segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bacabal e Sampaio ficam no empate

Na noite desta segunda-feira (14), Sampaio e Bacabal empataram em 1 a 1 no Correão. O Leão saiu na frente com Léo Paraíba ainda no primeiro tempo, e somente no segundo tempo Germano fez o gol de empate do Tricolor.

Logo aos sete minutos, o Bacabal saiu na frente com Léo Paraíba fazendo de cabeça. Após o gol o Sampaio fez pressão tentando o empate, mas não conseguiu o gol e o jogo voltou a ficar equilibrado e a etapa inicial terminou com a vitória parcial do Leão do Mearim.

Na etapa final o Sampaio foi melhor, mas o Bacabal sempre que podia assustava. O Tricolor pressionava em busca do gol do empate e ainda viu Mimica testar uma bola no travessão de Flauberth, até que aos 39, Germano deixou tudo igual, decretando o placar final do jogo.

Com o resultado o Sampaio se mantém na terceira posição, com oito pontos, enquanto que o Bacabal segue na sétima posição com cinco pontos. As duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira (17), quando o Tricolor encara o São José e o Leão do Mearim recebe o Moto no Correão.

Santa Quitéria vence o Imperatriz e reassume a liderança

Na tarde desta segunda-feira (14), o Santa Quitéria venceu o Imperatriz por 2 a 1 no Rodrigão. Com o triunfo a Raposa voltou à liderança do returno da Copa União, enquanto que o Cavalo de Aço definitivamente ficou sem chances de classificação.

Alex e Zé Maria marcaram os gols que garantiram o triunfo para o Santa Quitéria. O Imperatriz ainda descontou com Rubsen, cobrando pênalti.

Com o resultado o Santa Quitéria foi aos 12 pontos, reassumindo a liderança, enquanto que o Imperatriz segue na lanterna com apenas um ponto. As duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira (17), quando a Raposa encara o MAC no Nhozinho Santos, e o Cavalo de Aço, já eliminado, encara o Cordino no Leandrão.

Paulo Cesar é o novo técnico do Moto

Paulo Cesar terá o primeiro desafio como treinador
Após a reunião da tarde desta segunda-feira (14) com o técnico Oliveira Canindé, a diretoria do Moto aceitou a saída do treinador e já anunciou o novo comandante do Papão para o restante da Copa União. O meia Paulo César, que atuou em alguns jogos, agora comandará a equipe no banco de reservas e será auxiliado por Tião Scarpino.

Paulo Cesar já havia se aposentado em 2010, mas aceitou o desafio no Moto nesta Copa União. Fora dos últimos jogos, o meia mais uma vez abandona os gramados e terá seu primeiro desafio como treinador, mas que poderá ser bem curto.

Com apenas cinco pontos o Moto é o sexto colocado e terá mais dois jogos pela frente. O rubro-negro ainda tem chances de classificação para as semifinais do returno, mas precisa vencer os jogos contra Bacabal e Sampaio, além de torcer por tropeços dos adversários na busca por uma vaga no G4.

Torcedores lançam museu virtual do Sampaio

Se os clubes não preservam ou resgatam a sua história, os torcedores maranhenses cada vez mais tomam iniciativas nesse intuito. A última novidade é o museu virtual do Sampaio, uma página no Facebook onde são compartilhadas fotos raras sobre a história do Tricolor Maranhense.

A iniciativa partiu do torcedor Ramssés de Souza, criador do grupo, que coleciona fotos, vídeos e camisas do Tricolor. Na página, que pode ser acessada clicando aqui, já existem várias fotos e vídeos históricos do Sampaio. Além dos tradicionais times posados, também há registros de camisas e até bolas históricas para o Tricolor e o futebol maranhense.

Esta é mais uma iniciativa da torcida do Sampaio, que no início do ano contou com o professor e escritor Hugo Saraiva lançando o livro Sampaio Corrêa: Uma Paixão dos Maranhenses, em um evento totalmente dedicado aos torcedores, onde somente o goleiro Rodrigo Ramos apareceu e sequer a diretoria deu apoio.

Infelizmente é assim o futebol maranhense. Iniciativas que podem ser simples para as diretorias, só saem quando a torcida abraça. O resgate de fatos históricos e o Museu Virtual são exemplos disso. Fica aqui registrado os parabéns para estes torcedores, que seguem prestigiando o nosso futebol.

Há 10 anos, Brasil garantia classificação para Copa do Mundo no Castelão

O estádio Castelão, fechado há mais de cinco anos e com muitas promessas de reinauguração para 2012, já foi palco de grandes jogos no futebol maranhense. Além dos clubes maranhenses, o gramado do Estádio Governador João Castelo recebeu memoráveis jogos da Seleção Brasileira.

A última vez em que o Brasil passou pelo Maranhão foi há exatos, 10 anos atrás. A Seleção corria risco de pela primeira vez na história ficar fora da Copa do Mundo, mas contra a Venezuela, na noite daquela quarta-feira, 14 de novembro de 2001, com o apoio da torcida maranhense, o time comandado por Felipão venceu por 3 a 0 e garantiu a classificação para a Copa da Coréia/Japão, onde conquistaria o hexacampeonato em 2002.

O Brasil logo no primeiro tempo fez o placar do jogo, com dois gols de Luisão e um de Rivaldo. O capetinha Edilson deu os passes para os dois gols de Luisão e ainda iniciou a jogada que terminaria com o gol de Rivaldo, que selaria a classificação brasileira para a Copa de 2002.

Craques como Rivaldo, Luisão e Edilson estavam no ápice da carreira. Ronaldinho, que futuramente seria o melhor do mundo por três anos, estava apenas começando a carreira. A bola do jogo parou com Roberto Carlos, hoje no comando técnico do Anzhi.

São 10 anos deste memorável jogo para a Seleção Brasileira e para a torcida maranhense. São velhas lembranças de um gigante adormecido e que o futebol maranhense espera que desperte em 2012, conforme a promessa dos seus administradores.

Colaborou o leitor William Gelsenkirchen

Para encostar nos líderes, Sampaio encara o Bacabal que mira o G4

Na noite desta segunda-feira (14), o Sampaio visita o Bacabal no estádio Correão, às 20h15. O Tricolor busca mais três pontos para seguir na cola dos líderes, enquanto que o Leão do Mearim precisa vencer para seguir sonhando com a classificação para as semifinais.

Para este jogo o Tricolor não poderá contar com o atacantes Edgar e Gabriel, o segundo suspenso. Com isso, Germano será improvisado na lateral direita e Johildo formará a zaga com Mimica.

No time de Cabrera, após a vitória sobre o líder Santa Quitéria a equipe precisa vencer para seguir sonhando com uma vaga no G4. Com quatro pontos, o Bacabal é apenas o quarto colocado.

Para recuperar a liderança, Santa Quitéria encara o quase eliminado Imperatriz

Na tarde desta segunda-feira (14), o Santa Quitéria recebe o Imperatriz no Rodrigão, às 15h45. A Raposa precisa vencer para voltar à liderança do returno, enquanto que o Cavalo de Aço ainda alimenta remota chances de classificação.

O time de Meinha perdeu a invencibilidade no returno na última rodada, quando foi derrotado pelo Bacabal. Com nove pontos, a liderança ficou com o MAC, após a vitória atleticana no último domingo (13) e com isso a Raposa precisa da vitória para voltar à ponta da tabela.

Pelo lado imperatrizenses, as remotas, quase nulas, chances do time de se classificar, ainda são alimentadas. Para este jogo, o técnico Vinícius Saldanha contará com o retorno do zagueiro Jackson e do volante Vagno Pereira.