segunda-feira, 11 de julho de 2011

Argentina 3x0 Costa Rica - A vitória da redenção


Dois empates, pressão sobre Messi, sobre o elenco e a comissão técnica. Pela frente a obrigação de vencer o sub-22 da Costa Rica. A tragédia que parecia desenhada, exclusivamente pelos primeiros motivos, terminou sendo o renascimento da Argentina na Copa América, que viu Messi comandar a vitória, por 3 a 0, sobre os costarriquenhos.

O jogo começou e logo ficou claro que teríamos o tradicional embate ataque contra defesa. Era a Argentina com tudo que podia no campo ofensivo e a Costa Rica se defendendo como podia.

A partir daí não é difícil descrever o primeiro tempo. Messi enfim estava jogando o que sabe e Gago fazendo tudo o que não fez na temporada pelo Real Madrid. O trio, Di Maria, Aguero e Higuain perdendo gols aos montes. E quase que a Costa Rica marcou, quando, aos 23, Mora arriscou de longe, no, até então, único chute costarriquenho no jogo.

Depois disso, os hermanos voltaram a pressionar e Burdisso, mandou no encontro entre a trave e o travessão. Com o amplo domínio do jogo, mas o gol não saindo o desespero começou a bater e a Argentina passou um tempo desorganizada, mas como a Costa Rica não tinha ligação defesa-ataque, todos os contra ataques morriam no meio campo.

Dos 30 em diante, só deu Argentina. Higuain perdendo gols aos montes, Di Maria e Aguero em menos proporções, e Messi jogando tudo que não havia jogado até aqui. Mas no minuto final, após Moreira defender um belo chute de Gago, no rebote, Kun Aguero apareceu e garantiu a vitória parcial antes do término do primeiro tempo.

No segundo tempo, por causa do gol sofrido a Costa Rica até se expôs na tentativa, inútil, de conquistar um empate. Mas logo a Argentina retomou o comando da partida e com Messi distribuindo o jogo ficava tudo mais fácil.

E o camisa 10, deu um passe com açúcar para Aguero ampliar o marcador em Córdoba. Apesar do resultado garantindo os hermanos na fase seguinte, os donos da casa não paravam. E destaque para Higuain que seguia perdendo gol, quando marcou estava impedido e ainda sofreu um pênalti, que foi totalmente ignorado pela arbitragem.

O camisa 9 ainda recebeu um belo passe de Messi, em jogada semelhante ao gol de Aguero, mas desperdiçou mais uma chance. Com o mapa da mina na mão, Messi centralizado chamava os marcadores, Di Maria apareceu pela esquerda e marcou o terceiro do jogo.

Higuain ainda perdeu mais uma cacetada de chances e foi substituído por Lavezzi. O atacante, que perdera a posição de titular, também teve uma excelente chance de deixar sua marca, mas mandou na trave. Nada que comprometesse a boa vitória da Argentina, que garantiu a classificação em segundo no grupo A.

Destaque do jogo: Messi. Enfim o melhor jogador do mundo estreou na Copa América. Distribuiu todo o jogo da Argentina e teve participação efetiva nos dois últimos gols.

Perna de pau: Higuain. Jogou até bem, mas atacante vive de fazer gols e não foi isso que o camisa 9 fez. Pelo contrário perdeu muitos gols, o que evitou o massacre albiceleste em Córdoba.

Reapresentação do Maranhão é adiada

Após terminar a participação no Campeonato Maranhense, onde ficou com o vice-campeonato, o elenco do Maranhão ganhou 10 dias de folga e se reapresentaria na próxima terça-feira, 12. Entretanto, a comissão técnica e a diretoria resolveram conceder mais uma semana de folga para o elenco, que retornará as atividades apenas no dia 19.

Apesar disso, o técnico Arlindo Azevedo irá se reunir com os dirigentes do MAC ainda nesta segunda-feira, 11, para definir a situação dos jogadores, que disputaram o Campeonato Maranhense, e começar a buscar reforços para a disputa da Copa União. Vale destacar, que do elenco vice-campeão maranhense, seis jogadores foram procurados por outros clubes.

O atacante Edgar foi emprestado ao Sampaio, e os atacantes Lucas Pando e Naoh, podem ir para o Bahia de Feira. Ambos os times disputarão a Série D, que começará no próximo domingo, 17.

Além destes, o zagueiro Paulo Ricardo, os laterais direito, Denílson e Hugo, o volante Robson e o meia Juninho, tem propostas de outros clubes. A situação dos jogadores ainda não foi definida, o que deve ocorrer somente nos próximos dias.

Com a saída do atacante Edgar e a iminência da ida de Naoh para o Bahia de Feira, a tendência é que a contratação de atacantes sejam a prioridade neste momento no Parque Valério Monteiro. Sobre os jogadores que devem ser dispensados, o técnico Arlindo Azevedo não revela nomes, mas especula-se, que o goleiro Emanuel e o meia Anderson, contratados na reta final do Campeonato Maranhense e que nem atuaram, façam parte dessa lista.

Apesar do Maranhão passar mais uma semana sem movimentação, a Copa União, por enquanto, está com seu início previsto para o dia 24 deste mês. A estreia do MAC na competição seria no dia 25, contra o Bacabal, no estádio Correão.

Dunga estava certo ao vetar Neymar e Ganso?

Ganso e Neymar ainda não desequilibraram na Copa América
Após o empate com o Paraguai e a fraca atuação, da jovem dupla santista, Ganso e Neymar, algumas pessoas já me questionaram se Dunga estava certo ao não levar Neymar e Ganso para a Copa de 2010. Continuo com o pensamento que ele errou ao deixar Ganso fora da competição, mas Neymar ainda não estava pronto.

Explico rapidamente o porquê ele errou ao deixar o Ganso de fora. Por pelo menos duas vezes, sendo uma delas nas quartas de final contra a Holanda, Dunga olhou para o banco e procurou alguém que pudesse segurar o jogo no meio campo e ao mesmo tempo surpreender. À sua disposição ele viu Kléberson, Josué, Julio Batista e Grafite.

Se tivesse Ganso no banco, poderia colocá-lo para desempenhar esse papel de “cadenciador”. Se o Brasil seria campeão, são outros 500, mas Dunga teria opção, o que foi bastante discutido à época.

Terminada esse “choro pelo leite derramado”, vamos aos tempos atuais. Ganso e Neymar, como supracitado, estão devidamente prontos para a Seleção. Ganso com seus passes geniais e Neymar com a cabeça no lugar.

Mas o que todos querem saber é o porquê ainda não renderam o esperado na Copa América. Entretanto, esse sumiço dos craques não acontece somente na Seleção Brasileira. Na Argentina, Tevez e Messi, destaque para o segundo, sempre muito abaixo do esperado, e no Uruguai, Forlan definitivamente não é o mesmo que foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010.

Ou seja, o “peso” da camisa que está sendo sentido pelos craques não é um problema exclusivamente brasileiro. E neste caso ainda vale abrir um parêntesis para a situação de Ganso, que mesmo atuando abaixo do esperado, não tem errado um passe, além de ter dado as assistências para os gols de Jadson e Fred, no empate com o Paraguai.

Mas a verdade é que todos esperam que Ganso e Neymar, assim como os craques argentinos e uruguaios,brilhem ao menos na última rodada da fase classificatória. Ou então, corremos o risco de não contar com um dos três grandes na próxima fase da competição.

Sampaio vai encarar o Trem no Renê Bayma

Enfim a diretoria do Sampaio decidiu onde vai jogar contra o Trem, pela segunda rodada da Série D. O jogo será realizado na cidade de Codó, pois o Tricolor tem que cumprir um jogo de punição, atuando fora de casa.

O Tricolor foi punido, pois no jogo contra o Guarany de Sobral, na terceira fase da Série D de 2010, objetos foram arremessados no gramado do estádio Nhozinho Santos. O árbitro Sandro Meira Ricci fez o relato na súmula, que culminou com a punição do Sampaio.

Vale lembrar, que em 2010, na primeira fase, o Sampaio atuou em dois jogos fora de casa, pelo mesmo motivo. Para a competição deste ano, a diretoria do Tricolor chegou a cogitar mandar o jogo para o estádio Albertão, em Teresina, mas optou por utilizar o estádio Renê Bayma, em Codó.

A decisão deve ser publicada ainda nesta segunda-feira, 7, pela CBF. O jogo entre Sampaio e Trem será realizado somente no dia 24. Anteriormente o Tricolor encara o São Raimundo, no Mangueirão, no próximo domingo, 17.