terça-feira, 28 de abril de 2015

Radar da B: zebras assolam os times da Série B nos regionais

A semana foi de zebras passando pelos times da Série B. Bahia e Paraná foram as principais vítimas. O Tricolor baiano perdeu o primeiro jogo da final por 3 a 0 diante do Vitória da Conquista e o time paranista foi eliminado da Copa do Brasil, pelo Jacuipense, o que resultou até na demissão do técnico Luciano Gusso.

Além disso, no Ceará, o Vozão perdeu o primeiro jogo da decisão do Estadual diante do Fortaleza. No Pará, o Paysandu, depois de ser eliminado na Copa Verde, voltou a perder do Remo, desta vez na decisão do segundo turno do paraense.

ÃBC
Campeão do segundo turno do Potiguar, o ABC fechou a campanha com sete vitórias e 100% de aproveitamento. Destaque para a marca, que começou após a chegada do técnico Josué Teixeira.

No mercado, após a chegada do volante Ronaldo Mendes, foram confirmadas as contratações do zagueiro Maurício, de 23 anos, que disputou quatro jogos pelo Cascavel, e do volante Dedé, de 27 anos, liberado pela Ponte Preta. Outro reforço é o lateral-direito Igor Julião, de 20 anos, emprestado pelo Fluminense.

América-MG
Após as chegadas dos meias Tony e Marcelo Toscano, o Coelho segue reforçando o setor ofensivo. O atacante Willie, de 22 anos, foi liberado pelo Vitória e chega ao clube mineiro sem custos, onde ficará até o fim do ano. Quem também está próximo de um acerto é o lateral-direito Walber, que disputou o Campeonato Potiguar pelo América-RN.

A diretoria ainda busca mais opções para o ataque e os principais nomes são Cristiano, autor de cinco gols pela Caldense, e Bruno Campos, que marcou um gol em oito jogos pelo Botafogo-SP. A tendência é que somente um destes tenha a contratação fechada pelo clube.

Atlético-GO
Antes da estreia na Copa do Brasil, o time do técnico Marcelo Martellote terá pela frente o confronto contra o Coruripe nesta quarta-feira. No primeiro jogo empate em 1 a 1 e agora o Dragão precisa vencer ou empatar sem gols para avançar na competição.

No mercado, a novidade foi o acerto para o retorno do goleiro Weverton, de 27 anos, que disputou o Campeonato Goiano pelo Trindade. Anteriormente, o arqueiro defendeu o clube em 2012 e 2013.

Bahia
De forma surpreendente, o Bahia perdeu por 3 a 0 para o Vitória da Conquista na primeira partida da decisão do Baiano. Para ficar com o título, a equipe de Sérgio Soares terá que vencer o jogo de volta por pelo menos três gols de diferença.

Entretanto, antes da decisão Estadual, o Tricolor volta as atenções para a Copa do Nordeste. No primeiro jogo derrota diante do Ceará por 1 a 0 e precisará da vitória na Arena Castelão para conquistar o título.

Boa Esporte
Uma das novidades do Boa será o meia-atacante Danilo Neves, de 22 anos, que estava na Ponte Preta. Sem entrar em campo pela Macaca, o jogador tentará conquistar um lugar no elenco da equipe de Varginha. Em 2014, Danilo foi titular na Série C, defendendo o Guaratinguetá.

Botafogo
A semana foi turbulenta em General Severiano. Tudo começou na sexta-feira após a Fifa anunciar a suspensão de Jobson por quatro anos. A punição foi aplicada pois o atacante é acusado de ter se negado a realizado um exame antidoping, quando estava no Al Ittihad.

Além disso, no primeiro jogo da final do Carioca, o Vasco venceu por 1 a 0, com um gol marcado nos instantes finais do jogo. Para melhorar a fase, o Alvinegro encara o Capivariano na segunda fase da Copa do Brasil.

Bragantino
Osmar Loss estreou no comando do Massa Bruta e viu o time ser atropelado pelo Criciúma no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil. O Tigre venceu por 3 a 0 e eliminou o Braga da competição.

Focado somente na Série B, o time já se reforça com atletas da base emprestados pelo Corinthians. O primeiro novato foi o zagueiro Pedro Henrique, de 19 anos, e agora o meia Zé Paulo, de 21 anos, deve se apresentar ao time do interior paulista.

Ceará
Em busca de mais um título do Campeonato Cearense, o Vozão perdeu o primeiro jogo por 2 a 1, na Arena Castelão. O alvinegro viu o Fortaleza abrir 2 a 0, com gols de Genilson e Everton, mas Magno Alves descontou e garantiu ao time a necessidade de uma vitória simples para ser campeão.

Antes do confronto de volta, o Ceará terá pela frente o Bahia, na segunda partida da decisão da Copa do Nordeste. No primeiro jogo, vitória alencarina por 1 a 0 na Fonte Nova.

CRB
O Galo venceu o primeiro jogo da semifinal alagoana por 2 a 0 e inverteu a vantagem do ASA. Fernando e Maxwell garantiram a vitória do alvirrubro, que pode perder por um gol de diferença para ser finalista do Estadual.

Criciúma
Após a vitória por 3 a 0 diante do Bragantino, na estreia de Moacir Junior, todas as atenções são voltadas para o início da Série B. Entre os reforços para a competição, destaque para a chegada de Neto Baiano, que na última semana foi dispensado do Vitória.

Luverdense
Após perder no tempo normal por 2 a 1, o Luverdense foi derrotado nos pênaltis por 5 a 4 e eliminado nas semifinais do Campeonato Mato-Grossense. Além disso, o zagueiro Zé Roberto fez seu último jogo com a camisa do LEC e irá defender o Paraná na Série B.

No mercado, o destaque foi a chegada do atacante Lucas Fernandes, de 21 anos, que disputou o Campeonato Carioca pelo Bonsucesso. Anteriormente o Luverndese já havia anunciado as contratações os meias Deyvid Sacconi, Diego Rosa e Adriano da Matta, o lateral-esquerdo Paulinho, o atacante Tozin, o zagueiro Everton e o lateral-direito Diogo.

Macaé
Um dos clubes mais ativos no mercado, o Alvianil Praiano acertou com o lateral-direito Henrique, que estava mantendo a forma no Tupi. A esperança é que o jogador seja a solução para o setor, que ficou carente desde a saída de Daniel Damião para o Sampaio.

Além disso, a negociação com o atacante Leadrão parece ficar distante. Após uma semana, as partes ainda não chegaram a um acerto e a diretoria deve buscar um novo alvo.

Mogi Mirim
O Sapão segue sua preparação sob o comando do técnico Edinho. Durante a semana a principal novidade foi a presença do presidente Rivaldo treinado com o elenco. A única contratação até o momento foi o atacante Junior Juazeiro, que estava no Serra Talhada.

Náutico
Após a chegada do volante Marino e do meia Hiltinho, outros reforços já foram confirmados pelo Náutico. O zagueiro Fabiano Eller e o volante William Magrão, que estavam no Red Bull, além do meia Rogeinho e o atacante, Douglas do Juventude já estão fechados com o Timbu.

Destes, apenas o volante William Magrão nunca trabalhou com Lisca. Rogerinho e Douglas chegam após se destacarem no Juventude no Gauchão, respectivamente com dois e três gols marcados. Quem também retorna ao time é zagueiro Ronaldo Alves, que estava no Avaí.

Oeste
Na penúltima rodada da Série A2, o Rubrão ficou no empate sem gols com a Matonense e adiou o sonho do acesso. No último jogo, o Oeste depende de um empate com o Independente-SP para confirmar a vaga no Paulistão de 2015.

Paraná
Após a eliminação na Copa do Brasil diante do Jacuipense, o técnico Luciano Gusso foi demitido. Em seu lugar ficará Fernando Miguel, que estava atuando como auxiliar técnico no time paranista.

No mercado a principal contratção foi o volante Washington, de 26 anos, que disputou o Campeonato Paulista pelo Penapolense. O jogador foi o terceiro ladrão de bolas do Estadual, com 49 desarmes. Além disso, já estão acertados os zagueiros Rodrigo e Zé Roberto, respectivamente do XV de Piracicaba e Luverdense, além do volante Éder, que estava no São Bento.

Paysandu
Após ser eliminado pelo Remo na Copa Verde, o Papão voltou a sofrer diante do seu rival na decisão do segundo turno do Campeonato Paraense. O Leão venceu por 2 a 1 e garantiu a vaga na decisão diante do Independente-PA, que conquistou o primeiro turno.

Agora, o bicolor terá duas semanas para se preparar para a disputa da Série B, onde estreia diante do Botafogo. Com a confirmação da permanência de Dado Cavalcanti, o clube também acertou com o volante Fahel, de 33 anos, que estava sem clube desde que deixou o Bahia em 2014.

Sampaio
O Tricolor começou a semana com o pé direito, após vencer o Imperatriz por 2 a 1 no primeiro jogo da decisão do Campeonato Maranhense. Agora, o técnico Oliveira Canindé prepara a equipe para o seu primeiro grande desafio na temporada, diante do Palmeiras, pela segunda fase da Copa do Brasil.

No mercado, após o acerto com o atacante Jheimy, o Tricolor ainda não encaminhou outros reforços. Até o momento já são quatro contratados para a disputa da Série B.

Santa Cruz
Com gols de Anderson Aquino e Emerson Santos, o Santa Cruz venceu o Central por 2 a 0 e garantiu a vaga na decisão do Pernambucano. O goleiro Fred, titular desde a lesão de Tiago Costa, comemorou a classificação para a decisão diante do Salgueiro, que eliminou o Sport.

Vitória
Após o empate em 1 a 1 com o Anapolina, que garantiu a classificação do Rubro-Negro para a segunda fase da Copa do Brasil, o time se prepara exclusivamente para a estreia na Série B. Após a saída de Nino Paraíba, Willie, Neto Baiano e Kadu, o lateral Diego Renan foi a novidade no Barradão.

O lateral-esquerdo foi emprestado pelo Cruzeiro até o fim da temporada. Além disso, os jogadores da base estão sendo observados pelo técnico Claudinei Oliveira, que já destacou o atacante Léo Ceará e o lateral Euller, que podem ganhar uma chance durante a Série B.