quinta-feira, 12 de junho de 2014

Brasil 3x1 Croácia: após o susto, Oscar e Neymar resolvem

Oscar e Neymar comandaram o Brasil contra a Croácia
Nervosismo, susto, empate e virada. Assim foi a estreia do Brasil diante do Croácia, com a vitória por 3 a 1. Vitória também de Oscar, fundamental na direita para criar boas jogadas, o passe do empate e marcar o gol que garantiu o triunfo brasileiro.

Nos primeiros 20 minutos, aparentemente sentindo o nervosismo da estreia, a Seleção Brasileira não conseguia trabalhar a bola. A novidade do time ficou por conta de Oscar na direita, Hulk na esquerda e Neymar jogando centralizado, com mais liberdade para se movimentar. A Croácia, armada no 4-4-1-1, com Jelavic isolado no ataque, enquanto Kovacic aparecia para fazer a função de segundo atacante.

O time do técnico Nico Kovac também se defendia com duas linhas de quatro, dificultando a chegada do time brasileiro. O primeiro gol veio com uma falha de Daniel Alves, que foi ao ataque e ficou sem cobertura na direita. Olic avançou e fez o cruzamento rasteiro, que tocou em Marcelo antes de morrer no gol.

Oscar pela direita foi fundamental para a virada brasileira na estreia
A partir dos 20, com Paulinho se apresentando mais e arriscando, o Brasil melhorou e aos poucos chegava no caminho do gol. Até que aos 28, Oscar saiu da direita para brigar pela bola, tocou para Neymar, que com sua genialidade empatou o jogo. Após o gol, o Brasil seguiu melhor. Antes do fim do primeiro tempo, Hulk voltou a aparecer pela direita, mas sem tempo para fazer muita coisa. O goleiro Pletikosa, com boas defesas, ainda foi um dos responsáveis pelo empate na primeira etapa.

No segundo tempo, a Croácia voltou explorando principalmente o lado direito, com as subidas de Olic. O Brasil voltou a melhorar após as saídas de Paulinho e Hulk para Hernanes e Bernard entrarem no jogo. Apesar disso, a virada veio com Neymar aproveitando um pênalti inexistente assinalado a favor do Brasil.

Nos minutos finais, Oscar, melhor jogador em campo, que já havia voltado a faixa central do campo, aproveitou um contra ataque, para fazer o terceiro e garantir a vitória brasileira por 3 a 1. Triunfo, que apesar da pequena diferença no placar, se torna um excelente resultado e também mostra que a Croácia pode ser uma das surpresas na Copa.