terça-feira, 6 de abril de 2010

Mac confirma dois amistosos

O Mac realizará dois amistosos antes de sua estreia no segundo turno da Copa União. A equipe comandada por Arlindo Azevedo jogará contra o Americano, equipe que já esteve na primeira divisão do campeonato maranhense, nesta quarta-feira, 7, e no sábado, 10, enfrenta o Madureira, time amador do bairro Bom Jesus.

Os dois jogos serviram para a comissão técnica determinar a melhor forma de atuação da equipe, na próxima fase da competição. Ainda focando o segundo turno, o técnico Arlindo Azevedo não gostou da nova tabela da competição.

De acordo com o treinador, a equipe se preparava para enfrentar o Bacabal e com a mudança o time enfrentará o Sampaio, na primeira rodada. Agora a preparação da equipe deve ser reforçada para o clássico Samará.

Sampaio sofre com desfalques

Além de estar com a desvantagem e precisarem de uma vitória, a partir de dois gols de diferença, para conseguir a vaga na final do primeiro turno, o Sampaio ainda tem dois desfalques para a segunda partida contra o Iape. O zagueiro Mimica e o atacante Selmir estão suspensos, pois receberam o terceiro cartão amarelo no primeiro jogo.

Como nos últimos jogos, o técnico Valter Ferreira vem escalando o time com três zagueiros, o treinador já busca opções para substituir Mimica. O mais cotado é o jovem Lucas, já que Mauro Pinto está com a mão fratura.

Em contrapartida o atacante Célio Codó volta a ter condições de jogo. O centroavante cumpriu suspensão no primeiro jogo das semifinais, pelo terceiro cartão amarelo, que recebeu na última rodada da fase classificatória

Viana se prepara para o returno da Copa União

Último colocado, após o termino do primeiro turno da Copa União, o Viana segue se preparando para o segundo turno da competição e desta vez espera realizar uma campanha melhor. A diretoria liberou alguns recursos e deve anunciar nos próximos dias a contratação de mais atletas para compor o elenco vianense.

Enquanto os reforços não chegam, o técnico Braide Ribeiro conta com a volta do meia Camilo. O atleta havia sido dispensado por indisciplina, mas a diretoria resolveu reintegrá-lo ao grupo. Outro jogador que pode voltar é o lateral Dentinho, também dispensado pela diretoria, mas deve ser reintegrado ao grupo nos próximos dias.

O que o futebol carioca tem haver com o futebol maranhense?

Nesta manhã de terça-feira soube que a FMF (Federação Maranhense de Futebol) alterou a data do primeiro jogo da final, do primeiro turno da Copa União. A partida que será em São Luis, já que Iape e Sampaio decidem a segunda vaga na disputa,seria realizada no próximo domingo, 10, mas foi adiada para a próxima segunda-feira, 11.

O motivo, para a mudança de data, foi o jogo entre Flamengo e Vasco, válido pelas semifinais da Taça Rio. Aí eu uso o título deste Post para perguntar: O que o futebol carioca tem haver com o futebol maranhense? A resposta é bem mais simples e está na ponta da língua, nada!

Já pensou se em todos os estados, principalmente onde o futebol não tem muitos atrativos, como no caso do Maranhão, por causa da partida entre Flamengo e Vasco, as federações resolvessem adiar todos os jogos para outro dia? Com certeza iria bagunçar toda tabela deles e o planejamento das equipes também.

Podem até afirmar que isso não vai acontecer aqui, porque é somente um jogo que terá a data alterada e não existem outras partidas marcadas para a data. Até concordo com o argumento, mas se eu estou acompanhando o campeonato maranhense e no dia da final o Barcelona enfrenta o Real Madri pelo campeonato espanhol, eu vou deixar de assistir a final da competição do meu estado? Não, resposta curta e grossa.

Como já disse várias vezes não sou maranhense, mas procuro valorizar o esporte do estado onde estou. Pior ainda, sou carioca, tenho todos os motivos para assistir a esta semifinal, mas nem por isso deixaria de ir ao jogo entre Sampaio e Iape para ver Flamengo e Vasco.

Sei que apreciar o futebol maranhense é complicado, mas primeiro vamos valorizar o que é da nossa terra para depois apreciar o que vem de fora. Se os clubes daqui não crescem é porque os torcedores não valorizam os times e vice versa. Ainda bem que alguns torcedores, mesmo torcendo por times cariocas, paulistas, etc, deixam de acompanhar os times de fora para ir ao estádio e assistir Iape, Sampaio, Moto, Mac, JV Lideral, Imperatriz, entre outros. Após todo este discurso só tenho uma coisa a dizer: Valorizem o futebol maranhense!