quarta-feira, 20 de junho de 2012

Expressinho garante classificação, Americano vence e Moto empata no Maranhense Sub-18

A etapa de São Luís já tem o seu primeiro classificado para a fase decisiva do Campeonato Maranhense Sub-18. O Expressinho venceu o Maranhão por 2 a 1 e assumiu a liderança do grupo E, com seis pontos, garantindo a vaga na próxima fase da competição.

Para garantir a classificação, o Expressinho contou também com o empate entre Moto e Boa Vontade, em 1 a 1.

No grupo D, o Americano venceu o São José, por 3 a 0 e ficou próxima da classificação, enquanto que o Peixe Pedra segue na lanterna sem pontuar. No outro jogo do grupo, Babaçu venceu o São Luís por 2 a 1 e chegou aos três pontos.

Confira os resultados da etapa São Luís do Campeonato Maranhense Sub-18

Babaçu 2x1 São Luís
São José 0x3 Americano
Moto 0x0 Boa Vontade
Maranhão 1x2 Expressinho

Etapa São Luís
Grupo D
1 - Americano - 6pts
2 - Babaçu - 3pt (4)
------------------------
3 - São Luís - 3pts (2)
4 - São José - 0pt

Grupo E
1 - Expressinho - 6pts
2 - Maranhão - 3pts
--------------------------
3 - Moto - 1pt (-1)
4 - Boa Vontade - 1pt (-3)

Série D começa com um mês de atraso, mas Série C segue suspensa

Uma guerra de liminares e o início das Séries C e D suspensos, desde o dia 26 de maio. Reuniões e mais reuniões, além de ameaças e especulações, e a luta solitária do Treze, que alega ter direito a uma vaga na Série C e muitas indefinições. Mas nesta quarta-feira, a briga, ao menos na Série D, chegou ao fim e a competição começará neste fim de semana.

A Série D teve o início liberado após o presidente do STJD, Rubens Aprobatto, aceitar o pedido do Santo André, para o início imediato da competição, já que não havia mais nenhum clube com liminar na divisão. No momento, o Treze, que não disputará a Série D, é o único que continua brigando por uma vaga na Série C pela Justiça Comum.

Por causa da posição do Treze, a Série C segue com início indefinido pela CBF. A competição poderá começar somente quando o clube paraibano for punido pela CBF ou perder a liminar que lhe garante a vaga na Série C.

Libertadores Sub-20 e a globalização do futebol na base

Hoje melhor jogador do mundo, Messi chegou ao Barcelona com apenas 14 anos e nunca jogou uma partida profissionalmente na Argentina. No intuito de tentar o mesmo acerto dos blaugranas, o Real Madri contratou em o jovem argentino Coira, de sete anos, já visto como um “novo Messi”.

Mas o Barcelona, em suas canteras ainda tem mais exemplos de promessas estrangeiras, como é o caso dos brasileiros Rafinha e Thiago Alcântara, ambos já no time principal. Mas os blaugranas não satisfeitos já contrataram o brasileirinho Artur, de apenas seis anos, além de outras promessas como o francês Theo Chendri, de apenas 15 anos.

Aliado a tudo isso, cada vez mais cedo começa a disputa entre grandes clubes por jovens talentos. E como supracitado, cada vez mais os clubes vão buscar promessas além de seus territórios para as equipes. Um bom exemplo disso pode ser observado na Libertadores Sub 20, que está sendo disputada no Peru.

A competição envolve 16 clubes, com atletas entre 16 e 20 anos. Destes, quatro times apresentam estrangeiros em seus elencos. Seguindo o exemplo europeu, o Atlético de Madri, convidado pela Conmebol, é o que mais apresenta estrangeiros no time, com seis jogadores. O Defensor possui quatro estrangeiros, enquanto River Plate e Blooming apresentam juntos, somente três jogadores estrangeiros.

Quem são e de onde são os estrangeirinhos da Libertadores Sub-20?
Um total de 13 jogadores de outras nacionalidades diferente de seus times, destes, cinco são brasileiros. No Defensor, dos estrangeiros, além do colombiano Mosquera (19 anos) os outros três são os tupiniquins Gilnei (19 anos), Preto Costa (20 anos) e Felipe Conceição (18 anos). No Atlético de Madri, Elbis (19 anos) e o titular Lucas (20 anos) carregam a bandeira verde-amarela, acompanhados do senegalês Ndoye (20 anos), o camaronês Stephane (20 anos),o ganês Asamoah (18 anos) e o tunisiano Kaabi (18 anos).

O Defensor possui o estrangeiro mais novo, o costa-riquenho Denis Pinto, de apenas 16 anos. Já as duas promessas internacionais do River Plate são da Colômbia e Equador, respectivamente, Eder Alvarez (19 anos) e Juan Cazares (20 anos).

Porque isso acontece?
Jogadores tão novos e indo tentar a sorte em outros países. O intercâmbio entre países Sul Americanos é até compreensivo, devido à proximidade entre os países, além da facilidade linguística.

No caso do Atlético de Madri, a facilidade do idioma também pesa a favor do clube espanhol, mas as razões vão, além disso. Com a crise europeia e os clubes com pouco dinheiro para contratar reforços, a solução é buscar jovens talentos na base e daí surge a importação dos novos jogadores.

Confira a lista dos jogadores estrangeiros na Libertadores Sub-20

Defensor – Uruguai
Gilnei – Brasil – 19 anos
Preto Costa – Brasil – 19 anos
Felipe Conceição – Brasil – 19 anos
Mosquera – Colômbia – 20 anos

Blooming – Bolívia
Denis Pinto – Costa Rica – 16 anos

River Plate – Argentina
Eder Alvares – Colômbia – 19 anos
Juan Cazares – Equador – 20 anos

Atlético de Madri – Espanha
Asamoah – Gana – 18 anos
Kaabi – Tunísia – 20 anos
Stephane – Camarões – 20 anos
Elbis – Brasil – 19 anos
Lucas – Brasil – 20 anos
Ndoye – Senegal – 20 anos