quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Luciodependência: ASA depende mais de Lúcio Maranhão do que Santos de Neymar

Lúcio Maranhão: 37 gols na temporada pelo ASA
‘O Santos sem Neymar é um Bragantino com fama’. Esta frase já ficou famosa para indicar a dependência do time da baixada paulista pelo atacante do moicano. Entretanto, a dependência do Santos por Neymar é menor do que a ocorre no ASA pelo artilheiro Lúcio Maranhão.

O esquema do time alagoano também ajuda nesta Luciodependência, já que o time arapiraquense costuma jogar no 3-6-1, com o maranhense sendo a única referência do time. Este fator ajudou a construir a boa fase de Lúcio e também a dependência do time por seus gols.

Se o Santos com Neymar é um e sem é outro, o mesmo acontece com o ASA, entretanto em maior proporção. No time paulista, Neymar é o responsável por 36 gols na temporada, enquanto que toda a equipe balançou as redes 111 vezes, o que dá ao atacante 32,34% dos gols santistas na temporada.

No ASA, Lúcio Maranhão responde por 42,5% dos gols alagoanos, quase a metade dos 87 tentos saíram dos pés do atacante. Com 37 gols na temporada, somente 50 não foram marcados pelo maranhense no Fantasma das Alagoas.

A dependência pelo atacante ficou clara logo no Campeonato Alagoano. Dos 48 gols marcados pelo ASA, 43,75%, ou seja 21 gols, foram anotados por Lúcio Maranhão. Na Copa do Brasil, o atacante deixou de marcar somente em um jogo e fez três dos seis gols alagoanos.

Na Série B, Lúcio Maranhão briga pela artilharia da competição e já chegou aos 13 gols. Este número representa 39,3% dos 33 gols marcados pelo ASA na competição.