quinta-feira, 15 de abril de 2010

JV Lideral perde, mas é campeão do primeiro turno

Sampaio e JV Lideral voltaram a se enfrentar nesta quinta-feira, 15, pela segunda partida da final do primeiro turno. O tricolor terminou com a invencibilidade do Tratorzão, mas a vitória por um único gol não foi o suficiente para garantir o título ao Tubarão.

Com a conquista do título, simbólico, o JV Lideral garantiu sua vaga na final da Copa União, e caso seja campeão, também no segundo turno, a equipe se consagra a primeira campeã da nova competição do Maranhão e garante uma vaga na Copa do Brasil de 2011.

O Sampaio entrou em campo precisando da vitória, mas quem teve a melhor oportunidade dos primeiros 15 minutos foi o JV Lideral. Valdanes, entrou na área e foi derrubado por Eloir, o juiz sem titubear assinalou a penalidade. O próprio Valdanes foi para a cobrança, mas bateu mal e mandou por cima do gol.

Mesmo estando melhor em campo, não foi o Tratorzão que saiu abriu o placar. Em um contra ataque bem armado, o Sampaio avançou pelas laterias, a bola ficou viva na grande área e o atacante Gabriel aproveitou para abrir o placar e marcar seu primeiro gol na competição.

Apesar de estar vencendo o jogo por 1 a 0, o tricolor ainda precisava de mais um gol para tirar o título do JV Lideral. Mas a missão do Tubarão ficou mais complicada após o gol, pois o volante André Ramos cometeu falta dura em Valdanes e foi expulso.

Fim de primeiro tempo, e mesmo perdendo por 1 a 0, o Tratorzão ia ficando com o título do primeiro turno da Copa União, o que garantia ao time uma vaga na final da competição.

Se no primeiro tempo o Sampaio ficou com um a menos, o número de jogadores ficou igual logo no começo da etapa final. O zagueiro Joel, que já tinha amarelo, cometeu falta em cima de Gabriel, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Com o número de jogadores igualados, o jogo ficou um pouco mais complicado.

As duas equipes chegavam bastante ao ataque, mas não conseguiam chegar ao gol. Depois do aparente equilíbrio, o Sampaio começou a pressionar o JV Lideral, sem sucesso. Aproveitando o descuido da defesa tricolor, o lateral Jefferson arrancou pela esquerda e chutou com perigo, mas a bola saiu pela linha de fundo.

O tricolor seguia procurando a chance para fazer o segundo gol, mas já nos minutos finais teve o atacante Thiago Miracema expulso de campo. Fim de jogo, e mesmo com o Sampaio acabando com a invencibilidade do JV Lideral, o Tratorzão ficou com o título do primeiro turno da Copa União.

Arlindo Azevedo define a equipe para o returno

O técnico Arlindo Azevedo já definiu qual será o time do Mac, para a partida contra o Nacional, válida pela primeira rodada do returno da Copa União. Diferentemente do que o treinador cogitou, que a equipe jogaria no 4-4-2, o time atleticano vai para campo no 3-5-2.

Três, dos quatro contratados, devem estrear já neste sábado. O meia Richardson segue no departamento médico, se tratando de uma contusão que sofreu durante os treinamento do período de preparação, e é desfalque certo para o primeiro jogo do returno.

Marquinhos que voltou ao Mac, depois de passagens pelo Mogi Mirim-SP e pelo URT-MG, entrará na vaga deixada por Richardsom. O meia, que será o responsável pela criação das jogadas de ataque da equipe, vai ser legalizado nesta sexta-feira, 16, junto a FMF.

Na zaga, Diego Lindenberg, que já passou pela equipe no início de 2009, está confirmado. Arlindo Azevedo confia no atleta para ser o xerife da defesa atleticana, que foi um dos problemas da equipe no primeiro turno. Diego jogará com Deivid e Leandro na linha defensiva.

Esta nova zaga do Mac já foi testada nos amistosos contra o Americano e o Madureira, time amador do Bom Jesus. A atuação agradou ao técnico Arlindo Azevedo, tanto que está mantida para o jogo contra o Nacional.

No coletivo da última quarta-feira, 14, a equipe foi armada com a escalação que vai para o jogo diante do Nacional. Azevedo não tem mais nenhuma dúvida sobre a escalação, que está confirmada com Raimundão, Deivid, Diego Lindemberg e Leandro; Denílson, Francisco Júnior, Raí, Marquinhos e Raimundinho; Edgar e Ricardo.

Pitacos da rodada – JV Lideral x Sampaio


Chegamos a final do primeiro turno da Copa União e coincidentemente um filme reprisado da decisão do estadual de 2009. Naquela ocasião o JV Lideral levantou a taça de campeão e deixou o Sampaio com sede de vingança.

A situação de hoje é um pouco parecida, mas o campeão só garante uma vaga na decisão da Copa União. Mas voltando ao jogo entre JV Lideral e Sampaio. É inegável o favoritismo do Tratorzão, afinal uma campanha com dez vitórias, dois empates e nenhuma derrota é de fazer inveja a qualquer time. Sem contar o status de melhor ataque da competição, 32 gols marcados, e tem os dois artilheiros do certame, Toninho e Valdanes, que atormentam as zagas adversárias.Para finalizar a folga do JV Lideral, o time pode perder por até um gol de diferença que conquista o título do primeiro turno.

Mas nem tudo é um paraíso para o time. Daniel Menezes e Fagundes, a dupla de zaga titular, foram expulsos na primeira partida e cumprem suspensão. Além disso o meia Pelezinho, um dos principais destaques da equipe, deslocou o ombro e está fora do jogo. Com isso entram Joel e Jackson para fechar a zaga e Kelson entra no meio campo.

No Sampaio a situação é bem mais complicada. O time sofre com vários desfalques e perdeu seu homem gol, Célio Codó, que foi expulso no primeiro. Além disso está sem o lateral Dailson, que também cumpre suspensão, o principal armador das jogadas de contra ataque da equipe pela direita.

No ataque o Sampaio contará com a volta de Thiago Miracema, que já se recuperou de lesão, além do lateral Fernandinho e do zagueiro Johildo. O time deve voltar a jogar no 3-5-2, esquema que tem usado com mais freqüência desde a chegada de Valter Ferreira ao comando da equipe.

Minha aposta para esta final fica com o JV Lideral. O time fez a melhor campanha disparada do primeiro turno, tem os artilheiros e o melhor ataque da competição.
Mesmo com o Sampaio tendo o goleiro Rodrigo Ramos, que faz defesas incríveis, e a zaga menos vazada do certame, será uma missão bastante ingrata tentar parar o Tratorzão jogando em seus domínios. Além disso, o tricolor precisaria vencer por dois gols de diferença para ficar com o título.

Mas mesmo assim o jogo tem tudo para ser bastante equilibrado, a exemplo da partida de ida. Meu palpite fica na diferença mínima pro Tratorzão. JV Lideral 2x1 Sampaio.

JV Lideral vai com zaga reserva para final

O JV Lideral perdeu a sua dupla de zaga titular, Daniel Menezes e Fagundes, para a partida de volta, da final do primeiro turno da Copa União. Sem os dois titulares, a solução, encontrada pelo técnico Sandow Fecques, foi utilizar os reservas.

Para compor a zaga entrarão em campo Joel e Jackson. O time não deverá mudar o seu estilo de jogo, mas Vagno deve jogar um pouco mais recuado, em relação ao primeiro jogo.

Para ser campeão do primeiro turno, o Tratorzão pode até perder por um gol de diferença, pois venceu o primeiro jogo por 2 a 1 e tem a melhor campanha da fase de classificação. Vale lembrar que até o momento o JV Lideral ainda não perdeu na Copa União. Dos 12 jogos que disputou, a equipe venceu dez e empatou apenas dois, um deles contra o Sampaio, na ocasião ficou no 0 a 0.

Thiago Miracema volta ao ataque do Sampaio

Depois de três semanas afastado dos campos, por conta de uma lesão no punho, o atacante Thiago Miracema vai voltar aos gramados. Seu retorno acontece justamente no momento em que o time está sem um nome de referencia no ataque, já que Célio Codó está suspenso e o atacante Selmir foi dispensado, pois não rendeu o esperado.

O atacante é a esperança de gols para o tricolor na noite desta quinta-feira, na partida contra o JV Lideral. Miracema já treinou com o restante do elenco, na tarde da última quarta-feira e marcou dois gols, o que animou o técnico Valter Ferreira.

Na segunda partida da final do primeiro turno, o Sampaio precisa vencer o JV Lideral por, no mínimo, dois gols de diferença para poder levantar o caneco. Para a partida desta quinta-feira, o ataque tricolor contará com Thiago Miracema e Gabriel.

Novos contratados já podem estrear pelo Moto

O Moto registrou, na última quarta-feira, 15, o volante Daniel Bruder, o goleiro Eufrásio e o zagueiro Paulo Sérgio, junto a FMF. Os três atletas ganharam condições de jogo e podem realizar suas estréias no próximo sábado, contra o Santa Quitéria pela primeira rodada do returno da Copa União.

O zagueiro Paulo Sérgio, de apenas 20 anos, passou pelas categorias de base do Internacional-RS e agora defende as cores do rubro negro maranhense. O atleta não esconde a ansiedade de jogar pelo seu novo time e está trabalhando principalmente a parte física. “Ainda estou recuperando minha condição física, mas espero jogar sábado”, disse Paulo Sérgio.

Nesta quinta-feira, 15, a equipe rubro negra realiza um coletivo, onde começará a ser definido o time que vai para o jogo contra o Santa Quitéria, e na sexta-feira, 16, entra em regime de concentração para o jogo de sábado.

Mais mudanças na tabela do returno

Depois de antecipar a rodada dupla (Moto x Santa Quitéria; Mac x Nacional), que aconteceria no próximo domingo, 18, para o sábado, 17, a FMF realizou novas alterações na tabela da primeira rodada do returno.

Agora os jogos entre Imperatriz x Sampaio e Bacabal x Iape, não tiveram o dia alterado, sendo mantidos no domingo, mas sofreram alteração no horário. As partidas, que começariam às 17h, foram adiadas para as 19h. O jogo de Viana x JV Lideral, o único que não teve nenhuma alteração e será realizado no domingo às 15h45.

De acordo com José Alberto, diretor técnico da FMF, as alterações foram realizadas para fugir da concorrência dos jogos decisivos do campeonato paulista e do campeonato carioca. Confira as datas e horários dos jogos, depois das alterações:

17/04 – Sábado
17h – Moto x Santa Quitéria
19h – Mac x Nacional

18/04 – Domingo

15h45 – Viana x JV Lideral
19h – Imperatriz x Sampaio
19h – Bacabal x Iape