sexta-feira, 8 de junho de 2012

Os números do Campeonato Maranhense de 2012

Que o Sampaio é tricampeão maranhense todo mundo já sabe, mas e os demais destaques? Quem foi o artilheiro, o time que mais venceu, o melhor ataque? Todos esses detalhes vamos trazer na relação abaixo, com os melhores e piores do Campeonato Maranhense de 2012.

Sampaio também dominou os números do Estadual
Melhor ataque: Sampaio (55 gols)
Pior ataque: Sabiá (19 gols)
Melhor defesa: Viana (23 gols)
Pior defesa: Maranhão (40 gols)
Artilheiros: Ulisses (Cordino), 16 gols; Rogério (Viana), 13 gols; Célio Codó e Edgar (Sampaio), 11 gols; Cleitinho (Sampaio), 11 gols
Ulisses, artilheiro com 16 gols
O time que mais fez gols contra: Moto (3 gols)
O jogador que mais atuou: Rodrigo Ramos (Sampaio) , 25 jogos com 2.325 minutos em campo
O 12º jogador: Zé Maria (Viana), entrando no decorrer de 14 jogos com 732 minutos em campo
Quem mais ganhou pênaltis: Viana (5)
Quem mais teve pênaltis contra: Moto (4)
Os artilheiros dos pênaltis: Rogério (Viana) e Kleber Pereira (Moto), 3 gols
A muralha dos pênaltis: Baby (2)
Maior goleada: Santa Quitéria 6x0 Imperatriz – 12/02
O resultado mais repetido: 1 x 0, 17 vezes
O árbitro que mais trabalhou: Robson Martins Ferreira, 18 jogos, sendo quatro como reserva
O árbitro que mais amarelou: Robson Martins Ferreira, 82 amarelos (média 5,8)
O arbitrou que mais expulsou: Mayron Frederico dos Reis Novais, 10 vermelhos (média 0,83)
O maior público: 9.591, Sampaio 2x1 Maranhão (07/06)
O menor público: 129, Sabiá 2x1 Viana (22/04)
O melhor mandante: Sampaio (31 pontos,10 vitórias, um empate e duas derrotas)
O pior mandante: Bacabal (12 pontos, duas vitórias, um empate e seis derrotas)
O melhor visitante: Sampaio (25 pontos, sete vitórias, quatro empates e duas derrotas)
O pior visitante: Sabiá (três pontos, três empates e seis derrotas)

CBF tenta cassar liminares de Brasil-RS e Treze para iniciar as Séries C e D

A bola já devia estar rolando nas Séries C e D desde o dia 27 de maio, mas duas liminares em prol do Treze e Brasil-RS, dando aos times vagas na Série C, obrigou o STJD a pedir a suspensão do início das competições. Desde então, rumores e pressões por parte da CBF aos clubes tem acontecido para que estes desistam das ações na Justiça Comum.

Entretanto, tanta pressão ainda não surtiu efeito e a CBF tentará a cassação das liminares dos clubes. Além do Brasil-RS e Treze, a liminar em prol do Araguaína também está na mira. Somente com a queda das liminares é que poderemos ter uma expectativa sobre as competições.

Nos bastidores, presidentes de clubes e federações estão otimistas. Já se fala na possibilidade do início das Séries C e D no dia 17 de junho, com quase um mês de atraso. Enquanto isso, a preocupação com os prejuízos é comum à todos os dirigentes de clubes das duas últimas divisões do futebol brasileiro.

Sampaio Tricampeão incontestável

O Sampaio já havia vencido o primeiro jogo por 3 a 0 e podia perder por até três gols de diferença para conquistar o tricampeonato maranhense. O Maranhão tentou assustar, saiu na frente, mas errou e não conseguiu manter o ritmo. Virada Tricolor, com direito a gol de Edgar por cobertura, no melhor estilo Messi, para assegurar o 31º campeonato maranhense e a hegemonia Estadual da equipe.

O tricampeonato que veio após o susto no primeiro turno e a troca de treinadores. Saiu Josué Teixeira e chegou Flávio Araújo. O cearense, em 15 jogos disputados ainda não sabe o que é uma derrota, empatou apenas quatro jogos e conquistou 11 vitórias.

Neste período foram 36 gols marcados e apenas 14 sofridos. Algumas mudanças no time, como o deslocamento, praticamente definitivo, de Arlindo Maracanã da lateral-direita para atuar como volante e a titularidade de Roniery no setor.

Deu certo. Rodrigo Ramos voltou a fazer bons jogos, Codó, mesmo sem estar em dias inspirados, mandou a bola para a rede. Não tinha como evitar. Depois do tricampeonato em 1990, 91 e 92, o Tricolor agora repete o feito em 2010, 11 e 12. E deixa a expectativa do tão esperado acesso para a Série C.