sábado, 11 de dezembro de 2010

Quem disse que os clubes maranhenses não têm patrocinadores?

Nos últimos dias a questão de patrocínio aos clubes maranhenses vem sendo bastante debatida. A principal razão é para que os clubes não paguem para jogar, uma vez que estes, teoricamente, não possuem patrocínios.

Entretanto um fato chama bastante a atenção. No campeonato maranhense de 2010, quatro equipes entraram em campo com suas camisas estampando marcas conhecidas do dia a dia do povo maranhense.

O Sampaio, do presidente Sérgio Frota, desde o início do ano vem disputando seus jogos com a marca da HCG estampada em seus uniformes. Outro clube, que tem a camisa vendida é o Mac, que trouxe na camisa as marcas da Água Sanitária Jesus, Construtora João Vicente e da editora FTD.

Ainda entre os clubes de São Luis, vem o Iape, que durante o campeonato maranhense trouxe a Prefeitura de São Luis como destaque em sua camisa. Fechando a lista dos clubes “patrocinados” vem o Imperatriz. O Cavalo de Aço sempre trouxe em sua camisa a logomarca do Café Viana, em 2010.

Com base nestes fatos, fica a pergunta no ar: Estes clubes nunca receberam um centavo destas empresas? Eles cediam o espaço na camisa de forma gratuita?

Digo isso, pois todos reclamam da falta de patrocínio, os dirigentes dizem que tiram do próprio bolso para bancar as despesas dos clubes. E agora, como dizer para onde ia o dinheiro desses “patrocinadores”.

Concordo que para o futebol os clubes precisam de uma quantia considerável de dinheiro, mas falar que não houve patrocínio, nos casos aqui citados é uma mentira. Entretanto, os times do interior, e o São José foram as equipes que não tiveram nenhum patrocinador na temporada de 2010.

Confira a lista dos clubes que possuem patrocínio e os que jogam de camisa limpa

Patrocinados – Sampaio, Iape, Mac e Imperatriz
Camisa limpa – Santa Quitéria, Viana, Nacional, Bacabal e São José

Siga o Blog no Twitter

Atraso no campeonato maranhense prejudica a todos

Sem nenhuma definição sobre o inicio do campeonato maranhense de 2011, principalmente por causa da falta de patrocínio, os clubes do estado devem ficar parados até março. E ainda há o risco de nem ocorrer o campeonato estadual no próximo ano, pois a realização da competição dependerá de patrocínio, como supracitado.

Esta indefinição, não prejudicará somente ao Iape, que disputará a Copa do Brasil, ou ao Sampaio, que disputará a Copa do Brasil e a Série D. Todos os clubes maranhenses serão efetivamente prejudicados.

Pegando como exemplo a Copa União, que revelou o atacante Junior Chicão, na época no Bacabal, e o campeonato maranhense deste ano, que teve como revelação o jovem atacante Cleilton, de apenas 19 anos, do Iape, com o atraso do estadual, os clubes não terão como expor os seus jogadores.

Tal exposição pode até render lucros, como vem acontecendo com o JV LIderal. Mesmo sem disputar o campeonato maranhense de 2010, o time ainda colhe frutos do bom elenco montado em 2009, mas uma hora esta fonte vai secar.

Sem ter como revelar jogadores e com os clubes parados, a realidade é que o futebol maranhense afunda cada vez mais. A FMF não move uma palha para ajudar aos times, e como o presidente da entidade, Alberto Ferreira, já declarou que a entidade não vai fazer nada, apenas vai esperar a decisão dos clubes e quando eles quiserem o campeonato a tabela será organizada e tudo será definido.

Este tipo de posicionamento da FMF mostra o quanto nosso futebol conta com o apoio da federação.

Além disso, Sampaio e Iape provavelmente farão o primeiro jogo da temporada na Copa do Brasil. Ou seja, as duas equipes vão para a segunda competição de maior importância, no cenário nacional, sem saberem das condições de jogo dos seus atletas. Digo isso porque, pois por mais que realizem amistosos, o atleta não correrá risco de se lesionar e nem se esforçará ao máximo, diferentemente de um jogo oficial.

Siga o Blog no Twitter

Cruzeiro-MG interessado em atacante e volante do Sampaio

Célio Codó está na mira de vários clubes / Foto: Bruno Alves
O atacante Célio Codó, já recebeu proposta do futebol sul coreano, está sendo pretendido pelo futebol paulista e também pelo Cruzeiro-MG. O atleta, que foi titular do Sampaio no início da temporada, tem despertado o interesse de vários clubes e dificilmente permanecerá no tricolor em 2011.

De acordo com o site oficial do Sampaio, além do atacante, o time celeste também tem interesse no volante Eloir. Entretanto, até o momento, as negociações com os mineiros seriam apenas especulações.

Siga o Blog no Twitter

Atacantes do Sampaio devem ir para o futebol paulista

Os atacantes, Célio Codó e Thiago Miracema, não devem defender a camisa tricolor em 2011. Pelo menos é que informa o presidente do clube, Sérgio Frota, que afirmou estar negociando os dois jogadores com o Ituano-SP.

De acordo com o mandatário a negociação está sendo feita diretamente com o diretor de futebol do clube, o ex-jogador Juninho Paulista. O acordo já estaria em fase final e praticamente tudo acertado para os dois atacantes deixarem o clube na próxima temporada.

Thiago Miracema e Célio Codó foram titulares na maior parte da temporada de 2010. Entretanto, no final da temporada a dupla caiu de desempenho e não vinha agradando ao técnico Sandow Fecques e a torcida tricolor.

Com a provável saída da dupla, quem pode ganhar uma chance é o atacante Junior Chicão, que foi artilheiro da Copa União, com 14 gols anotados pelo Bacabal. Desde que chegou ao Sampaio, o atacante ainda não teve muitas oportunidades em campo e por causa disso não repetiu o bom desempenho que teve com a camisa do Bacabal.

Quanto a situação do atacante Wescley, artilheiro do tricolor no campeonato maranhense, ainda não há nada definido. De acordo com Sérgio Frota, a indefinição ocorre por causa de empecilhos colocados pelo empresário do atleta, que quer levá-lo de volta para o futebol cearense.

Siga o Blog no Twitter

JV Lideral manda mais um jogador para o futebol cearense

Depois de mandar o zagueiro Fagundes, o lateral Daniel Barros e o volante Vagno Pereira para o Gararany-CE, o JV Lideral cedeu mais um jogador para o futebol cearense. A bola da vez é o lateral Roniery, que acertou com o Fortaleza-CE, para a disputa do campeonato cearense de 2011.

Com estas transferências, o JV Lideral já cedeu até o momento, sete jogadores para clubes de fora do Maranhão. O atacante Valdanes, que defendeu o Imperatriz no campeonato maranhense foi emprestado ao Chapecoense-SC, e os jovens meias Adriano e Alex, ambos de 18 anos, foram emprestados ao Cincão-PR, novo clube da cidade de Londrina.

Siga o Blog no Twitter