quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Roniery: do JV Lideral para ser um dos melhores da Série B

Roniery: destaque na Série B pelo Paraná
Destaque do Paraná na lateral-direita, Roniery é um dos promissores jogadores da Série B do Brasileirão. Evolução que aconteceu de forma lenta na vida do jogador, apontado como o melhor da posição no torneio e que já estaria inclusive na mira de clubes da Série A, como o Coritiba.

Aos 25 anos, Roniery ainda tem tempo para conquistar espaço em um grande clube do Brasil e já mostrou ser digno de tal confiança. A carreira do lateral-direito começou avassaladora no JV Lideral, onde revezava a titularidade da lateral-direita com Bruno Limão.

Foram duas temporadas no JV Lideral, de onde saiu em 2010 apenas com o título do Campeonato Maranhense de 2009, já que o time abandonou o Estadual do ano seguinte por discordar de atitudes da Federação Maranhense. Do JV Lideral, Roniery desembarcou no Fortaleza em 2011. Foi titular da lateral-direita do Leão do Pici no Estadual e na Copa do Brasil, período em que o time foi comandado por Flávio Araújo. Entretanto o fracasso do Leão no Estadual obrigou a diretoria a reformular o elenco Tricolor, com a demissão de Flávio Araújo e a dispensa de vários jogadores, entre os quais estava Roniery.

No Fortaleza, Roniery foi dispensado após o Estadual
Aos 22 anos e sem clube, a carreira de Roniery dava um passo para trás, apesar de ter feito um Estadual razoável pelo Fortaleza. Após a saída do Tricolor cearense, o lateral-direito passou os seis meses finais daquele ano sem clube e só voltou a campo em 2012, quando acertou com o Sampaio, sendo um dos últimos reforços anunciados pelo Tricolor maranhense no início da temporada.

A volta ao Sampaio foi o reinício para Roniery. Na época, o time comandado por Josué Teixeira contava com Arlindo Maracanã como titular da posição e Roniery entrava no decorrer dos jogos. Entretanto, o treinador foi demitido após o primeiro turno do Campeonato Maranhense, quando o Sampaio foi eliminado nas semifinais e Flávio Araújo foi contratado. A chegada de Flávio Araújo foi fundamental para que Roniery se firmasse de vez entre os titulares.

O novo treinador passou a escalar Arlindo Maracanã como volante deixando a lateral-direita livre para Roniery. Com a velocidade do baixinho no lado dos campos, os adversários não conseguiram parar o Sampaio, que se recuperou do fracasso no primeiro turno, conquistou o título do returno e foi campeão maranhense vencendo o Maranhão na final. Além do título com o Sampaio, Roniery foi eleito o melhor jogador da posição naquela temporada.

Na Série D, Roniery foi fundamental ao Sampaio
Após o Estadual veio outro desafio para Roniery. Na Série D, o lateral baixinho se destacou com sua velocidade, seus cruzamentos e suas tabelinhas com Pimentinha no ataque. O jogador foi peça fundamental na conquista do título invicto da Série D pelo Tricolor maranhense. Com o ano de 2012 perfeito, o Mogi Mirim se interessou no lateral e garantiu o seu empréstimo para a disputa no Campeonato Paulista de 2013.

No Sapo, Roniery chegou, e assim como no Sampaio, assumiu a titularidade da lateral-direita da equipe comandada por Dado Cavalcanti. Roniery ainda não sabia, mas Dado seria fundamental para um outro salto em sua carreira. No Paulistão, o lateral fez boas aparições com o alvirrubro do interior, com 17 partidas como titular.

Após o empréstimo ao Mogi, Roniery retornaria ao Sampaio. Entretanto, Dado Cavalcanti acertou com o Paraná e solicitou a contratação do lateral-direito. A diretoria do Tricolor paranaense atendeu ao pedido do treinador e acertou com Roniery por três anos. Contratação que ajudou o time paranaense a chegar até o terceiro lugar na competição, sendo um dos favoritos para conquistar o acesso para a Série A para 2014.