mudanças no elenco. Devemos contratar alguns reforços nos próximos dias e dispensar alguns jogadores”, disse Cirley.

De acordo com as informações, uma lista de dispensa poderá ser anunciada ainda nesta semana pela diretoria do Cordino. Sobre os reforços, ainda não há uma data divulgada para a chegada dos novos jogadores.

Moto negocia com Bira Lopes e Cabrera

Após a saída de Sandow Feques, o Moto segue atrás de um novo treinador para comandar o time no Campeonato Maranhense. Dois nomes já estariam em negociação direta com o rubro-negro, inclusive mantendo contato com a diretoria nos últimos dias.

Um destes nomes é o de Paulo Cabrera, que estava no Bacabal desde 2011 e saiu após a sexta rodada do Campeonato Maranhense. O treinador já teve uma reunião com a diretoria rubro-negra, mas sua possível contratação não foi selada, pois a diretoria também trabalha com um segundo nome.

Este concorrente é Bira Lopes, uma das opções que agrada ao diretor de futebol Artur Carvalho e está sendo especulado desde antes da saída de Sandow Feques. Inicialmente, Bira Lopes se ofereceu ao Papão e agora as negociações seguem com o treinador.

Apesar dos nomes, o diretor de futebol Artur Carvalho disse que o nome de Paulo Cabrera, ainda citando Raimundinho Lopes, estava descartado. Sobre a possibilidade de Bira Lopes, o dirigente não confirmou nenhum acerto, mas considera difícil a vinda do treinador.

O certo é que o nome do técnico deverá ser anunciada somente após o pagamento dos salários do time rubro-negro. Cabrera e Bira Lopes, como supracitado, são as duas primeiras opções da diretoria para comandar o time no restante do primeiro turno e iniciar os preparativos para a disputa do returno, onde a diretoria espera que o Moto chegue à fase de semifinal.

Moto perde três jogadores para encarar o Viana

Após a derrota diante do MAC, o sinal amarelo voltou à acender no Moto. Com apenas dois pontos, o rubro-negro está fora da zona de rebaixamento somente por causa do saldo de gols superior ao do Sabiá.

Sem chances de classificação, a equipe agora briga para terminar o primeiro turno longe da zona de rebaixamento. Para isso, vai encarar o Viana e o Sampaio no encerramento da campanha nesta primeira fase do Campeonato Maranhense.

Para o jogo contra o Viana, na próxima quinta-feira (1), o Papão não poderá contar com o atacante Kleber Pereira e o lateral direito Josivan, ambos suspensos. Além disso, o volante Tim Marcos, que também foi expulso cumpre suspensão.

O técnico interino Paulo César deverá definir os substitutos a partir da próxima terça-feira (28). Com apenas dois pontos, o Moto encara o Viana na próxima quinta-feira, às 20h15 no Nhozinho Santos.

MAC perde zagueiro e volante é dúvida para o clássico Samará

Após vencer o Moto, o Maranhão fará seu segundo clássico na temporada, no próximo domingo (4), quando encara o Sampaio. Para esta partida, o técnico André Baratz não poderá contar com o zagueiro Lucas e o volante Wilian é dúvida para a partida.

Na partida contra o Moto, Lucas recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. Já o volante Wilian foi substituído ainda no primeiro tempo, com uma lesão no púbis.

Wilian ainda será avaliado para saber a gravidade da lesão e caso não possa atuar, a tendência é que Jhonison ganhe uma chance no time. Para a vaga de Lucas, Leandro deve entrar no time, mas há a possibilidade do retorno de Marcelo.

O zagueiro Marcelo está se recuperando de um estiramento na coxa e com isso ficou fora dos últimos quatro jogos. O beque será reavaliado nesta semana, para saber se poderá retornar para o clássico contra o Sampaio.

Sampaio vive “crise” no setor defensivo

Retorno da dupla Mimica e Robinho poderá ser solução
O Sampaio começou a temporada de 2012 com cinco opções na zaga, além de emprestar a dupla que formou a defesa titular de 2011. Mas, o que parecia que não seria preocupação para o time Tricolor na temporada, se tornou uma incógnita, após a lesão de Augusto Luiz e a saída de Renato Martins.

Na apresentação do elenco para a temporada de 2012, o trio Renato Martins, Augusto Luiz e Fabrício Lopes foi uma das novidades no Parque José Carlos Macieira. Mas menos de dois meses após a apresentação, somente Fabrício Lopes está a disposição do técnico Josué Teixeira. Junto com o reforço, o time conta apenas com Johildo e Germano como zagueiro de ofício, além do jovem volante Alex, que também atua improvisado na zaga.

O sumiço de zagueiros no Tricolor ocorre por causa de uma lesão e um pedido de dispensas. O zagueiro Augusto Luiz, que vinha se destacando no time, inclusive garantindo a titularidade, sofreu uma lesão na terceira rodada, no jogo diante do Imperatriz. O que inicialmente era uma lesão que tiraria o beque dos gramados por duas semanas, posteriormente foi constatado como um rompimento nos ligamentos do joelho, o que deixará Augusto Luiz, por pelo menos, seis meses longe dos campos.

Além disso, o zagueiro Renato Martins, que ainda não tinha se firmado no time titular, pediu para sair, alegando problemas pessoais. O atleta foi liberado e agora o Tricolor conta apenas com três zagueiros de ofício e o técnico Josué Teixeira já solicitou a contratação de mais um reforço para o setor defensivo.

Solução “caseira”

Entretanto, a solução para os problemas da defesa do Sampaio podem estar no próprio time, ou pertencer ao Tricolor. Para a Copa do Brasil, a dupla Robinho e Mimica ainda não deverá voltar à tempo, entretanto ambos podem se apresentar antes do início da Série D, na reta final do Campeonato Maranhense.

A dupla titular de 2011 está emprestada ao Santa Cruz-RS, onde Mimica vem sendo titular e Robinho se recupera de uma lesão. O segundo está emprestado somente até o dia 30 de abril e a tendência é que retorne ao Tricolor, assim como Mimica, este com contrato até o dia 30 de maio.

Apesar da possibilidade do retorno dos jogadores para a Série D e para a reta final do Campeonato Maranhense, o Sampaio deverá contratar ao menos mais um zagueiro antes da Copa do Brasil. Nomes são trabalhados em sigilo pela diretoria Tricolor, que ainda não divulgou nenhum provável reforço.

Quatro times brigam por duas vagas na semifinal do primeiro turno

Após a conclusão da sétima rodada, o Maranhão foi a segunda equipe à assegurar a vaga na semifinal do primeiro turno do Campeonato Maranhense. Ainda com duas vagas indefinidas, quatro times jogam suas fichas pela classificação para a semifinal.

Quem está próximo de assegurar a vaga é o Santa Quitéria, que com 11 pontos, precisa chegar somente aos 14 pontos para garantir a vaga. Dessa forma, a Raposa precisa de uma vitória simples diante do Sabiá ou Bacabal.

Já o Viana, não pode tropeçar para depender de suas próprias forças. Com 10 pontos, os vianenses precisam somar no mínimo quatro pontos, nos dois últimos jogos para assegurar a classificação.

Já o Bacabal, ainda não depende de suas próprias forças, mas poderá chegar para a última rodada dependendo apenas de si. Caso vença o Cordino, e o Santa Quitéria tropece diante do Sabiá, as duas equipes brigarão por uma das vagas na semifinal, em jogo que será realizado na última rodada.

Mas além de fazer o dever de casa, o Bacabal precisa torcer para que o Viana não some os quatro pontos nas duas últimas rodadas. Caso isso ocorra, o Leão do Mearim fica sem chances de classificação para a próxima fase.

O Imperatriz é a equipe que está na situação mais delicada, com apenas seis pontos. Para avançar, o alvirrubro precisa vencer os dois últimos jogos e torcer para que o Viana e Bacabal não cheguem aos 12 pontos.