segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Bacabal goleia e ainda sonha com a salvação

O Bacabal finalmente conseguiu sua primeira vitória no segundo turno do campeonato maranhense. O Leão do Mearim, que luta contra o rebaixamento, goleou o Nacional por 5 a 1 agora vê uma luz para escapar da degola.

Logo no início do jogo, Careca abriu o placar para o Nacional aos dois minutos. O gol poderia indicar mais uma derrota do Bacabal, mas aos 26 Jonatas deixou tudo igual. Jonatas ainda marcou aos 31 e virou o jogo para o Leão do Mearim.


Na etapa final o Bacabal não deu chances para o Nacional e foi pra cima. Aos 16 minutos, Vitor marcou o terceiro para o Leão. Keke mandou mais dois na meta do Naça e selou a vitória bacabalense.

Apesar da vitória o Bacabal segue na lanterna da competição, mas agora com sete pontos, um a menos que o Viana, oitavo colocado. O Nacional permanece na sétima posição com 12 pontos, e agora também convive com o risco do rebaixamento.

O Bacabal volta a campo na próxima quinta-feira, 11, quando encara o Santa Quitéria, no estádio Rodrigão. O Nacional só volta aos gramados no próximo domingo, 14, quando encara o Sampaio, no Nagibão.

São José perdeu o campeonato no primeiro turno

Depois de uma campanha pífia no primeiro turno do campeonato maranhense, o São José iniciou uma reação no returno e passou a sonhar com a possibilidade de conquistar o inédito título estadual.

Os comandados de Vinícius Saldanha empataram com o Imperatriz e venceram as equipes do Bacabal, Mac e Viana. Resultados que colocaram o Peixe Pedra entre os candidatos ao título do estadual e deixaram os jogadores empolgados, alguns chegando a tratar o São José, como a Fênix maranhense.

Mas estes resultados ficaram para trás depois que o Iape goleou a equipe no último domingo, 7, e acabou com as chances do Peixe Pedra conquistar o inédito título estadual. Apesar disso não foi neste jogo que a equipe perdeu o caneco da competição, mas sim no primeiro turno, onde o time era um dos personagens principais na parte de baixo da tabela e agonizava com o perigo do rebaixamento.

O São José não conseguia fazer os resultados no início da competição, mesmo que jogasse bem, como foi na derrota para o Mac e no empate com o Sampaio. Os resultados que não vinham, apesar da boa atuação da equipe chamavam atenção até do técnico Vinícius Saldanha, que chegou a mostrar uma preocupação com isso.

E a preocupação de Vinícius Saldanha foi justificada agora. No primeiro turno, em oito jogos, o Peixe Pedra somou oito pontos. Já no segundo turno, em apenas cinco jogos a equipe somou dez pontos e mesmo com a derrota para o Iape, o time ainda tem a segunda melhor campanha do turno.

Se o desempenho do Peixe Pedra fosse parecido com este do segundo turno, a equipe poderia continuar na briga pelo caneco. Mas por causa dos resultados que não vieram o time já deu adeus à briga pelo caneco.

Com os atuais 18 pontos o São José tem apenas mais três jogos pela frente. Os adversários serão o Sampaio, Nacional e Santa Quitéria, respectivamente. Na melhor das hipóteses se o time ribamarense vencer os três jogos chegará à 27 pontos, pontuação necessária para ultrapassar o atual líder Iape. Mas o Canário também terá mais três jogos pela frente e, além disso, adversários como o Sampaio, que está com 20 pontos, ainda têm seis jogos para realizar.

Os erros do primeiro turno pesaram somente agora para o Peixe Pedra.
Veja os resultados do primeiro e segundo turno da equipe, e confira os próximos jogos.

1º Turno (8pts/2v/2e/4d)
Viana 1x1 São José
Maranhão 1x0 São José
Sampaio Corrêa 0x0 São José
Iape 2x1 São José
Santa Quitéria 3x2 São José
Bacabal 2x3 São José
São José 1x2 Nacional
São José 1x0 Imperatriz

2º Turno (10pts/3v/1e/1d)
Imperatriz 2x2 São José
São José 3x1 Bacabal
São José 1x0 Maranhão
São José 3x0 Viana
São José 1x4 Iape

Próximos jogos
11/11 – Nhozinho Santos - 20h30 - São José x Sampaio
25/11 – Nagibão - 16h - Nacional x São José
28/11 – Nhozinho Santos - 16h - São José x Santa Quitéria

Siga o Blog no Twitter

Humildade acima de tudo

O técnico Dirceu de Matos mostrou o seu caráter neste domingo, 7, depois do Moto golear o Cordino por 6 a 2 em Barra do Corda. O treinador motense não colocou todos os créditos na sua conta, aliás não colocou nenhum. O técnico considerou a vitória uma conquista dos jogadores e da torcida rubro negra.

“Essa é uma vitória dos jogadores e da torcida motense” considerou Dirceu de Matos.

Dirceu de Matos parabenizou os jogadores do Moto / Foto: Bruno Alves
Apesar de sua declaração vale fazer uma ressalva e transferir alguns méritos dos jogadores para o treinador. Um time que foi montado em apenas uma semana e mostrou um excelente resultado em campo, com certeza foi obra de um bom trabalho durante os treinamentos, apesar do pouco tempo.

Pelo menos o Dirceu já mostrou que não é daqueles treinadores que declara, “Eu ganho, nós empatamos e eles perdem”. Além disso, o técnico já mostrou que o Moto, apesar de ser favorito na competição, jogará sempre respeitando seu adversário.

“O Moto sempre entra favorito para um jogo, mas vamos respeitar o adversário. Mesmo quando já estávamos vencendo por 4 a 1, nosso time não ficou fazendo firula para humilhar o oponente. Procuramos sempre o caminho do gol” declarou o treinador.

O Moto lidera o returno da Série B maranhense e volta a campo contra o Americano no próximo sábado, 13. A partida será realizada no Nhozinho Santos, às 17h.

A dupla dinâmica do Cordino

Marcelo Varada e Pau de Gato / Foto: Bruno Alves
O Cordino não começou bem no returno da Série B maranhense, mas merece um destaque especial, não pela atuação de seus atletas, mas pelos nomes dos figurões. A equipe de Barra do Corda, campeã do primeiro tuno da competição, o que consequentemente já lhe garantiu na primeira divisão estadual de 2011, conta com atletas como o zagueiro Marcelo Varada e o volante Pau de Gato.

As alcunhas, que convenhamos são bastante estranhas, não foram bem recebidas pela imprensa esportiva maranhense. Convenhamos, narrar um jogo e ter que comentar uma entrada dura de Pau de Gato não é nada fácil. Nestes casos acho que uma mudança de nome dos atletas seria válida.

Bacabal tenta respirar contra o Nacional

Nesta segunda-feira, 8, o Bacabal recebe o Nacional, no estádio Correão, às 20h30. A partida é mais uma decisão para o Leão do Mearim que tenta fugir do quase certo rebaixamento para a Série B estadual.

A partida de hoje é apenas mais um jogo para o Nacional, que está vegetando no campeonato maranhense, pois que não tem chances de título e nem corre risco de rebaixamento. De lambuja o Naça não contará os zagueiros Paulão, Pereira e Marcelo, pois o trio foi expulso no último jogo e cumprirá suspensão.

É neste cenário que o Bacabal pode dar início à uma reação e tentar complicar a vida do Viana, que está na sétima posição com quatro pontos a mais. Se o Leão do Mearim arrancar uma vitória do Naça diminui a vantagem para um ponto e já pode deixa a lanterna na próxima rodada. Só depende do BEC querer mostrar futebol.

Mac vence e volta a sonhar no campeonato maranhense

Depois de dois tropeços consecutivos, o Mac venceu o Santa Quitéria e voltou à sonhar com o título maranhense deste ano. O triunfo atleticano ocorreu no final da tarde deste domingo, 7, no estádio Nhozinho Santos.

No primeiro tempo o placar não se movimentou, mas na etapa final os jogadores acharam o caminho do gol. Logo aos dois minutos, Tupã arriscou de fora da área e abriu o marcador. O Santa Quitéria até chegou ao empate, mas a arbitragem viu impedimento em Quirino e o gol foi anulado.

No decorrer da partida, o atacante Naoh substituiu Edgar. E foi dos pés do reserva que saiu o segundo gol atleticano, aos 37 minutos do segundo tempo. A Raposa da Baixada até tentou reagir, mas já estava dominada e saiu de campo com mais uma derrota.

Com o resultado o Mac pulou da sexta para a quarta posição, com 20 pontos, mesma pontuação do Sampaio. A equipe atleticana perde no saldo de gols, onde tem apenas seis contra oito. O Santa Quitéria por sua vez caiu da terceira para a quinta posição, e permanece com 19 pontos.

As duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira, 7. O Santa Quitéria tentará se recuperar diante do Bacabal, no Rodrigão, enquanto que o Mac recebe o Viana, no Nhozinho Santos.

Iape goleia e segue na liderança

No duelo entre as duas melhores equipes com a melhor campanha do segundo turno do campeonato maranhense, o Iape desbancou o São José, e praticamente tirou o Peixe Pedra da briga pelo título da competição deste ano.

O Iape não tomou conhecimento do São José, muito menos de sua boa campanha neste segundo turno. Aos 3 minutos, Raí abriu o placar para o Canário da Ilha. Daniel e Tim Marcos, aos 24 e 27 minutos, respectivamente, garantiram a vitória parcial por 3 a 0 ainda no primeiro tempo.

Na etapa final o Peixe Pedra ainda descontou com o zagueiro Germano, aos 29 minutos. Mas a tarde era amarela e o veterano Paulo César, aos 41 minutos, marcou o quarto gol do Iape para fechar o placar.

Com a vitória o Iape segue na liderança, agora com 26 pontos, enquanto que o São José com 18 pontos, praticamente está fora da briga pelo título da competição. Na próxima rodada o Peixe Pedra encara o Sampaio, na quinta-feira, 11, e o Iape duela com o Imperatriz somente no próximo sábado, 13.